tha_rbrandao 15/04/2024
Nos sonhos, crio verdadeiros romances
?Há quem diga que ainda terei muito tempo para dormir depois da morte, mas quem disse que não estou vivendo enquanto sonho?? - Letrux.
Nas noites de verão de uma São Petersburgo do século XIX, onde a luz não nos abandona e a noite é clara como a aurora, o romance de quatro noites vivido por Sonhador e Nástienka tem tom lúdico e atmosfera onírica, enevoada pela sensação de que, com a cidade vazia, eles são as únicas pessoas no mundo. Me senti em um sonho.
Tudo pareceu surreal, de uma maneira meio embriagada; a maneira como Sonhador vê o mundo ao seu redor, em uma solidão tão plena que prédios e aranhas são amigos queridos, além da entrega com que se dá aos seus sentimentos chega até ser engraçada. Me peguei rindo da volúpia com que o homem se dá de boa vontade às paixões.
Já Nástienka foi uma figura meio ilusória para mim, tal como são as pessoas que compõem os nossos sonhos. Mas ao nível real, quando foi citada a idade dela, logo pensei: imatura. Uma garota nova demais, ingênua demais e desesperada demais para se apaixonar, uma combinação nada boa. E realmente, em algum lugar entre o amor, a insânia e a amizade, ela viu a responsabilidade afetiva, achou que era uma bola e chutou longe! Não consegui a perdoar, por mais que o próprio Sonhador não acuse-a.
Mas, por outro lado, acho que também me faltaria prudência e sensatez se caísse noite entrasse dia e tudo continuasse claro. Sei bem que de madrugada, quando tudo fica quieto, tendemos a ficar mais suscetíveis à confissões desvairadas, e não sei dizer se a luz de uma madrugada iluminada ajuda ou piora essa sensação. Sei que aqui, isso tornou o cenário perfeito para pessoas emocionadas exaltarem suas intensidades.
Eu esperava amar esse livro, mas por algum motivo eu apenas gostei. Se ele tivesse mais páginas provavelmente eu teria abandonado? Não sei dizer o que me desagradou, mas acho que como obra introdutória a Dostoiévski é um bom livro. Talvez foi o romantismo trágico? A maneira de escrever como se fosse uma pessoa com crise de ansiedade cuspindo várias palavras por segundo sem mal respirar? Não sei, mas de todo modo irei ler outros livros do autor e espero encontrar algo que eu verdadeiramente ame.