Noites brancas

Noites brancas Fiódor Dostoiévski




Resenhas - Noites Brancas


5720 encontrados | exibindo 226 a 241
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 |


Lilly 27/11/2013

Amor de mais alto nível! *-*
Quero esclarecer que este post será diferente de todos os outros. Não tem como não ser. É a primeira vez que falo de um autor que realmente aaaaaaaaaamo. Sempre tive receio de escrever sobre os meus ídolos... O que eu, simples mortal (rs), poderia falar a respeito de livros tão maravilhosos? Sinceramente, não me sentia digna de fazê-lo. Mas nada como um bom incentivo, um empurrãozinho amigo pra gente ganhar força e ir à luta. Portanto, "Noites Brancas" do meu amado Dostoiévski será o primeiro de muitos outros amores que estão por vir... Milan Kundera, Jane Austen, Clarice Lispector, Florbella Espanca, Virgínia Woolf, Nietszche e Franz Kafka ... Em breve todos eles serão presença constante por aqui.

Embora já tenha lido alguns livros do Dostoiévski admito que nunca nem tinha ouvido falar (ai, que vergonha) de "Noites Brancas" até o último dia 11/11/11 ... Profético? Sem dúvida! Então, foi nesse dia que eu li um texto maravilhoso escrito pelo Octavio Caruso no site Cinema.com.br sob o título "Dostoiévski e Visconti" . Fiquei tão desesperadamente encantada com o texto que "corri" ao Submarino e comprei o livro. Na verdade, eu queria o livro e o dvd mas infelizmente o dvd "não estava disponível" (odeio quando isso acontece).
Enfim, depois de abençoados 9 longos dias de espera ( porque eu moro no fim do mundo ), meu livrinho lindo chegou (ai, que raiva... amassado... tipo de coisa que me tira do sério...). Fiquei mega surpresa por ele ser tão fininho... confiei tanto no excelente gosto do Caruso que não conferi nada a respeito do livro, apenas comprei. São deliciosas e reflexivas 82 páginas que se findam (infelizmente) num literal "piscar de olhos".
O livro é realmente muito bom. Mas, devo alertar aos que não apreciam reflexões sobre a vida, um clima meio denso... depressivo que fatalmente irão achar o livro aborrecido (sinto muito por vocês...rs... eu amo esse tipo de leitura).
Voltando ao livro... Foi o primeiro livro que li em que um dos protagonistas não tem um nome. É verdade, ele é tratado apenas por "o Sonhador". De fato uma forma perfeita de descrevê-lo.
O livro narra as longas caminhadas do Sonhador pelas ruas de Petersburgo. Momentos em que observa as pessoas, suas vidas e tenta afastar a solidão de sua existência. O Sonhador sente um vazio tão profundo que chega a ser divertida a forma como se relaciona com "as coisas" que encontra pelo caminho. É sério... observando casas, rios, transeuntes ele faz deles seus "amigos" ...
" Mas nunca me esquecerei da história de uma linda casinha rosa-claro. Era uma casinha de pedra tão agradável, olhava de forma tão acolhedora para mim, e de forma tão arrogante para suas vizinhas desajeitadas, que meu coração se alegrava ao passar na sua frente." (...) "Pintaram-me com tinta amarela. Malvados!" (...) "Quase descarreguei a bílis por causa desse acontecimento, e até agora não tive coragem de visitar minha pobre amiga desfigurada..."
Foi numa dessas caminhadas que o Sonhador encontrou a desiludida Nástienka. Seu choro chamou-lhe à atenção. Aproximam-se. Durante as quatro noites seguintes eles se encontram neste mesmo lugar e trocam confidências, suas vidas, seus amores, seus anseios... É um encontro de almas. A cumplicidade entre os dois cresce gradativamente. É impossível não se enternecer com tanto carinho e amizade que se estabelece entre eles. Eu a esta altura já estou na torcida por um romance...rs... Já ouço até o badalar dos sinos... Tudo bem é exagero, mas eu sou assim! rs.... Mas o que acontece mesmo? Leia, leia, leia, leia... É só o que posso dizer. Acredite não tem como se arrepender. Os personagens são lindos. Doces, gentis, apaixonados, sonhadores, encantadores... Fascinantes!!!!!
"Sou um sonhador; tenho tão pouca vida real que momentos assim, como este, me são tão raros que não posso deixar de reproduzi-los em meus devaneios. Vou sonhar com a senhorita a noite inteira, a semana inteira, o ano todo."
"(...) porque quando estou feliz cantarolo sem falta algo para mim mesmo, como qualquer pessoa feliz que não tem nem amigos, nem bons conhecidos, e que num momento alegre não tem com quem dividir a sua alegria."
Fala sério... não é lindo? Não dá vontade de chorar? De correr e abraçar o Sonhador? De dizer: Don't worry. I'm here... Oh, my... Por que amor assim não chega para todos?
Gente, foi muito difícil escolher citações do livro pra colocar aqui. O meu livrinho está totalmente marcado... flags pra todo o lado. Recomendo total. Preparem seus lencinhos e divirtam-se!


site: http://despertarliteral.blogspot.com.br/2011/11/resenha-noites-brancas-fiodor.html
Mandark 04/07/2021minha estante
Li esse livro por sua causa... E foi amor certo!! ?




arthemis | @mistydisse 19/05/2023

Senhores, Nástienka!
Comecei lendo achando um saco, o principal só reclama da vida dele e tem instalove, mas depois que o interesse amoroso dele conta a história dela e melhor ainda o que acontece DEPOIS??.. MUITO BOM.
Todos os elementos que envolvem uma boa fofoca:
ghosting, talaricagem, crime: amar demais, ser 🤬 #$%!& .
Dostoiévski sabe escrever fofoca como ninguém. Adorei
@tatabookshow 19/05/2023minha estante
Dosto fofoqueiro ?




Neves35 30/07/2023

Surpreendente
Comecei a ler sem espectativas, foi meu primeiro contato com Dostoiévski.
Que delícia, que vocabulário encantador, que história cativante.
Te prende do início ao fim com personagens diferentes e bem construídos, vale mais do que a pena.
yuazi 30/07/2023minha estante
Esse tá na biblioteca pra ler. Com sua resenha deu mais vontade de ler :)




Sra.Batista 01/02/2024

Esse foi o meu primeiro livro do Dostoiévski e foi uma leitura super agradável, leve e fluída!.
É um livro bem curtinho e que ainda sim, conseguiu me fazer entrar na história e me sentir tão sonhadora, solitária, feliz e solitária(novamente rs) quanto o personagem!.
Algumas vezes, durante a leitura desse romance, me bateu uma vergonha alheia por pensar que esse amor se desenvolveu tão rápido e que o sonhador se permitiu ser a segunda opção por um momento...mas eu também já gostei intensamente e muito rápido e já conheci o amor o suficiente para saber que as vezes sentimos que vale a pena arriscar, nos entregarmos rápido e completamente e abrir mão do ego...por um minuto inteiro de felicidade!. rsrs
Sra.Batista 01/02/2024minha estante
E fluída*




Gabi.Costa 01/06/2024

VELHO FILHO 🤬 #$%!&
Que vontade de voltar no tempo e da um tapa na cara desse homem, o livro mais leve dele, o mais romântico e eu quero me matar e da um soco em alguém.
Leitorconvicto 01/06/2024minha estante
Li essa estória faz tanto tempo q nem me lembro mais




liaassza 01/02/2024

Coloquei muita expectativa...
Foi o mais livro mais fluído russo que encontrei, mas senti que demorei muito tempo pra acabar pq parecia longo demais, por causa do enredo que considero um pouco entediante. o prota é um cara que se apaixona numa noite por uma mulher, que estava frustrada esperando o seu prometido voltar de uma viagem, e eles se encontram e desenvolvem uma amizade encantadora, e passar por umas 4 noites "brancas" se encontrando pra conversar, mas o que aconteceria no final?

é uma história realista, embora deprimente, não é um desperdício de leitura, até por causa de várias frases reflexivas que fazem paralelo ao nosso cotidiano.
aline 01/02/2024minha estante
o ódio que eu fiquei com esse final




Larissa3637 29/06/2024

Um ótimo começo em Dostoievski
Meu primeiro livro do Dostoievski e acho que não poderia ter começado por um melhor!

Estava com um medinho de ler as obras do autor achando que a narrativa/escrita seriam muito dificeís mas, pelo menos nesta obra, foi bem tranquilo de acompanhar!

A história é muito boa e a escrita de Fiódor é muito emocionante, ele traz palavras aos sentimentos do sonhador de maneira muito bonita e singela

Pobre coitado do sonhador sofreu horrores, mas já era de se imaginar, né?

(vi um comentário no tiktok que definia esse livro como ?500 dias com ela russo? e não pude deixar de achar engraçado kkkkkkkk)
Sander.Garcia 01/07/2024minha estante
Será o meu primeiro dele.. está na fila.. e eu ansioso.




Amanda 04/04/2021

Recomendo
Durante a leitura havia criado uma certa expectativa para o livro, que no final não foram respondidas, mas apesar disso, a obra é muito interessante e rápida de se ler. Gostei e recomendo.
Amanda 04/04/2021minha estante
não foi respondida******




Skoonly 28/06/2024

A leitura foi péssima porém é um livro bom. Foi meu primeiro livro de Dostoiévski e não foi algo que me agradou, mas vou tentar dar uma chance a outros. Pra mim, o simples fato do romance ser ilusório e totalmente exagerado já estragou o livro inteiro. Esse tipo de literatura não me agrada nem um pouco.. o final foi oque mais me agradou no livro todo, mas ao mesmo tempo, o ocorrido já era de se esperar.
fyodor ella 29/06/2024minha estante
eu, por outro lado, amei o livro! mas não pense que o dostoiévski é de todo assim! noites brancas faz parte da fase "menos madura" dele, o que faz do livro uma leitura leve e fácil. prepare o coração para quando chegar nos livros mais densos. particularmente, sou apaixonada por os irmãos karamázov.




Bru 10/08/2024

Surpreendente
Foi o primeiro livro que li de Dostoiévski e não foi exatamente oq eu esperava. Conhecia o histórico trágico do autor, mas pensei que o final seria feliz por ser o seu único romance romântico. Não acreditei quando li o final, até porque tinha mais várias páginas pela frente (só textos de especialistas). O livro começou muito bem, a narração me cativou muito, mas me perdi especialmente no capítulo em que o sonhador conta a sua história, que foi muito confuso e de difícil compreensão, quebrando o fluxo da leitura. Apesar disso, entendi o propósito da obra e pretendo ler mais livros de Dostoiévski (mas ainda prefiro Tolstói até então).
Bvi 12/08/2024minha estante
Nossa!! Tive EXATAMENTE a mesma dificuldade nessa parte




spoiler visualizar
Beatriz.Kaick 28/08/2023minha estante
Chorei horrores com esse?




Lycia 05/09/2024

Tudo ficou sem cor
Dois solitários, carentes, em 4 noites brancas, iluminadas mas só de início.
Um cara chato, palestrinha e uma mulher egoísta.

?O céu estava tão estrelado, um céu tão claro que, ao olhar para ele, vinha involuntariamente uma necessidade de se perguntar: como é que podem viver debaixo de um céu como esse tantas pessoas zangadas e caprichosas??

Primeira vez que li Dostoiévski.
mari.mari 05/09/2024minha estante
no final, ambos necessitavam urgentemente de uma terapia




By a lady 19/05/2023

Morreu de quê? De noites brancas.
Apesar de ser um romance mais leve e lírico, é também melancólico por tratar dessa questão do sonhador que sempre está em uma batalha com a realidade. Diferente de cinco minutos, por exemplo (um outro romance que eu amo) este nos trás um amor platônico que te deixa com o coração apertado pelo personagem. Apesar disso, vale muito a pena ler, não só pela história, mas pelos próprios diálogos que são muito interessantes e que particularmente me fez refletir junto com o narrador.

Eu não imaginava que Dostoiévski teria este lado mais romântico, e eu amei conhecer.
Rayssa 07/11/2023minha estante
Também tive bastante pena do protagonista, mesmo que ele tenha sido um bastante emocionado, mas dá pra entender ele até, ele não teve muitas experiências sociais ao longo da vida




Valquiria.Beltramini 02/10/2020

Breve história de um encontro
O livro narra um período de quatro noites e uma manhã no qual dois jovens se conhecem e trocam experiências emocionais intensas.
Dalila 02/10/2020minha estante
Eu amo muito esse livro ??




kabosu 04/09/2023

Esse livro me lembrou porque amo a literatura
É um livro bem curtinho, e pra mim foi um pouco difícil conseguir me encaixar nesse estilo narrativo, quando comecei a história. Talvez seja melhor pegar um momento pra ler do começo até o fim, mas de qualquer forma houve um momento em que a leitura ficou tão maravilhosamente fluída, combinada com a narrativa romântica e melancólica (e até mesmo excêntrica, mas não no sentido ruim), que esse livro me despertou alguns sentimentos e me lembrou do porque amo a literatura. Por isso, recomendo muito, e agradeço minha querida amada por ter me recomendado ele.
ray 05/02/2024minha estante
concordo com tudo




5720 encontrados | exibindo 226 a 241
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR