Lance mortal

Lance mortal William Faulkner




Resenhas - Lance Mortal


3 encontrados | exibindo 1 a 3


Mario Miranda 02/07/2019

Dentre toda a vasta obra de Faulkner, Lance Mortal destoa ao ser tanto uma coletânea de contos quanto uma obra Policial. Faulkner, muito mais conhecido por obras de tamanhos bem mais consideráveis, faz aqui um esforço ao narrar histórias envolvendo um tio Advogado e seu sobrinho. A estrutura da narrativa se baseia muito mais em um "contar de histórias" do mais velho para o mais novo onde, ao longo dos 6 contos presentes - dos quais apenas um, Lance Mortal, ultrapassar 30 páginas - vemos o Advogado desbravar os crimes realizados no Condado de Yoknapatawpha com perspicácia e sagacidade.
.
De todos os contos, o que fornece o nome, Lance Mortal, é sem dúvida o mais interessante. Narrando uma complexa relação familiar envolvendo filhos, mãe e um suposto amante que possui interesses tanto na filha quanto na mãe, o advogado Gavin Stevens consegue evitar o assassinato de um dos personagens.
.
Não é uma obra seminal ou comparável aos grandes livros de Faulkner, o que não significa que não tenha o seu interesse. Mesmo quando comparado a livros menos populares do autor, como Os Invictos ou O Intruso, acho Lance Mortal um livro um degrau inferior. Mas será que todos os escritos de Faulkner - ou de qualquer Nobel de Literatura - tem sempre que atingir o grau máximo da Maestria?

site: https://www.instagram.com/marioacmiranda/?hl=pt-br
comentários(0)comente



Cristiano.Vituri 14/10/2017

Lance mortal, mas originalmente: Gambito do Cavalo, ou gambito do cavaleiro, que na linguagem do xadrez significa: "caracterizam-se pela oferta de material (sacrifício) de peças ou peões ao adversário em troca de ganhos não materiais, como tempo, espaço, desenvolvimento ou linhas abertas".

Não poderia representar melhor o ultimo conto e que da nome ao livro. A teia de aranha esta formada, e a isca também foi lançada. Max Harriss, figura primordial nas narrativas Faulknerianas, jovem, cabeça quente, atitudes impensadas e fervorosas, compra um cavalo de McCallum, mas não um cavalo qualquer, segundo Faulkner:

"Saiu gritando. Parecia imenso, flutuando até: uma massa furiosa da cor do apocalipse, ou da meia-noite, indo em direção a lua num redemoinho de labaredas negras de crina e cauda, parecendo não apenas a morte porque a morte é êxtase, mas demoniaco..."

Ardilosamente, um presente de grego desses é posto para o Capitão Gualdres, um amante de cavalos, que mora na mesma casa que Max Harris, e onde moram sua irmã e sua mãe, Faulkner e as problemáticas familiares, no seu ponto mais alto. Agora o autor pega um liquidificador e mistura a guerra e os pilotos de avião (ele mesmo Faulkner?) , a vida pessoal de Gavin Stevens, o jogo de xadrez que esse joga com Charlie - seu sobrinho- e a trama, sombria esta pronta.

comentários(0)comente



Rub.88 23/05/2017

Tio Gavin...
Um crime nem sempre é evidente. Circunstancias que envolvem o evento incomum tanto podem qualifica-lo como delito grave ou descarta-lo como um infeliz acidente. Fica a cargo de quem investiga apurar se houve uma intencional transgressão da lei. Os curiosos especulam sobre as respostas das três perguntas básicas que qualquer inquérito tem; Como, quem e por que. Uma resposta ajuda a encontrar a outra. A ordem que elas vão se delineando como certezas não importam muito no resultado do processo, mas se a ligação entre as respostas obtidas, depois de eliminar o máximo de variáveis, for muito lenta as pistas esfriam e o criminoso escapa.
O livro Lance Mortal é uma coletânea de contos escrita por William Faulkner, laureado com o Nobel de literatura de 1949. Nele há seis estórias curtas, e a ultima, mais longa que as demais, dá nome ao volume.
No conto Fumaça, Pai irascível é encontrado morto, pendurado no estribo do cavalo selado que montava regularmente. Os filhos gêmeos dele, um que vivia com o velho e outro que foi embora depois de incessantes brigas pela propriedade, esperam a execução do testamento. Porem a situação é suspeita e vai haver um julgamento para ventilar o ambiente.
Monk, um deficiente mental do lugar, tem um assassinato jogando nas costas inocentes. Indiciado e condenado vai à prisão onde realmente comete um crime capital.
Em Mãos Sobre as Águas, cadáver de pescador preso num espinel, que uma linha de pesca com vários anzóis espaçados entre si, não deixa duvidas de morte acidental. Entretanto sempre tem um detalhe que não bate...
Amanha conta a estória de um pai que tenta convencer a filha a não fugir com um desconhecido e sedutor homem mais velho que aparece na cidade. Mas como palavras nunca vão convencer um adolescente, tiros quem sabe podem fazer efeito. Pai matou o aliciador de menores. No julgamento, onde o júri era feito de pessoas da região que se identificaram com o réu estão prontos a absolvê-lo. Mas existe um jurado, com um drama pregresso todo particular, que se recusa a dar a unanimidade ao veredicto.
Um plano perfeito pode falha no ultimo instante. Em Um Erro de Química, pai teve a filha solteirona morta por um aproveitador que mesmo preso foi capaz de escapar da cadeia local. Ele vai vender tudo que tem e sair à caça do assassino.
E na ultima estória, uma longa parábola sobre o movimento do cavalo para pegar a rainha no jogo de xadrez, guia o drama tolo sobre um pretendente exótico a uma viúva rica. Os filhos logicamente são contra, cada um por um motivo diferente. Um plano engenhoso é traçado no tabuleiro por um deles para impedir o possível matrimonio.
Existe algo na literatura chamando fluxo de consciência. É um estilo de escrita que não aprecio de forma alguma. Pra mim parecem divagações. Enrolação por não saber para onde o texto esta indo ou onde deva ir. Em estórias de investigação se segue uma trilha, longa ou curta, mas é um caminho. Nos contos do livro Lance Mortal tudo gira ao redor de um personagem que já sabe de ante mão a solução do enigma, somente ainda não se dignou a descrever para os leitores.
comentários(0)comente



3 encontrados | exibindo 1 a 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR