A Mão e a Luva

A Mão e a Luva Machado de Assis
Machado de Assis




Resenhas - A mão e a luva


500 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Vinicius De Miranda 19/11/2024

Mrs. Oswald enxerida
A mão e a luva foi o Segundo livro que li do gênio Machado de Assis, me propus a ler inicialmente sua fase romanesca, gostaria de sentir-me como os leitores da época, qual seria a sensação de ver o seu autor transformando sua escrita? um capricho talvez? não sei, ouço falar tão bem de sua fase realista, mesmo assim contenho minha curiosidade, já sou tão perdidamente apaixonado pelas suas obras românticas, não tenho duvidas que as realistas são perfeitas.

A obra inicia na sofreguidão de Estevão, que apaixonado por Guiomar se vê em grande sofrimento por um amor não correspondido. Com espírito quimérico e tímido, não gera confiança necessária para conquistar o coração gélido e calculista da moça. Então se passam alguns anos, ele vai fazer faculdade e ela se muda... Mesmo depois desse tempo distante de Guiomar, ele não a superou por completo, e quando descobre ela como vizinha de seu amigo Luis, a quem sempre confidenciou erroneamente sua amargura amorosa, volta a construir castelos sobre um futuro com ela.

Guiomar mora com sua madrinha a baronesa, que perdeu a filha criança e após adotar Guiomar a trata como "filha", porem Guiomar veio de uma realidade financeira diferente que a sua madrinha, então na trama existe um certo ar de divida, Guiomar dissimula suas falas, para que faça parecer uma pobre mocinha humilde e que não quer incomodar, mas sabe muito bem cada passo que da.

Guiomar tem também o primo Jorge como pretendente, que está longe de se encaixar nos caprichos dela, como personalidade tem o coração mole tal qual uma moça(to citando o livro), e a única faculdade que fez foi a da vadiagem, tendo ele como oficio viver para ler e gastar sua herança. Porem a madrinha o tem em grande conceito como pretendente, mesmo enxergando seus problemas, pois além de querer a felicidade de Guiomar, e acreditar que possa surgir sentimento entre os dois, vê a união de fortunas, como uma boa e velha família antiga tradicional.

A amiga inglesa da madrinha, de nome Mrs. Oswald, que mora com eles, mesmo tendo ouvido as confidencias de Guiomar não aceitar o possível pretendente se mantêm em um jogo de manipulações para beneficio próprio, dissimulando tudo para que o casamento aconteça, e fazendo parecer para madrinha que ela é a benfeitora que uniu o casal.

Ao meu ver, a obra valoriza dar mais olhos aos sentimentos de Estevão, porem resolvi ressaltar as questões com Jorge pois o comportamento de Mrs. Oswald me marcou muito, que irritou-me do início ao fim da obra, via ela como uma parasita na família, uma interesseira, e manipuladora. Pode ser que algumas atitudes dela me geraram certa raiva, e acabaram contaminando tudo o que lhe restava de bom, ou ela é uma víbora apenas... Mas admito que fiquei até mais irado com ela a que com os comportamentos do amigo Luis, pois o Luis que já no começo da obra consola o "amigo" claramente é indiferente a tudo, por mais que ele seja falso e tenha cometido perfídia, fica claro ao leitor o desprezo por parte dele, que só não é percebido por Estevão, claro que a traição para mim foi surpreendente, mas os dois de fato se mereceram.
comentários(0)comente



Roberta 12/11/2024

Senti que viramos bffs
É incrível a intimidade que Machado estabelece com o leitor, sabendo exatamente o que sentimos e pensamos durante a leitura, sempre interagindo. A história parece uma grande fofoca, pela maneira que é narrada. Não dá vontade de interromper a leitura nunca
comentários(0)comente



soirnie 12/11/2024

A mão e a luva...
Demorei mto pra resenha desse por conta do Enem, mas finalmente acabou vou poder voltar a ser ativa aqui e ler meus livros???

Confesso não lembrar de todos os detalhes do livro, mas lembro que foi gostosinho de ler, amei a Guiomar, a evolução dela e como ela lidou com a situação, o primeiro namorado lá que esqueci o nome, insuportável, mas em geral, lembro que achei legal msm não lembrando tanto agr, talvez um dia eu releia kkk
comentários(0)comente



vick 09/11/2024

Usei todos os meus neurônios pra entender
Uma leitura longe de ser densa, mas que escrita rebuscada, senhor machado, pra que isso

esse foi o primeiro livro dele que eu li (já tive contato com ele em "amor de capitu", que é uma releitura, mas não li dom casmurro), e percebi o motivo da notoriedade que ele recebeu.

inegavelmente, este livro é distinto, apesar da trama meio fraquinha (realista, na verdade), o que torna tudo ainda melhor, porque ele conseguiu usar personagens que foram feitos pra serem repudiosos e entediantes e uma trama meia boa, para fazer um livro que eu não vou conseguir esquecer. o jeito que ele brinca no seu papel de narrador me lembro muito o livro "a abadia de northanger" da jane austen, que é um livro muito parecido em diversos aspectos. e eu gostei de ambos, me sentia especial toda vez que ele parava pra me explicar algo ou contar alguma coisa que não fazia parte da cena atual, mas que servia pra entendimento da estória.

enfim, gostei da guiomar, apesar de ela claramente ter sido escrita pra causar raiva no leitor, odiei estêvão, mas depois senti pena dele, e amei luís alves (talvez porque minha cabeça deixou ele bem mais atraente do que ele foi escrito). e se eu tivesse a oportunidade de delatar a mrs oswald pra madrinha da guiomar, eu teria feito, mas no final entendi o porquê de guiomar não ter feito isso.

uma boa leitura, recomendo pra quem não tem preguiça de pesquisar o significado de palavras difíceis.
comentários(0)comente



Carla2362 30/10/2024

Não tem o que falarmos da escrita de Machado de Assis, o homem era inegavelmente genial, mas peço licença e perdão para dizer, que casalzinho mais chato. A história é envolvente, sim, Machado sabe contar uma história como ninguém. Mas era pra supostamente gostarmos dos protagonistas? Bom, se tratando do realismo de Machado, provavelmente não mesmo.
comentários(0)comente



Jordean.Gomes 13/10/2024

??O romance, embora se passe em um contexto histórico específico, apresenta uma crítica social sutil que continua a ser pertinente.?
comentários(0)comente



Gabriela.Andrade 11/10/2024

Pra vcs verem que gosto é igual a **, cada um tem o seu KKK?

as pessoas só falam de capitu, nunca vi ng lembrar que Guiomar existe e pra mim ela é mil vezes melhor que a mais famosa protagonista do Machado de Assis!

?A Guiomar que ele conhecera e amara era o embrião da Guiomar de hoje, o esboço do painel agora perfeito; faltava-lhe outrora o colorido mas já se lhe viam as linhas do desenho?.
comentários(0)comente



Marcelo Duarte 07/10/2024

Resenha: "A Mão e a Luva"

A Mão e a Luva é uma novela de Machado de Assis, publicada em 1874, que retrata os dilemas do amor e das relações sociais no Rio de Janeiro do século XIX. A narrativa acompanha a história de Guiomar, uma jovem inteligente e atraente, que se vê dividida entre a paixão por seu primo, o ambicioso e interesseiro Paulo, e o amor sincero e desinteressado de Macário, um homem humilde e honesto.

A obra explora temas como as convenções sociais, o casamento por conveniência e a hipocrisia nas relações. Através da construção de seus personagens, Machado critica a sociedade carioca, destacando os interesses que muitas vezes prevalecem sobre os sentimentos verdadeiros.

Com sua prosa irônica e perspicaz, o autor consegue captar as nuances das relações humanas, tornando A Mão e a Luva uma reflexão profunda sobre as escolhas e consequências que moldam a vida das pessoas. A novela é um exemplo clássico da habilidade de Machado de Assis em entrelaçar crítica social e análise psicológica, consolidando seu lugar como um dos maiores escritores da literatura brasileira.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Camila.Diasas 26/09/2024

Jovem Machado
Um triângulo amoroso sem amor, condicionado por ambições e liderado por uma mulher que está longe de ser a apaixonada que se derrete e comete escolhas ruins. É um dos primeiros contos de Machado, inovador pela personagem, no entanto, ainda sem toda aquela trama que nos prende digna do velho Machado.

Dica:Li e pretendo ler contos e romances que ainda não conheço de Machado para em seguida ler o livro de análise sobre as obras do Roberto Schwarz (Ao vencedor as batatas).
comentários(0)comente



Elton Cruz 19/09/2024

Leve, bom de ler, porém perspicaz, como o autor.
A segunda obra de Machado me causou menos impacto que o grande Memórias Póstumas. Talvez seja óbvio, mas ainda continuo incrédulo já com a capacidade dele de nos acessar, acessar os seres humanos profundamente, nossas dúvidas, ambiguidades, confusões, aspirações e desejos e fraquezas. Acho que ele ?lia? as pessoas muito bem e as entendia de forma profunda.
comentários(0)comente



Bruna2306 18/09/2024

A trama gira em torno de Guiomar, uma jovem ambiciosa e independente, que se vê no centro de uma disputa entre três pretendentes: Estevão, um jovem apaixonado e impulsivo; Jorge, um homem rico e calculista; e Luís Alves, um advogado prático e racional.

Guiomar, ao longo da história, toma suas decisões baseadas mais na razão do que no coração, destacando seu caráter decidido e sua busca por uma vida estável.
comentários(0)comente



liaramoss 15/09/2024

Nem perto de ser o melhor do machado....
Podia ser um conto. não tem muita coisa pra ter quase 200 páginas. na época podia ser uma história inovadora sobre casamentos arranjados para provar que uma mulher é digna de ter a herança, mas podia ter se resolvido mais rápido.

se tivesse umA pretendente essa história seria rápida, ainda melhor e com certeza teria um casal que eu me apegasse. os três pretendentes pra mim foram bem chatinhos, ela podia ficar sozinha e viver feliz pra sempre.
comentários(0)comente



Ayslan4 11/09/2024

Fraquinho
Machado é famoso e um ótimo autor, mas esse livro, que é um dos primeiros dele, não consegue ser tão interessante por muito tempo. Não nego que me prendeu em alguns momentos no começo, mas depois se perdeu e terminou de uma maneira muito simples. Achei fraco.
comentários(0)comente



500 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |