Vinicius De Miranda 19/11/2024
Mrs. Oswald enxerida
A mão e a luva foi o Segundo livro que li do gênio Machado de Assis, me propus a ler inicialmente sua fase romanesca, gostaria de sentir-me como os leitores da época, qual seria a sensação de ver o seu autor transformando sua escrita? um capricho talvez? não sei, ouço falar tão bem de sua fase realista, mesmo assim contenho minha curiosidade, já sou tão perdidamente apaixonado pelas suas obras românticas, não tenho duvidas que as realistas são perfeitas.
A obra inicia na sofreguidão de Estevão, que apaixonado por Guiomar se vê em grande sofrimento por um amor não correspondido. Com espírito quimérico e tímido, não gera confiança necessária para conquistar o coração gélido e calculista da moça. Então se passam alguns anos, ele vai fazer faculdade e ela se muda... Mesmo depois desse tempo distante de Guiomar, ele não a superou por completo, e quando descobre ela como vizinha de seu amigo Luis, a quem sempre confidenciou erroneamente sua amargura amorosa, volta a construir castelos sobre um futuro com ela.
Guiomar mora com sua madrinha a baronesa, que perdeu a filha criança e após adotar Guiomar a trata como "filha", porem Guiomar veio de uma realidade financeira diferente que a sua madrinha, então na trama existe um certo ar de divida, Guiomar dissimula suas falas, para que faça parecer uma pobre mocinha humilde e que não quer incomodar, mas sabe muito bem cada passo que da.
Guiomar tem também o primo Jorge como pretendente, que está longe de se encaixar nos caprichos dela, como personalidade tem o coração mole tal qual uma moça(to citando o livro), e a única faculdade que fez foi a da vadiagem, tendo ele como oficio viver para ler e gastar sua herança. Porem a madrinha o tem em grande conceito como pretendente, mesmo enxergando seus problemas, pois além de querer a felicidade de Guiomar, e acreditar que possa surgir sentimento entre os dois, vê a união de fortunas, como uma boa e velha família antiga tradicional.
A amiga inglesa da madrinha, de nome Mrs. Oswald, que mora com eles, mesmo tendo ouvido as confidencias de Guiomar não aceitar o possível pretendente se mantêm em um jogo de manipulações para beneficio próprio, dissimulando tudo para que o casamento aconteça, e fazendo parecer para madrinha que ela é a benfeitora que uniu o casal.
Ao meu ver, a obra valoriza dar mais olhos aos sentimentos de Estevão, porem resolvi ressaltar as questões com Jorge pois o comportamento de Mrs. Oswald me marcou muito, que irritou-me do início ao fim da obra, via ela como uma parasita na família, uma interesseira, e manipuladora. Pode ser que algumas atitudes dela me geraram certa raiva, e acabaram contaminando tudo o que lhe restava de bom, ou ela é uma víbora apenas... Mas admito que fiquei até mais irado com ela a que com os comportamentos do amigo Luis, pois o Luis que já no começo da obra consola o "amigo" claramente é indiferente a tudo, por mais que ele seja falso e tenha cometido perfídia, fica claro ao leitor o desprezo por parte dele, que só não é percebido por Estevão, claro que a traição para mim foi surpreendente, mas os dois de fato se mereceram.