Ramon 27/05/2013
RESENHA – A VIUVINHA
O romance “A Viuvinha” de José de Alencar, renomado escritor brasileiro, conta a história de Jorge e Carolina, jovem casal do século XIX.
Após a morte de seu pai, Jorge herda uma grande fortuna, e em sua juventude gasta tudo o que lhe pertence sem preocupar-se com o futuro. Ao ver sua paixão fluir por Carolina, o rapaz passa a enxergar a vida de uma forma que não a via antes, e proximo do dia do casamento dos dois, o moço reencontra Sr. Almeida, um velho amigo de seu pai, o qual lhe faz uma descoberta: o rpaz estava completamente falido.
Para quitar suas contas e salvar a honra de seu pai, após seu casamento, Jorge deixa sua amada esposa, e viaja para outro país, onde se torna negociante. Carolina acreditava que seu amado estava morto, pois pouco tempo após Jorge sair de casa, foi encontrado um corpo completamente desfigurado que ela acreditava ser dele.
Enquanto o rapaz estava fora, adotou uma nova identidade, Carlosm e ao chegar ao Brasil, se depara com Carolina, a Viuvinha. Para estabelecer a verdade sobre a história, Joprge, agora Carlosm insiste em reconquistar a moça e depois de revelados os fatos e saudada todas as dívidas, o casal se une novamente e vão viver juntos em outro local, longe da cidade.
O livro é um clássico brasileiro, de linguagem bastante formal que remete à época em que foi escrito. Seu enredo é interessante, e o romance se torna cada vez mais interessante ao passo que o leitor acompanha os fatos.