bella 05/09/2022
Comecei a ler por curiosidade porque eu ganhei, e resolvi que usaria para apurar meu senso crítico, já ciente da breguice, e da qualidade levemente duvidosa do romance. Entendo completamente que foi uma questão de espaço e tempo, e que se eu fosse um pouco mais nova e estivesse no ano de lançamento eu poderia muito bem-estar apaixonada pela saga. Mas não é o caso, e depois de zoar bastante por motivos óbvios acabei lendo com esse atrasp surreal, porque fazer o que né, tem que experimentar.
Acabei me rendendo ao audiobook durante a leitura porque me entediava com uma facilidade surpreendente. O começo é extremamente monótono, tipo sinceramente eu não me importava com o cotidiano chato e repetitivo da Bella. Ela ia para a escola, falava do carro dela, ficava no estacionamento, interagia com as pessoas, chamava a atenção de TODOS os meninos, sendo que sinceramente ela é toda sem sal e um tiquinho antipática jesus, COMO que despertava tanto interesse. E aí vinha o Edward, que à medida que ela o conhecia ele só ficava mais perfeito e era cada vez mais endeusado, e tipo, eu entendo que essa era a proposta por ele ser um ser sobrenatural, mas eu não suporto isso. Tipo, eu amo um defeito, um ponto fraco aqui e ali e é literalmente só a bella falando do quanto ele é bom em absolutamente tudo e ninguém o supera. Aí, sinceramente.
E o romance aconteceu MUITO rápido. Existia essa obsessão perdoável dela com ele, por conta dos mistérios, e isso até que me intrigava, mas tudo era tão fácil, ele era tão fácil, cedia tudo, e em questão de segundos eles estavam apaixonados. E eu não entendia COMO, os únicos momentos que aquele casal tinha alguma química era quando tinha uma implicância que aconteceu umas duas vezes o livro todo, o resto era tudo muito meloso, e estranhamente intenso pra pessoas que mal se conheciam de verdade. Não dava para sentir nenhuma ligação entre os dois, só uma dependência absurda e exagerada. E eu detesto a dinâmica dele ser extremamente mais velho, experiente e protetor, enquanto ela é menor de idade, exageradamente desastrada e um imã de perigos. Me irrita isso, essa história de salvador, e a forma como os dois são rendidos um pro outro, num amor surreal que nem tem fundamento.
Se tivesse mais mistério, mais conflito, um segredo horrível dele, um conflito moral, o mínimo de medo dela ou qualquer reflexão sobre o fato dele ser um vampiro, o que é facilmente aceito por ela, seria muito mais interessante. Mas o romance é fácil e sem graça, e depois é só açúcar concentrado. Agora, algo que me agradou no enredo e me despertou curiosidade foi o passado e a família do Edward no geral, eu passaria mais tempo lendo sobre eles com certeza. Gostei de toda dinâmica, e de entender a trajetória, e eu gosto da ideia de seres imortais vivendo na terra a tanto tempo, então eu realmente ficava interessada.
E quando eu achava que a história continuaria monótona, teve a construção de um clímax que eu realmente gostei. Achei algumas cenas bem-feitas, no sentido de criar tensão, como aquela da ligação. A linguagem do livro em si era muito boa, e as descrições exageradas só aconteceram vez ou outra, nada muito grave, e a escrita era bonita, de fato. Mas agora, no final, ela já ter certeza de que queria se tornar uma vampira? Ah, tenha santa paciência. Se ela já tivesse se tornado eu ia xingar tanto esse livro, mas tanto. Como que a menina já quer abandonar toda a família dela por causa desse macho. Fora o fato de que eu não consigo DESCREVER a personalidade deles direito, devem ter umas 4 características, no máximo, e nenhum fato interessante, nada muito marcante. Como é o primeiro livro da saga até que dá para dar um desconto, se não fosse o fato de que tinha espaço para um desenvolvimento e detalhamento melhor que não aconteceu. É literalmente um livro cotidiano, mas todas as interações dos dois eram pautadas nessa paixão indomável e nesse desejo e afeto criados do nada.
Enfim, li crepúsculo para aprender a reclamar de livro com fundamento. Me arrependo? Não. Foi exatamente como eu esperava, tirando um detalhe que é o de que deu vontade de saber mais da história por que eu preciso saber O QUE mais pode acontecer com esse casal em mais 3 livros, quando na metade do primeiro livro para mim já podia acabar, mas eu não vou perder meu tempo lendo, vou para os filmes mesmo. Enfim, deu no que deu. Foi interessante quando dava.