Morgana Brunner 11/03/2016
[Resenha] Cinco Minutos e Viuvinha - José de Alencar
Oiii gente, como vocês estão?
Bom, irei resenhar os dois livros juntos porque estão na mesma edição, separados. A metade do livro é Cinco Minutos e outra metade é Viuvinha. Comprei este livro no dia da famosa feira do livro que sempre estou comentando, porém comprei em um sebo na rua que acontece por R$2,00 sempre tive bastante curiosidade em ler estes dois livros!
Como vocês puderam ver pela foto da capa, é edição é bem linda, desenhada, sempre procuro comprar livros com desenhos, um vício encantador que minha estante agradece.
Então vamos ao que interessa, não é? Vocês me conhecem e sabem que ficaria o dia inteiro falando sobre qualquer assunto aqui.
CINCO MINUTOS
Muitas coisas acontecem em nossa vida por acaso ou simplesmente para deixar uma marca que teremos que levar para o resto de nossas vidas. Foi assim que aconteceu na história que irei contar hoje.
Um simples gesto, um olhar ou apenas um toque pode mudar a vida das pessoas... Quando menos esperou conheceu alguém. Não o verdadeiro conhecimento, de sentar, conversar e falar besteiras.
Mas, o conhecer de se envolver pelo olhar, a emoção de poder e querer estar perto.
Às vezes, o diferente e o secreto nos faz querer sempre mais e causa uma paixão avassaladora dentro do nosso peito, faz com que perdemos os sentidos e queremos apenas seguir isso ou aquilo para quem sabe tentarmos ser feliz.
"A mulher é uma flor que se estuda, como a flor do campo, pelas suas cores, pelas suas folhas e sobretudo pelo seu perfume." Pág. 3
Ele vai em busca do verdadeiro amor, sem conhecer sua verdadeira face, sem ao menos saber a cor de seus olhos e na forma em que piscam, será que gostaria? Ir em busca do desconhecido sempre o deixou preocupado e sem saber ao certo se seria correto ou não, seguir esse caminho, sendo o coração seu guiador.
Seguir nosso coração e a intuição é o que conhecemos nesta obra, são pouquíssimas páginas, mas como me conhecem tenho um amor pela nossa literatura, ainda mais quando tem o nome no meio de José de Alencar.
Recomendo bastante essa leitura, adorei ter tido a oportunidade de conhecer e ler. A escrita do José, foi realmente bem clara e compreensível ao meu ver, relembrando um pouco da forma antiga e clássica que há em vários livros.
Viuvinha
O livro Viuvinha é diferente de Cinco Minutos, me apeguei muito aos personagens e fiquei triste em vários momentos durante a leitura.
Quem diria que um amor poderia mudar a vida de todas as pessoas que habitavam aquele local? Foi assim que aconteceu com Caroline e Jorge. Tinham um amor incondicional desde a infância, queriam sempre estar juntos e contar seus segredos um para o outro.
Cresceram e decidiram que queriam enfrentar o mundo juntos, ficar realmente um do lado do outro, sempre se apoiando e se amando...coisa rara de se encontrar em nossa atualidade.
"Os dois amantes apertaram-se as mãos e olharam-se com um desses olhares fixos e ardentes que parecem embeber a alma nos seus raios límpidos e brilhantes." Pág. 54
Diante disso, Carolina chorava de amores por Jorge, e o homem à mesma maneira, muitas coisas acontecerem diante de seus olhos para que permanecessem realmente juntos, o que ninguém sabe ao certo, é porque Jorge havia feito o que fez para a moça e para si diante de tanto amor recebido.
Ninguém soube o real motivo, só que a população a haviam conhecido a moça a partir disso de outra coisa, não poderia falar do que, mas vocês já imaginam, não é?
O que falar destes dois livros que li do José de Alencar? Sempre quis poder comprá-los, mas tinha que ser em um sebo, uma edição usada, um vício! E posso dizer que me arrependi completamente de não ter lido antes, sempre tive muita curiosidade, mas era difícil para encontrar a obra.
site: http://segredosliterarios-oficial.blogspot.com.br/2016/03/resenha-cinco-minutos-e-viuvinha-jose.html