Noites brancas

Noites brancas Fiódor Dostoiévski




Resenhas - Noites Brancas


5737 encontrados | exibindo 706 a 721
48 | 49 | 50 | 51 | 52 | 53 | 54 |


Deysiane 17/04/2024

Uma história curta, mas profunda e com escrita linda. Vale a pena reservar uma horinha para apreciar este clássico romance.
comentários(0)comente



nandaceci 03/05/2024

Tocante
Que diálogos tocantes! Que história bonita! Que momento vivido!

A escrita de Dostoiévski é inspiradora, um jeito lindo de narrar uma história nada cotidiana mas que ao mesmo tempo se parece tão comum; tudo isso com o mais puro sentimentalismo.

Você se sente parte daquelas tão aguardadas noites brancas, do encontro entre o Sonhador e Nastienka, dos momentos de felicidades e tristeza. Você sente o amor, a melancolia, o ódio e a incerteza que as personagens sentem. Final com uma reviravolta impressionante.

Tão lindo e bem escrito que me fez chorar.
comentários(0)comente



guirbs 04/05/2024

Meu primeiro contato com Dostoiévski e já me encontro rendido à inteligência dele, ele traz em uma novela personagens aprofundados e com sentimentos desenvolvidos em pouquíssimas páginas. Um sonhador que acorda por um momento para vida real. Sonhos, paixões, desilusões, solidões e amores, tudo imerso em uma mesma história. A narrativa se passa na cidade de São Petersburgo, no norte da Rússia, onde existem as tais noites brancas (o sol quase não se põe), só que o que mais interessa é a ambiguidade do título, pode ser tanto a localidade quanto a sensação do sonhador com a claridade que os diálogos com a Nástienka o traz. Complexo, fascinante e triste ? a dualidade do amor e outras coisas.

"Um novo sonho é uma nova felicidade! Uma nova dose de veneno delicado e sensual! Oh, que lhe importa nossa vida real!"
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



tha_rbrandao 15/04/2024

Nos sonhos, crio verdadeiros romances
?Há quem diga que ainda terei muito tempo para dormir depois da morte, mas quem disse que não estou vivendo enquanto sonho?? - Letrux.

Nas noites de verão de uma São Petersburgo do século XIX, onde a luz não nos abandona e a noite é clara como a aurora, o romance de quatro noites vivido por Sonhador e Nástienka tem tom lúdico e atmosfera onírica, enevoada pela sensação de que, com a cidade vazia, eles são as únicas pessoas no mundo. Me senti em um sonho.

Tudo pareceu surreal, de uma maneira meio embriagada; a maneira como Sonhador vê o mundo ao seu redor, em uma solidão tão plena que prédios e aranhas são amigos queridos, além da entrega com que se dá aos seus sentimentos chega até ser engraçada. Me peguei rindo da volúpia com que o homem se dá de boa vontade às paixões.

Já Nástienka foi uma figura meio ilusória para mim, tal como são as pessoas que compõem os nossos sonhos. Mas ao nível real, quando foi citada a idade dela, logo pensei: imatura. Uma garota nova demais, ingênua demais e desesperada demais para se apaixonar, uma combinação nada boa. E realmente, em algum lugar entre o amor, a insânia e a amizade, ela viu a responsabilidade afetiva, achou que era uma bola e chutou longe! Não consegui a perdoar, por mais que o próprio Sonhador não acuse-a.

Mas, por outro lado, acho que também me faltaria prudência e sensatez se caísse noite entrasse dia e tudo continuasse claro. Sei bem que de madrugada, quando tudo fica quieto, tendemos a ficar mais suscetíveis à confissões desvairadas, e não sei dizer se a luz de uma madrugada iluminada ajuda ou piora essa sensação. Sei que aqui, isso tornou o cenário perfeito para pessoas emocionadas exaltarem suas intensidades.

Eu esperava amar esse livro, mas por algum motivo eu apenas gostei. Se ele tivesse mais páginas provavelmente eu teria abandonado? Não sei dizer o que me desagradou, mas acho que como obra introdutória a Dostoiévski é um bom livro. Talvez foi o romantismo trágico? A maneira de escrever como se fosse uma pessoa com crise de ansiedade cuspindo várias palavras por segundo sem mal respirar? Não sei, mas de todo modo irei ler outros livros do autor e espero encontrar algo que eu verdadeiramente ame.
comentários(0)comente



Beatriz.Mello 15/04/2024

O livro dos emocionados
Se alguma vez na vida ja te colocaram como o ?emocionado?, saiba que você não é nada perto de Dostoiévski. Além de emocionado o personagem é completamente narcisista e egoísta, a Nastienka é outra desesperada por validação amorosa e carente.
Fofos ?
Nesse livro a gente consegue ver como certos problemas e traços de personalidades são atemporais.
Mas mesmo com essa perspectiva ruim dos personagens, eu amei. Porque ele é cru. No sentido de mostrar realmente a natureza humana, mesmo sendo um romance.

?E você se pergunta: onde é que estão os seus sonhos? aí você balança a cabeça e diz: como os anos passam depressa! E outra vez se pergunta: o que foi que você fez com os seus anos? onde você enterrou sua melhor época? Você viveu ou não viveu??
comentários(0)comente



Giovanna 15/04/2024

Que livro envolvente mds!! Eu amei os personagens e ao msm tempo senti desgosto pelas atitudes deles. Terminei e fiquei de cara
comentários(0)comente



Maria.Eduarda 15/04/2024

Porta de entrada desse autor
Caraca que livro insano, eu achei o autor muito doido e talvez um pouquinho emocionado, mas mesmo assim achei a leitura muito fluida, já quero ler mais dele
comentários(0)comente



Maara51 14/04/2024

"Ó Nástienhka! levamos uma vida lenta, monótona e vazia. Segundo ele pensa, estamos todos descontentes com a nossa sorte e atormentados pela existência..."
comentários(0)comente



Yanna 14/04/2024

Comecei esse livro por ?nos sonhos crio verdadeiros romances? e terminei ele destruída por ?É fácil se apaixonar por uma ideia?.

Dostoiévski foi capaz de descrever sentimentos e emoções que eu já senti (e com certeza você também) mas nunca consegui transcrever em palavras. É como se ele estivesse sentindo todas as emoções da humanidade e as tivesse colocado no papel.

O livro é curto, então, consequentemente tudo acontece muito rápido, mas isso só melhorou a experiência do livro, pois você vive um misto de emoções a cada página!

O plot desse livro é uma coisa tão besta e óbvia, mas ao mesmo tempo é algo tão triste e surpreendente que você não sabe se rir ou se chora. ?

Dostoiévski é genial.
comentários(0)comente



Julia 14/04/2024

Noites Brancas
A história é bonita, tem muitos detalhes que são diferentes do que eu estou acostumada com os livros contemporâneos mas se torna cativante por isso.
O final me deixou muito frustrada, pq não é um final feliz. Porém, os planos não
pareciam certos, parecia que ia dar tudo errado mesmo. E deu.
Gostei das explicações no final do livro e sobre o Dostoiévski, que é um grande autor. Por eu nunca ter lido nenhum livro dele antes, sendo esse o primeiro, não sabia os seus costumes e características mas gostei de ter uma analise das obras dele.
Minha nota é mais pela minha experiência com o livro e pelo meu gosto de leitura não ser esse.
comentários(0)comente



Comunista e fanfiqueiro 05/05/2024

Ri demais com o final KKKKKKKKK
Nossa, me apeguei muito a essa leitura! Me envolveu de uma maneira fantástica. As vezes era sim entediante ler aqueles parágrafos enormes, mas espero que nos próximos livros de Dostoievski continue sendo exatamente dessa forma. É como ler a alma de alguém, só que escrita em palavras. Não achei essa característica, do autor escrever muito sobre o que o personagem sente e vê, de todo ruim (como foi em madame bovary ?).

No geral, me senti como o próprio protagonista, observando outras pessoas viverem suas vidas e sentirem os seus proprios desgostos. E o final GENUINAMENTE me surpreendeu, gostei muito pois não estava esperando que finalizasse daquele jeito. Foi algo tão real, sabe? Você com certeza já viu ou vivenciou alguém ser descartado daquela mesma forma.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



alekele_ 14/04/2024

Noites brancas
Adoro Dostoiévski. Sempre gostei de seus livros. E este é especial, porque fala de sentimentos muito fortes que surgem em pouco tempo, e também porque este livro serviu de inspiração para uma das minhas trilogias do cinema favoritas: Antes do Por do Sol
comentários(0)comente



izzy 05/05/2024

O ultimo romantico dostoievski
Tadinho do dostoievski pra escrever um negocio destruidor desse tem que ter sofrido demais na vida n é possivel ser uma pedsoa feliz e escrever isso gente
comentários(0)comente



5737 encontrados | exibindo 706 a 721
48 | 49 | 50 | 51 | 52 | 53 | 54 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR