Noites brancas

Noites brancas Fiódor Dostoiévski




Resenhas - Noites Brancas


5719 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Sabrina758 09/06/2024

Noites brancas traz consigo uma paixão avassaladora e a solidão. Um jovem solitário e sonhador conhece uma moça solitária, não tanto sonhadora mas muito apaixonada (por outro). Dostoiévski nos apresenta a solidão de um jovem e o quão avassaladora a paixão pode ser para um sonhador que nunca se relacionou. Nunca nos esquecemos da nossa primeira paixão, imagina a intensidade do amor de um homem sonhador ? Por outro lado, essa paixão não é tão bem correspondida como imaginaríamos. Talvez a vida seria menos sozinha se ele não tivesse conhecido o amor. O problema nunca foi ter sonhado com o amor, sua solidão e vazio se resume na confiança e expectativa que colocou em sua amada. Ao final seu vazio já não é mais como no início em que só havia solidão, mas sim um vazio de desilusão. Sabe quando temos o melhor sonho, e embora esse sonho se pareça real, ao acordar nos deparamos com a triste realidade? Talvez seja esse sentimento que o rapaz sentiu, mas muito mais que isso, a todo momento ele sonhou acordado, mas nao conseguia abrir seus olhos pois estava cego de paixão, ao abrir se deparou com a tristeza e vazia solidão, mas agora com a desilusão de um amor.
Canoff 09/06/2024minha estante
Está na minha lista há anos. Sei que qualquer coisa que o Dostoievski escreveu vale cada segundo de atenção, mas ando postergando por não achar que é o momento certo.


Sabrina758 09/06/2024minha estante
Canoff, também demorei pra ler. Talvez valha a pena, não é uma leitura fluída e em alguns momentos em que o personagem principal relativa seus sonhos talvez eu tenha me perdido, mas, ao final pude compreender como a vida pode ser mais solitária quando se perde um amor, não que o amor seja a razão para tudo, mas parte da vida se torna menos vazia quando o encontramos.


Sabrina758 09/06/2024minha estante
O livro não se trata de amor em si, mas sim da solidão.


Canoff 09/06/2024minha estante
Ah, eu tenho certeza que vale a leitura. Já li alguns escritos do Dostoievski e só tive boas experiências.




olívia 26/04/2024

Noites brancas
Ele falando e ela louca pra dar?

não sei muito bem oq eu achei não, sendo bem sincera? acho que não é o tipo de livro que me encanta.
miguelsousa_ 26/04/2024minha estante
greve não tá te fazendo bem mesmo


olívia 26/04/2024minha estante
homem carente iludido apaixonado que não faz bem


Isa 27/04/2024minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKKK amei a review! Tem outros livros dele BEM mais interessantes e surpreendentes


olívia 02/05/2024minha estante
um comentário a parte: depois de 7 dias que finalizei a leitura, me peguei pensando nela todos os dias? estou bem interessada em dostoiévski, o que não me pegou no livro, na verdade, foi o personagem principal, que é extremamente chato




luizrantunes 02/09/2024

A eternidade em um minuto de felicidade
"Noites Brancas" é uma obra profundamente filosófica que se destaca por sua sensibilidade poética, sendo a minha primeira leitura de Fiódor Dostoiévski. Acompanhamos o sonhador, um protagonista que vagueia pelas ruas melancólicas de São Petersburgo durante quatro "noites brancas", e que tem um encontro inesperado com uma jovem simples chamada Nástienka. Este livro possui tantas camadas que é difícil falar sobre todas elas com a profundidade que merecem, mas vale destacar alguns pontos.

Além de explorar as complexidades dos desejos não realizados, Dostoiévski constrói um retrato comovente da solidão humana através do protagonista, que vive isolado tanto do mundo quanto de si mesmo, perdido em seus devaneios, por vezes extremamente dramático. A narrativa contrapõe o ideal e o real, onde o protagonista se refugia em sonhos grandiosos, mas é confrontado pela dura realidade e por frequentes conflitos internos.

A escrita fluida e lírica é quase como um poema em prosa, revelando a beleza efêmera do encontro entre dois desconhecidos. Tudo é carregado de emoção, e o cenário, no verão de São Petersburgo, intensifica ainda mais cada uma das noites.

Sem spoilers, a mensagem que fica é como nossas vidas podem ser transformadas de maneiras inesperadas em tão pouco tempo.
Leitura recomendadíssima!
ivy! 02/09/2024minha estante
Li recentemente e foi uma grata surpresa!!!??


Lari ... 02/09/2024minha estante
Dostoiévski não erra! Leitura essencial!
Parabéns pela resenha, Luiz! ???


luizrantunes 02/09/2024minha estante
Como primeira leitura, eu posso dizer que foi uma grata surpresa também, Ivy! Gostei muito! ?


luizrantunes 02/09/2024minha estante
Realmente, Lari! Fiquei empolgado para ler mais obras de Dostoiévski agora ?
Obrigado, Lari! ??




Mattheus Moraes 10/07/2020

Um livro de poucas páginas, mas de uma escrita intensa e atrativa. Ao descrever a solidão de um jovem de uma forma tão visceral, acaba falando de maneira bem direta com nós leitores.
Monique 10/07/2020minha estante
A linguagem é fácil?


Mattheus Moraes 10/07/2020minha estante
Sim. Esse é o primeiro livro que leio dele, e eu tava com esse pensamento antes de ler, mas a leitura foi muito agradável. A tradução tá excelente.


Monique 10/07/2020minha estante
Bom saber? quando ouço o nome desses escritores sempre acho que preciso de uma bagagem grande para conseguir ler.




CPCUNHA 02/06/2024

Dramático, melancólico e cativante
"Noites Brancas" é um clássico da literatura russa escrito por Fiódor Dostoiévski antes de sua prisão na Sibéria. Apesar de ser uma novela curta, Dostoiévski consegue apresentar todas as suas características marcantes e criar personagens aparentemente simples, porém psicologicamente complexos.
Na novela, observamos o lado romântico do autor, que mergulha na complexidade do amor, da solidão e da esperança. Situada nas ruas de São Petersburgo, a história segue um protagonista solitário e sonhador, que encontra uma jovem mulher precisando de ajuda durante as noites brancas do verão russo, iniciando rapidamente uma relação de extrema confiança com ela.
A beleza da narrativa reside na exploração da natureza humana, na solidão compartilhada pelos personagens e na esperança de encontrar um amor verdadeiro para preencher o vazio em seus corações.
A cidade, descrita de forma espetacular ao longo da história, desempenha um papel fundamental para uma maior imersão, servindo como pano de fundo que contribui para a sensação de isolamento e melancolia.
Apesar de ser um livro escrito na Rússia feudal do século XIX, possui uma escrita tranquila e acessível, sendo uma excelente porta de entrada para se aventurar nas histórias clássicas com segurança. Recomendo fortemente a leitura!
Julia.Bellose 02/06/2024minha estante
Amei!!


Julia.Bellose 02/06/2024minha estante
Meu leitor favorito, simplesmente!


Eiterer 17/06/2024minha estante
Entrou pra minha lista!!




RaquelFerlim 28/01/2024

"Gosto de me apaixonar por paixões..."
? Bom, não tenho muito costume em ler livros que tem esse dialeto mais antigo, confesso que isso foi um pequeno empecilho para realmente pegar a essência do que o personagem queria passar em um momento, mas o livro todo não tem muita dificuldade de entender.

Acho que essa vai ser uma das histórias mais marcantes que li até o momento, o romance, a forma como um lida com o outro a paciência que o sonhador tem com a Nástienka porr@ meus parabéns, pq se fosse eu no lugar dele teria jogado tanta praga nessa menina que meu deus.

Sobre o livro em si, história fluida, muito bem construída, gostosa e muito leve de ler, como falei se vc não e acostumado como eu em ler livros com dialetos mais antigos tlvz vc tenha dificuldade mas logo depois vc pega o jeito e da tudo certo, o final tlvz se vc não pegou a essência seja meio xoxo e capenga mas acho que foi um final bom até.

Leia que com certeza você não irá se arrepender.
Lavinia166 01/02/2024minha estante
Estou doida para ler :)


RaquelFerlim 02/02/2024minha estante
leia, é muito bom, pelo menos para mim a leitura foi muito boa


Lavinia166 18/02/2024minha estante
Li Raquel, e senti o caos daqui




giovana 29/05/2021

lindo lindo lindo
que sonhador ne. espero q ele não fiquei sonhando sobre isso o resto da vida e esqueça de viver (como ele falou que sempre faz).
Celle 29/05/2021minha estante
Tem muita vontade de ler esse


giovana 29/05/2021minha estante
leia, celle!!!! é muito bom e a leitura é rápida e leve!!!! muitas reflexões boas também


Celle 29/05/2021minha estante
Vou ler ? acabei de terminar 1984 do George Orwell... Tô nessa vibe de livros que geram reflexão




Adriana 14/01/2021

É Dostoiévski, já me basta
Romântico, até melodramático eu diria, e triste.
Muito diferente do Dostoiévski que adoro de Crime e Castigo e de Irmãos Karamazov, mas ainda assim eu gostei.
Elisa 14/01/2021minha estante
Boa resenha sobre!! Concordo plenamente


Fr4nc15Knbrro 31/01/2021minha estante
Crime e Castigo e Irmãos Karamazov estão na minha lista de leitura. Noites brancas deu vontade de ler : )


Clístines 23/02/2021minha estante
Essa obra é de antes da Sibéria. Acho que por isso vc notou a diferença com crime e Karamazov :)




maynarax 24/02/2024

Eu ficava pensando o tempo todo ?fuja Nástienka? porque a forma que eles começam a conversar e desenvolver essa amizade me parece um tanto absurda, pq ele é meio esquisito, vamos combinar. Mas eu consegui compreender toda aquela situação entre eles, tanto o lado dele, quanto o dela. É dolorosa a situação, mas no geral eu gostei do livro.
Sara 24/02/2024minha estante
Eu também estranhei muito, mas assim, temos que lembrar da época do filme kkkkk me esforcei um pouco pra saber que em épocas anteriores, amizades se faziam de encontros entre estranhos na rua, numa mesma cidade, por acaso. O cara é um dramalhao sim, mas! é interessante o fulgor do sentimento dele, tão logo chega, mas fica, dura, como um amor, ou uma noite de verão.


Sara 24/02/2024minha estante
que filme o que! tava comentando de um filme aqui há pouco kkkkk do livro


maynarax 24/02/2024minha estante
Sim, é que atualmente nós temos medo de todos e tudo, não é para menos. Mas o livro se passa em 4 dias não poderia exigir muito. Sim, ele é um dramalhão, eu ficava imaginando a cara da Nástienka ouvindo toda aquela história do sonhador. Hahaha




Dhixx 16/06/2024

Noites brancas
Meu segundo livro do meu pai Dostoyevsky ??
Bom, noites brancas é uma história lindamente triste e emocionante. Esse livro foi escrito para nós pessoas intensas, que amam com todo o ser, de corpo, alma e mente. Eu não queria saber nada sobre o livro, então li as cegas achando que seria um romance russo avassalador, mas então o Dostoyevsky veio com esse magnânimo enredo de amor platônico não correspondido, e simplesmente foi perfeito, a frustração do sonhador, o modo dele se expressar, de falar, como ele trata a Nástienka. É muito bem desenvolvido, você consegue entender os dois(sou totalmente do time do sonhador), o final me levou a dois extremos com muita facilidade, fiquei muito feliz por ele, por seu tormento ter fim e a agonia de todos os sentimentos serem exposto e correspondido, e em seguida ele é deixado de lado, esquecido, dilacerado e abandonado por ela (eu senti a dor dele ?). Esse livro é incrível, apesar de ser minha segunda leitura do Dostoyevsky não foi a mesma coisa que crime e castigo, são propostas totalmente distintas e profundas, mas as duas são incríveis e perfeitas.
Leiam!!!
É isso gente, bjs ??
Pam 16/06/2024minha estante
Estou na metade desse livro e estou lendo super devagar para não terminar, pq sim estou apaixonada por esse livro e tudo que vc escreveu concordo com você. Não estou pronta para o final ???


Dhixx 16/06/2024minha estante
Eu tive exatamente a mesma sensação, eu enrolei pra terminar pq não queria que a história acabasse, ela é muito envolvente, vc se sente como o personagem e sofre com ele, é um livro excelente amg apenas terminei ??


Dhixx 16/06/2024minha estante
Termine*




Naty__ 13/03/2020

Quem foi Dostoiévski? Durante muito tempo quis ler suas obras. Enquanto estudei, no curso de Direito, li parte de Crime e Castigo e já sabia que num futuro bem próximo eu leria muito mais. E, após 5 anos, não tão perto quanto imaginei, aqui estou cumprindo o meu objetivo: ler um livro do autor por mês.

Iniciei por "Noites Brancas" e não me perguntem o motivo pois não sei. Acredito que seja em virtude de o personagem sonhador deste livro ter relação com outros personagens das obras do autor. A minha intenção era começar por “Gente pobre”, primeiro livro publicado, mas acabei selecionando este e posso afirmar que ele me surpreendeu.

Respondendo a minha pergunta, para quem não sabe, ele foi um escritor russo considerado um dos maiores romancistas e fundador do existencialismo. Se você não conhece as obras do autor, através de uma rápida pesquisa, você descobrirá que a obra dostoievskiana explora a autodestruição, a humilhação e o assassinato, além de analisar estados patológicos que levam ao suicídio, à loucura e ao homicídio: seus escritos são chamados por isso de "romances de ideias", pela retratação filosófica e atemporal dessas situações.

A história se passa em São Petersburgo, numa das singulares “noites brancas”, já que o sol praticamente não se põe, e no cenário temos dois jovens, um homem e uma mulher, numa ponte sobre o rio Nievá. Ela está chorando e isso comove o rapaz e ambos começam o diálogo. Não acredito que falar o que acontece naquela cena irá dar spoilers, mas sinto que embarcar no romance sem saber de muita coisa é um grande passo para se surpreender, neste em especial. O livro é tão curtinho, possui apenas 96 páginas, e você entender o motivo de ela estar chorando, o que acontecerá depois e depois não seria uma leitura tão prazerosa.

Não vou contar da história em si, até porque nem a sinopse faz isso, ela é bem fiel a não contar detalhes, nem mesmo o que eles estão fazendo ali. Apenas peguem o livro e leiam, será rápido, questão de 2h no máximo vocês já terão terminado. E posso dizer que a experiência foi bem diferente.

Não há complexidade nas entrelinhas, se é que vocês estejam preocupados com isso, imaginando que a leitura será chata, que será arrastada, que haverá expressões bem rebuscadas. Não! É doce, é sutil e é perturbador. Porque a gente fica chocado com a inocência de algumas pessoas, com a burrice de outras e com a forma que tudo se desenrola.

Claramente eu não esperava esse final. Aliás, a gente cria umas teorias doidas, mas no final não deseja alguns desfechos. Dosto é performático em sua escrita e ainda que seja uma obra pequena, consegue ser detalhista e nos transmitir exatamente as emoções daqueles jovens, principalmente do rapaz, que a sua simplicidade e sinceridade chega a cortar nossos corações. Queria falar tanto dele, da vontade que senti de abraçá-lo. Ele nunca teve ninguém ao seu lado, mesmo tendo quase 30 anos de idade. Nunca teve uma namorada, nem sequer uma amiga com quem pudesse contar. Esse jeito dele foi tão puro, o autor conseguiu nos transmitir com tanta realidade que refleti por alguns dias essa obra e já indiquei para várias pessoas.

Agora, indico para vocês. Leiam! Apenas leiam!

site: http://www.revelandosentimentos.com.br/2020/03/resenha-noites-brancas.html
Angela Cunha 10/04/2020minha estante
Acho tão importante que obras assim possam chegar a todos os leitores. A gente lê o nome do autor/filósofo e já pensa que tudo será complicado de assimilar e não é bem assim!
Há um jeito diferente, apenas isso. Acho que precisamos abrir mais nossa mente e nosso coração!!!
Beijo


Luh 22/04/2020minha estante
Muitos livros evito pensando na linguagem que será difícil e tal, mas lendo sua resenha pude entender que esse romance do autor é de fácil compreensão.
Tenho muita curiosidade de ler algo dele, agora sei por qual livro começar.
Beijos


Michelle 25/07/2020minha estante
Por se tratar de um escritor clássico, querendo ou não, iniciamos a leitura com ideias pré concebidas, mas muitas vezes somos surpreendidos com uma leitura envolvente e surpreendente




jusousan 19/02/2024

Noites Brancas
Memórias de um sonhador.

Um solitário. Uma jovem pulsando desilusão amorosa. Encontro ao acaso. A partir daí, quatro noites regadas a melancolias, desejo e solidão com o desenrolar e a conclusão (ou não) da história.

Noites brancas foi minha porta de entrada ao autor. Um romance no qual os personagens vão ao extremo de suas emoções. Tudo é muito intenso e em muitos momentos, exagerado.

O autor surpreende pelo enredo simples, e também, pelo fato de conseguir transformar essa melancolia toda em, talvez, uma busca interna pelo sentido da vida de forma poética.
Carla1359 19/02/2024minha estante
Amei!! Vc sabe onde eu encontro??


jusousan 19/02/2024minha estante
oi amiga, o livro físico e ebook dessa edição que li está disponível no site da amazon


Carla1359 19/02/2024minha estante
Obrigada




João 02/01/2022

Noites brancas
Noites brancas é o quarto livro de Dostoiévski, e que também é quarto livro que leio do autor, e logo digo que o livro me agradou bastante.

A história é contada em primeira pessoa, e o narrador o personagem principal não tem nome, da de saber muito pouco sobre ele, o que sabemos é que ele é um sonhador, um cara solitário, não tem amigos não conhece muitas pessoas e vive em São Petesburgo, é bem peculiar acompanhar a rotina do personagem as discrições que ele faz, as conversas, quem já leu vai entender do que eu estou falando.

Não vou me delongar, até porque o livro é curtinho, não tem muito o que falar; só posso dizer que: é uma história divertida, você se apega ao narrador em alguns pontos eu até me identifiquei com ele, é uma leitura que você começa a ler só quer parar quando termina, querendo saber como irá terminar, como vai ficar a relação romântica dos personagens, é bem intrigante? Recomendo a leitura!
Michela Wakami 03/01/2022minha estante
Fico feliz que tenha gostado!????


João 03/01/2022minha estante
Obrigado, Michela! ???


DANILÃO1505 20/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!




spoiler visualizar
Madu 03/03/2024minha estante
amei a resenha! fiquei curiosa, qual foi o primeiro livro da literatura russa que leu? gostou? quero ler mais do gênero :)


Leti 03/03/2024minha estante
Oie! Ai obrigadaa! O primeiro que eu li foi a Morte de Ivan Ilitch e eu amei também!! É um livro bem impactante


Madu 03/03/2024minha estante
esse foi o único outro que eu li também!! hahaha os dois são muito bons né




spoiler visualizar
Ivna Lemos 16/02/2024minha estante
Também tive essa mesma impressão da parte dela! Fiquei triste pelo sonhador, mas ao mesmo tempo feliz pela Nástienka, por ter encontrado quem ela verdadeiramente amava e o objeto de sua espera! Já estive "na pele" dos dois e por isso senti esse misto de tristeza com felicidade; porque o Sonhador parecia amar mesmo a Nástienka, mas ela não parecia o amar - parecia amar o inquilino. De qualquer forma, um dos dois sairia infeliz dessa história...
E eu não imaginei que o inquilino voltaria pra ela! Achei que ele a tinha enganado, hahahaha!
Muito interessante como conseguimos extrair perspectivas totalmente diferentes de uma mesma história. ?


LangDLivia 16/02/2024minha estante
Kkkkkkkk verdade.
Mas eu fiquei com pena do narrador também, só achei que ele foi um pouco ingênuo em acreditar no amor dela sabe? De qualquer forma ele não teve muito contato com mulheres (pessoas no geral) pra saber se aquilo era genuíno ou não né


Ivna Lemos 16/02/2024minha estante
Sei sim! Mas acho que essa ingenuidade é aquela própria dos apaixonados kkkkkk, mas você tem razão!




5719 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |