Fugitiva

Fugitiva Alice Munro




Resenhas - Fugitiva


40 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Dilso 23/06/2024

Fugitivo...
Às vezes fico constrangido por ler tantos livros, mas o mundo quis assim: deter-me num cantinho excluído de tudo para vivenciar multi-universos, tal como os muitos de Munro... e perder-me nos 'sem/cem-tempo(s)' de seus contos bem engendrados e humaníssimos. Enfim, tornar-se um fugitivo.
Livro ótimo. Contos que flertam com o gênero novela e, acredito, se engordados nos interstícios, também dariam ótimos romances.
comentários(0)comente



Tina.Lilian 18/06/2024

A completude em uma narrativa curta
Alice Munro é magistral na arte de escrever contos. Merecidamente ganhou o Nobel de Literatura. Os contos desta edição são todos excelentes. 3 deles inspiraram Almodovar a fazer um filme, Julieta. E estes 3 são os melhores que já li da autora. Munro consegue nos prender em histórias que despertam emoções e fazem muito sentido com a realidade vivida por mulheres. Fala de tema sensíveis com profundidade para uma narrativa curta. Recomendo, leria de novo e daria de presente.
comentários(0)comente



Rodrigo Arlindo 06/06/2024

Já havia lido “Ódio, Amizade, Namoro, Amor, Casamento” uns anos atrás, hoje terminei “Fugitiva” e cheguei a uma conclusão: nunca me decepcionei com a leitura de nenhum conto de Alice Munro, a dinâmica narrativa da autora é “magnética”, densamente estruturada no “curto” espaço do conto, nunca falta “fôlego” e nunca “sobram arestas a aparar” no fim dos contos, parece que a autora é uma maestra do “compasso prosódico”. E esse ritmo está sempre ligado ao processo de transformar as “batalhas internas e externas” do cotidiano dos personagens em arte escrita. Em “Fugitiva” esse ritmo narrativo alia-se ainda a uma estrutura narrativa que adorei: acompanhar episodicamente, em períodos dispersos no tempo, a vida das personagens “fugitivas”. A sequência de contos (“Ocasião”, “Daqui a pouco” e “Silêncio”) e o intrigante conto “episódico” (há uma divisão temporal em “capítulos” dentro dele) “Poderes”, retratam como ao passar dos anos as suas protagonistas, Juliet e Nancy, respectivamente, realizaram suas “fugas”: da realidade, do papel “esperado” de uma mulher numa sociedade estruturalmente patriarcalista, de si mesmas. Enfim, em todos contos de “Fugitiva” a maestria rítmica com que Munro compõe suas curtas narrativas está presente para retratar a dinâmica vital das mais diversas “fugas” que uma mulher tem de empreender na vida.
Leitorconvicto 06/06/2024minha estante
Autora que ainda não conheço, mas já ouvi boas coisas


Rodrigo Arlindo 06/06/2024minha estante
Segundo livro que li dela, excelentes contos!


Leitorconvicto 06/06/2024minha estante
Gostos de contos, mas não é fácil fisgar o leitor de primeira




Michelle.Sabrina 06/04/2024

Livro incrível
Eu amei muito esse livro, o melhor do ano até agora! A escrita da Alice é maravilhosa, nos prende em cada conto e nos faz "querer mais". Este foi o primeiro livro que li desta autora, mas já coloquei outros na lista. Sou apaixonada por contos, ainda mais por esses tão bem escritos.
comentários(0)comente



Fabíola 28/01/2024

Não sou muito de ler contos, mas achei esta coletânea diferente. Comecei a ler para conhecer a trilogia que inspirou o filme Julieta, mas todos os contos são equilibradamente ótimos (e o primeiro, simplesmente sensacional). Recomendo muito! Não conhecia nada da Munro, mas quero conhecer mais. Muchas gracias, Almodóvar...
comentários(0)comente



vicareno 27/08/2023

Primeiro contato
Tenho que admitir que não foi uma leitura fácil. Questão de ritmo. Mas, e isso é certo, em dado momento de cada uma das histórias, Alice Munro conseguia despertar em mim um interesse voraz. Então parece, e escrevo enquanto reflito, parece que o "problema" é o ritmo dos inícios.
Tenho que dar um desconto: contos têm ritmo próprio, afinal cada um é uma história com início meio e fim. Não têm a mesma fluidez de um romance. Além disso vim de Annie Ernaux, Carla Madeira e Benjamin Labatut: só pedradas!
Enfim, pretendo voltar à escritora em algum lugar do futuro.
comentários(0)comente



Bibia Bolacha 09/06/2023

?O importante na vida, dizia Harry a Lauren, era viver no mundo com interesse. Manter os olhos abertos e enxergar as possibilidades - ver a humanidade - em todas as pessoas que você encontrava. Prestar atenção. Se havia alguma coisa que ele tinha para ensinar a ela, era isso. Prestar atenção.?

Alice Munro, mal te conheci e já te amo demais!
comentários(0)comente



Jacy.Antunes 28/05/2023

Põe na Estante
 

 As mulheres nos contos de Fugitiva estão sempre pensando em fugir do destino .Elas vivem
nas pequenas cidades canadenses na metade do século passado, canadenses, quando o papel da mulher na sociedade era bem limitado.

No primeiro conto, que dá nome ao livro, Clara, foge de um casamento infeliz . Em Silencio Penélope desaparece da vida  mãe Julieta .Em Paixão Doris volta à casa de onde fugiu para evitar o casamento sem amor.

Três contos : Acaso, Logo e Silencio tem como protagonista Juliete, em diferentes fases da vida. Adaptados para o cinema por Almodóvar, que conseguiu  proeza de transpor para a Andaluzia universo feminino de  Alice Munro.

Mesmo não sendo muito fã de contos, Alice Munro foi uma boa surpresa, e após a leitura de quatro dos seus livros, ela ganhou um lugar de destaque na minha  estante.
comentários(0)comente



Jaqueline 01/03/2023

Espero que esse seja apenas o primeiro de muitos outros contatos que terei com a obra da Alice Munro. A realidade crua com que os contos da autora são escritos me colocou em contato com um tipo de angústia diferente, uma que nos coloca diante de casos que poderiam ter acontecido conosco ou com pessoas próximas. Mesmo sendo histórias que se passam no Canadá em um período muito diferente do nosso, a autora consegue nos levar para dentro da história como se não houvesse barreiras tempo-espaciais. Normalmente tenho dificuldade para me conectar com histórias e personagens de contos, mas aqui foi totalmente diferente.
comentários(0)comente



Menina do rádio 29/12/2022

Não faz meu estilo
Assim que comecei a ler o livro, percebi ele não conseguia me prender, mas continuei lendo, por que eu sempre penso que vou me arrepender se não terminar e no final ser surpreendida com algonque me faça perceber que valeu apena, infelizmente não aconteceu com ele ?
comentários(0)comente



Ellen Rayane 10/11/2022

Gostei do livro... Mas parece q alguns contos acabam de forma tão repentina, sem um desfecho... Aí fiquei com vontade de saber mais dessas histórias!
comentários(0)comente



Demes0 13/07/2022

Bom, eis uma leitura que confesso foi um pouco arrastada! Acho que ela não faz muito meu sabor literário! Eu procurei porque é nobel e fiquei curioso.

O livro apresenta uma coleção de contos sobre situações corriqueiras, do dia-a-dia e apresentam perfis psicológicos, de relacionamento entre os personagens. Não podemos esperar muita ação ou trama nos desdobramentos das histórias, sob minha opinião.

Porém, creio que seja um livro para ler em um momento de descanso ou relaxamento! Não há situações impactantes ou chamarem atenção, como uma ruptura de situações.

Não fiquei interessado por outros livros dela! Não está em meu interesse! Se tiver algo idiossincrático dela que não citei, por favor, ajude a entender melhor Alice Munro!
comentários(0)comente



Karen 08/06/2022

Surpresa BOA!
Este foi o meu primeiro contato com a autora e me apaixonei já no primeiro conto - título do livro.
Nunca fui amadora de contos, mas me arrisquei com Alice Munro e ainda bem que me arrisquei!
Do início ao fim, todos os 8 contos são ótimos! Uma constante de qualidade das histórias.
"- Europeu - disse Harry. - É a cultura deles. Eles não se sentem obrigados a sorrir o tempo todo".
comentários(0)comente



afarialima 20/02/2022

Não é meu livro favorito, tive dificuldade de me conectar com as histórias e cenários, por se passarem no Canadá nos anos 50 e 60. Mas são contos muito interessantes (alguns mais), que tem mulheres protagonistas e que abordam temas como solidão, juventude, decepções, azar, abandono, entre outros. É uma leitura interessante.
comentários(0)comente



40 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR