xav 29/01/2023
Este de longe não é um dos melhores de Alencar, mas tem sua importância.
A viuvinha nos mostra de forma romantizada a submissão da mulher ao homem e aos costumes. É preciso entender o contexto da época em que a obra foi escrita para ser consumida e entendida de forma adequada.
Carolina, mulher jovem, noiva de Jorge, homem menino que no passado vivia de farra após a morte de seu pai, este que resolveu mudar seus hábitos quando se apaixonou pela mesma, o que já era tarde de mais, pois suas ações já tinham lhe acarretedo ao fracasso, o tornando um homem falido. Para resolver este problema, Jorge e o seu tutor senhor Almeida, resolveram forjar o seu suicidio um dia após o seu noivado com Carolina.
A querida passou cinco anos vestindo preto para indicar que era viúva, se privando de conhecer novos amores, pois era extremamente apaixonada por este moleque imaturo, sem conhecimentos financeiros, que até então era um ?defunto?, No fim ele reaparece e o casamento é reatado. Gostei deste enredo? adorei, Mas tenho questionamentos e críticas comuns como as de qualquer leitor. Como pôde ele ter deixado a Carolina sofrer por todos esses anos?! Como pôde ela, tão nova, ter esperado por um morto por todos esses anos??! Kkkkkkkk, Enredo instigante!! puro suco do romanstimo, interessante de ser consumido para quem gosta de romantismo, leitura fácil e curta.