caiocorrea_art 05/01/2023
Complexo, revolucionário e científico
O Tao da Física, livro da década de 70 onde o físico Fritjof Capra faz um paralelo entre a física moderna e o misticismo oriental (como vocês podem ver na capa).
No livro ele da uma pincelada superficial em diversas filosofias místicas orientais, do confucionismo, passando pelo hinduísmo, budismo, zen entre outras, explicando um pouco suas origens e contextos históricos, e depois mostra como a física moderna vem fazendo descobertas que em muito se assemelham a muitos ditos da história antiga.
A ideia de tempo relativo, energia, unidade cósmica, matéria e não matéria. Todos esses assuntos e muito mais pela ótica dessas visões, até então, antagônicas e que se mostraram bem convergentes.
Independente de crenças, ideologias ou qualquer coisa do tipo (eu, por exemplo, não sou do tipo místico), é muito interessante ver como o que julgamos verdade, não passa de um ponto de vista de uma coisa linda e complexa chamada vida. Mostra como os conhecimentos são parecidos e como a principal característica da nossa espécie é a observação.
Tem uma parte do livro que ele entra bastante na parte técnica da física moderna e da física quântica, o que pode trazer um lado mais monótono pra alguns leitores. Porém acho que, em época onde a palavra ?quântico? está sendo utilizada de maneira excessiva, nos mostra um pouco dessa ciência que tanto tem trazido novos questionamentos.
Um livro curto mas pra ler com muita concentração.
Livre-se