A mão e a luva

A mão e a luva Machado de Assis
Machado de Assis




Resenhas - A mão e a luva


500 encontrados | exibindo 346 a 361
24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 |


Milla 22/01/2021

Romances de época...
Este livro conta sobre um amor não correspondido, o que faz com que, nós, meros leitores, recebamos lições divinas sobre decepções amorosas, além de todo o contexto intrigante da história
comentários(0)comente



Flávia 20/01/2021

"
"A mão e a luva" é um romance que pertence à fase romântica de Machado. Com uma linguagem mais simples que a presente em outros romances do autor, essa obra se torna muito interessante para quem deseja iniciar sua aventura do universo machadiano. Guiomar é uma bela jovem da Corte que atrai a atenção de três pretendentes totalmente diferentes: um é tomado por uma paixão louca e devotada; outro sente algo, mas nem tanto; e outro tem mais em comum com a protagonista do que ela mesma imagina. Sendo um típico romance de costumes, Machado aproveita a oportunidade para fazer um retrato da sociedade burguesa da época, uma das maiores habilidades de autor.
comentários(0)comente



Giovana456 20/01/2021

Livro legal
É um romance com enredo se apresentando bem nos moldes dos outros livros do Machado que já li. A história, que se inicia já com certa dramaticidade, vai se desenvolvendo com várias "intrigas" amorosas, relacionadas sempre a Guiomar (personagem feminina nos padrões machadianos, sendo uma mulher com vários atributos positivos que acabam por "fascinar" muitos homens). De forma geral, é um livro legal e relativamente curto, então acho q vale a pena a leitura.
comentários(0)comente



Thaís 16/01/2021

Machado dispensa preâmbulos
A obra faz parte da fase romântica da literatura machadiana, diferindo dos livros que se enquadram nesse mesmo parâmetro, pois Machado sempre mostrou-se singular. Aqui não há uma heroína convencionalmente piegas, mas uma mulher decidida, inteligente e ambiciosa que busca conciliar os anseios do coração à racionalidade da alma na escolha do seu pretendente. Ao final da leitura, constata-se que a decisão de Guiomar não poderia ter sido mais acertada; indiscutivelmente, aquela luva foi feita para aquela mão.
comentários(0)comente



Lirieudo 15/01/2021

O livro não me agradou por ser da fase romântica de Machado, mas quero ler todos os romances dele esse ano pra entender as peculiaridades da sua escrita. Neste já identifico o contato de Machado mais forte com o leitor, o qual ele interage constantemente.
comentários(0)comente



Larissa Guimarães 14/01/2021

Impecável
Como sempre as obras de Machado são perfeitas, adoro a forma como ele conversa conosco enquanto leitores e descreve a história de forma tão leve. Admiro também a forma como é possível conhecer os personagens e suas histórias individuais que cercam a trama do romance.
Fiquei emocionada com a história de Guiomar e sua madrinha, mais do que com a disputa entre os pretendentes...
Leitura recomendadissima!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ale 12/01/2021

Eu amei esss livro!!
Esse livro é incrível de várias formas, a primeira porque o personagem principal é uma mulher e o final é surpreendente.

Um livro de romance cheio de curiosidades, mistérios e amor.

Cenas partes eu sentia pena do estevan, mas ela nunca o iludiu, ele se iludia sozinho.

Amei o final.
comentários(0)comente



Amanda 12/01/2021

Entre linhas
O que eu mais gosto no Machado é a capacidade que ele tem de trazer um toque de sinceridade e ironia, mesmo em um livro romântico. Sempre impecável. Adoro também quando ele conversa com o leitor, sempre adivinhando de antemão nossso pensamento. Para mim, está entre os melhores autores. O livro é bom, a história pode-se dizer clássica, mas a ironia está sempre presente
comentários(0)comente



Iasmim.Almeida 11/01/2021

Resenha: A mão e a luva.
A mão e a luva é um romance de transição. Escrito sob a óptica do movimento romântico traz em seu cerne aspirações dos amores e suas nuances. As expressões do amor têm seu ápice na vida de cinco personagens principais, Guiomar, a Baronesa, Estevão, Luiz Carlos e Jorge. Guiomar expressa o amor ambicioso, mas maduro; a Baronesa expressa o amor filial, fraternal, a essência pura deste sentimento. Estevão denota uma incompreensão em relação à este sentimento, e não poucas vezes, confunde-o com desvaneios e fantasias.
Luiz compreende o amor de forma equilibrada, centrada, madura; e para Jorge o amor não passa da realização de seus desejos luxuriosos. O romance gira em torno do amor e da ambição, e sob esta óptica o enredo é construído. Os personagens são simples e facilmente permite que nos identifiquemos ora com um, ora com outro. A leitura é leve e bem fluída.
comentários(0)comente



beeatriz_y 08/01/2021

O meu livro favorito.
Eu não tenho palavras para descrever o quanto esse livro é bom, não é uma leitura fácil mas ele lhe prende a cada palavra, impossível querer soltá-lo.
comentários(0)comente



Celia.Mattos 06/01/2021

Romance publicado pela primeira vez em folhetim, em 1874, a obra discorre sobre a história de Guiomar, moça bonita e inteligente, que fica órfã e passa a viver com a madrinha, uma baronesa.
Os dotes da moça – tanto os físicos e morais, como o financeiro – a tornam alvo de três pretendentes: Estevão, homem sonhador e romântico; Luis Alves, homem racional e ambicioso, grande amigo de Estevão; e Jorge, homem boêmio e ocioso, que vive das rendas deixadas por seus pais, e sobrinho da baronesa.
Ao longo do livro desvendamos aos poucos a personalidade de Guiomar, e nos surpreendemos com as reviravoltas, intrigas e desfechos dos cortejos empreendidos pelos três enamorados.
Obra que reflete e reafirma a genialidade de Machado de Assis, de leitura divertida e ágil, levando-se em conta a complexidade da linguagem rebuscada do autor.
comentários(0)comente



Maria13823 31/12/2020

Leitura prazerosa
Gostei bastante da escrita de Machado e de como ele fez um romance "comum" ser gostoso de ler!

"A felicidade é isto mesmo; raro lhe sobra memória para as dores alheias"

Recomendadissimo!
comentários(0)comente



500 encontrados | exibindo 346 a 361
24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR