labbacchio 10/01/2022
Raindrops are my only reminder that clouds have a heartbeat
Cara, eu não esperava gostar tanto desse livro.
Sendo bem honesta, nos últimos dias tenho estado péssima para ler ? comecei uns 5 livros e não passei nem de 15% ? ?, então nem achei que fosse ler esse rápido ? principalmente porque vi gente dizendo que era super cansativo. No entanto, pelo visto, estava bem enganada. Resolvi ler Estilhaça-me às 23h, sem esperar absolutamente nada dessa leitura, mas quando percebi eram 4 da manhã e já havia acabado.
Estilhaça-me é simplesmente incrível. Diferente do que vi muitos dizendo, para mim foi uma leitura rápida e fluida, e não demorei muito mais que 4h para acabar ? isso porque fiz umas pausas, senão seria menos. O livro é bastante introdutório, então não sei exatamente o que esperar dessa saga, mas, ao menos nesse livro, a ideologia me pareceu bastante original. Ademais, no quesito desenvolvimento o livro não tem lá nenhuma evolução bombástica, mas mesmo sendo meio parado ? exatamente por ser introdutório ? a escrita me prendeu bastante. E, claro, não posso deixar de citar os personagens e as críticas sociais. No quesito personagens, até agora não me envolvi drasticamente com ninguém, mas alguns me parecem ter bastante potencial. E, sobre as críticas sociais, pode-se dizer que as achei interessantes.
Bem, agora que já resumi tudo que vou falar nessa resenha, vou falar detalhadamente de cada ponto que citei ?.
Primeiro ponto: ideologia original. Bem, como já citei anteriormente, o livro é bastante introdutório, então não posso dizer com exatidão que a ideologia vai seguir nessa linha. Todavia, por agora, posso afirmar que não me pareceu nem um pouco genérica. Sabe aquele primeiro livro de saga que você lê e não tem a mínima ideia de como irá ser a continuação? Então, esse é bem assim ? e eu amei isso. Achei o conceito realmente original e acho que nunca havia visto nada parecido. Muito bom mesmo, juro.
Segundo ponto: desenvolvimento razoável. Bem, não dá para dizer que o livro teve um desenvolver tão imenso ou cenas tão relevantes, mas também não observei falhas no sentido coisas repentinas ou aleatórias. Tudo ocorreu de forma plausível.
Terceiro ponto: leitura rápida e escrita envolvente. Para quem gosta de sagas, vocês sabem que não é sempre que um primeiro livro prende já de início. Entretanto, Estilhaça-me me prendeu. A leitura foi bem gostosinha, e quando percebi já havia acabado o livro.
Quarto ponto: personagens com potencial. Olha, é um fato que não me envolvi muito com ninguém, mas realmente acho que os personagens tem muito potencial. Acompanhar os pensamentos de Juliette ? inclusive, KKKKKKKKKKKKKKKKMANO, QUE ÓDIO, EU FICO PENSANDO NA MULHER DO BBB QUE CANTA MÚSICA NADA A VER DE FAROFA ? é simplesmente perfeito. Ver a forma dela de enxergar o mundo é incrível. Aliás, eu falaria de outros personagens, mas, por agora, não confio em ninguém ?.
Quinto ponto: livro relativamente parado ? sim, já citei isso mais de uma vez, mas decidi aprofundar pelo simples motivo de: a resenha é minha e eu faço o que eu quiser ?. De fato a leitura, para mim, foi bem rápida, mas durante todo o livro não houve nenhum acontecimento bombástico nem nada do tipo. Realmente tem uma vibe muito introdutória, e o fato de ter prendido tanto minha atenção mesmo sendo parado assim me surpreendeu bastante.
Sexto ponto: críticas sociais interessantes. O livro não conta com nenhuma crítica tão explícita, mas reparei em certa alusão à manipulação governamental. Achei super interessante a forma como livro abordou esse tema, mesmo que implicitamente. Realmente é uma crítica bem necessária no contexto atual, mas não vou entrar em detalhes sobre minha opinião política no meio de uma resenha de um livro distópico. Outrossim, também reparei em críticas ao desmatamento e ao aquecimento global, que também são temas muitos necessários.
Hm, em relação à recomendação, eu realmente achei bastante recomendável. Devo admitir que sempre fico com um pé atrás pra indicar livros de saga sem ter acabado a saga, mas ao menos desse eu gostei bastante. De verdade, acho que essa saga tem muito potencial para entrar para as minhas favoritas.