Noites Brancas

Noites Brancas Fiódor Dostoiévski




Resenhas - Noites Brancas


5720 encontrados | exibindo 286 a 301
20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 |


toriaaa 17/10/2024

Louco e sonhador
A história é basicamente de um cara que se auto denomina como " sonhador" que em uma de suas caminhadas deprê pelas ruas de São Petersburgo encontra uma jovem ( também deprê) de nome difícil em uma ponte. Eles se encontram nas noites brancas russas e o coitado se apaixona incondicionamente pela moça, enquanto tem de ouvir ela lamentando por seu amor a outro homem.
Morri de pena do bixin, e não gostei dessa lascada. Se alguém me amasse tão forte assim sem eu ter que acender vela e rezar terço, eu deixava tudo ( não tenho nada) pra ir com ele.
comentários(0)comente



Ingrid 17/10/2024

Amor de verão e frenesi
Uma vez, li que uma obra clássica é aquela que transcende o tempo, e sua narrativa pode ser entendida tanto no passado quanto no futuro...e com toda certeza, noites brancas de Fiódor Dostoiévski se encaixa perfeitamente nos clássicos!
Os amores de verão sempre são retratados nos romances, e atire a primeira pedra quem nunca viveu uma paixão ardente, daquelas que duram pouco, mas são arrebatadoras? Assim se sentiu o protagonista do romance, um homem solitário, desgostoso da vida que em um verão em São Petersburgo se vê arrebatado por uma moça. O desenrolar da história é simples, ela tem um amor que até o momento é não correspondido e ele se apaixona...o final é um tapa na cara, devido ao fato de ser muito semelhante ao que eu, acredito que todos já passaram em algum momento da vida.

Para a primeira obra de Fiódor Dostoiévski que eu li, já tem o meu coração e a curiosidade de conhecer mais obras desse autor!
comentários(0)comente



Maria1691 16/10/2024

Véi que 🤬 #$%!& de brisa foi essa? no fim das contas, a brisa vale sim a pena. adorei o enredo que é realmente um clássico mas a escrita lírica dele faz TODA diferença, foi lindo. só não tô acostumada, então demorei um pouco pra ler mas gostei até.
comentários(0)comente



Iaiá 16/10/2024

Viver ou sonhar?
Senhoras e senhores, eis aqui um Dostoiévski diferente, um Dostoiévski amoroso, diferente das outras obras publicadas depois dos anos de prisão. E isso quer dizer que é ruim? Obviamente não, senhoras e senhores, noites brancas é um sentimento.
Vamos começar, o autor nessa obra faz uma constante reflexão sobre o amor a vida solitária vida de um homem sonhador e a confusão de uma mulher. O enredo acontece em 4 noites em que os personagens se conhecem e desenvolvem o amor na clássica intensidade que Dostoiévski constrói seus personagens, daquela forma melancólica e excessivamente ridícula.(não é Fernando pessoa)
Dessa forma, ladies and gentleman, noites brancas é mais um clássico da literaura russa que todos deveriam ler, mesmo com aquele romance bem bem meloso. E estejam preparados pra aquele tipo de final de apertar o coração, deixar boquiaberto, pensando no que acabou de ler. Curto e reflexivo, noites brancas é definitivamente uma obra sensacional.
comentários(0)comente



laysabalbi 16/10/2024

Incrível.
Vi muita gente dizendo que esse livro era do dostô (apelido, apenas para os íntimos) de primeira fase, mais romântico e cheio de expectativas, antes de toda a reviravolta de sua vida.

conta a história de um personagem sem nome, conhecido como sonhador, que andava por aí atento ao mundo, de olho nas casinhas e quase comprimentando as pessoas na rua. seus velhos conhecidos.

entretanto, esse personagem se sente abandonado, já que todo mundo está deixando a cidade e indo pro campo, e ninguém convidou ele.

em suas caminhadas noturnas, conhece a bela Nástienka! se apaixona por ela imediatamente e vive uma noite de idealização. sonhando com ela. e mais outra, e outras.

entretanto, há uma reviravolta na história e ele fica sozinho no fim ? quando a manhã chega, o que é exatamente o que eu esperava. sim, melancolia, solidão. foi pra isso que li.

a questão principal pra mim é estabelecer se realmente tudo aconteceu. se ele viu a mulher e idealizou o resto, se estava apenas devaneando, vivendo em seus sonhos, suas fantasias ? uma vez que a realidade não o agradava. andava por aí sozinho. triste. quase um miserável.

eu amei esse livro e dei sorrisos genuínos lendo. é curtinho, mas muito gostoso, sabe? pra mim, ao menos, foi. quando pesquisei opiniões, vi gente falando como o personagem era chato. mas, meu deus! eu sou igual kkkkkk quando ele diz que gosta de revisitar o passado já inalcançável, ele descreveu algo que eu nunca soube verbalizar.

eu, particularmente, amei! quero ler outras obras de um dostô mais maduro na escrita, com certeza.
comentários(0)comente



Davi111 16/10/2024

Talvez eu tenha lido com muitas expectativas, de qualquer forma não atingiu a maioria. Todo mundo fala que é um livro de quebrar o coração mas eu achei tão idiotinha, ainda assim é uma leitura aproveitável.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Juliana3064 16/10/2024minha estante
vou começar esse hojeee! é bom????


Giulia M. 20/10/2024minha estante
eu gostei!!




Nanah ð 16/10/2024

Sou completamente apaixonada por esse ??
Aaaa noites brancas é um dos romances mais lindos que já li , Dostoievski acerta entre à melancolia e o amor entre o sonhador e a natiseka . Leria mais mil vezes , lindíssimo ?
lorena1284 16/10/2024minha estante
oii, é difícil de ler?




Cams 16/10/2024

Nao esperava um dostoievski fofinho escrevendo melodrama, achei que ele era amargurado e acido desde sempre KKKKKK gostei
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Samara.SimAo 16/10/2024

Uma distância muito acentuada?
Não sei se por desconhecimento de causa, provavelmente sim, mas que obra estranha!
Apesar de boas construções narrativas, no formato de fluxo de pensamentos, a relação extremamente superficial construída pelos personagens me pareceu, além de forçada, problemática. Certamente, leio com os olhos de hoje, e a clareza com que identifico o "papel" da mulher na sociedade àquela época (e ainda nos dias atuais) me desconforta.
Espero que o contato com suas outras obras seja menos decepcionante.
comentários(0)comente



Thamires_Muniz 16/10/2024

Frenesi e Ilusão
Noites Brancas é um romance fascinante, ao mesmo tempo acessível e fora dos padrões convencionais. Compreendo por que muitos consideram a leitura de Dostoiévski desafiadora: o protagonista se expressa como se estivesse em um frenesi eufórico, por vezes durante páginas inteiras, o que pode tornar a narrativa difícil de acompanhar. No entanto, essa característica confere profundidade à obra e a torna instigante.

As referências à cultura russa e às óperas são um deleite, especialmente para apreciadores desse gênero, como eu. O romance, por sua brevidade, adquire um caráter quase ilusório, mas é sustentado pelo carisma e envolvimento de seus personagens, tornando a leitura uma experiência singular.
comentários(0)comente



Rafaela 16/10/2024

Fiodor sempre sabendo expressar o que está em nossa mente e comportamento, sempre excelente suas obras, simplesmente isso
comentários(0)comente



emely33 16/10/2024

Noite, noite e manhã
É um clássico russo, mesmo que eu não goste de romances eu gostei desse livro por ele não ter um final feliz. Talvez eu seja meio amargurada por só gostar de livros tristes
comentários(0)comente



maria12554 16/10/2024

Eu estou completamente apaixonada pela escrita do dostoiévski , eu fiquei vidrada nesse livro, a experiência dele foi nossa UAU , teve alguns pontos que eu realmente não gostei tanto mas a experiência e a obra em geral é magnífica, ele te leva a pensar na solidão de um forma muito melódica e bonita. Eu não havia pensado que noites brancas seria um livro muito facil de se ler, a ideia dele é complexa mas a escrita não oque é exatamente oque eu procuro em livros. Dei meu ponta pé na literatura russa irei ler muito mais livros !
comentários(0)comente



5720 encontrados | exibindo 286 a 301
20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 |