A árvore que dava dinheiro

A árvore que dava dinheiro Domingos Pellegrini




Resenhas - A Árvore Que Dava Dinheiro


208 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Vinidelima 13/02/2023

A vida é um buraco - disse um velho suspirando.
- E viver é ir cavando cada vez mais fundo - disse o outro levantando e pegando a cadeira - até que o buraco fica pronto e a gente deita dentro.
comentários(0)comente



Isadora Silva 31/01/2023

Me surpreendeu
A árvore que dava dinheiro é uma novela de Domingos Pellegrini e esse autor costuma escrever histórias muito boas que mesmo direcionadas ao público juvenil acabam encantando adultos.

Nessa história nós vamos parar na cidade de Felicidade, um lugarzinho esquecido no mundo. Após a morte de uma pessoa importante na cidade as coisas mudam. Em seu leito de morte ele dá três sementes aos moradores e pede para que plantem na praça da cidade, assim eles o fazem e temos depois são surpreendidos por uma espécie de árvore diferente, dos seus galhos nascem dinheiro vivo. A partir daí a cidade entra em polvorosa, menos o açougueiro que acha a situação toda muito estranha. Como pode dinheiro dar em árvore? Dinheiro dura pra sempre? O que fazer com tanto dinheiro?

O livro tem um enredo rápido e bem escrito. A história discute pontos importantes de madeira leve e contagiante. Me surpreendeu e eu recomendo muito a leitura.
comentários(0)comente



Aioon 24/12/2022

Início
Foi o primeiro livro que li, o primeiro que tive interesse e minha porta para este mundo fantástico.
comentários(0)comente



Clio0 19/11/2022

Esse é um dos meus livros favoritos.

Domingos Pellegrini conseguiu fazer aquilo que a maioria dos escritores infanto-juvenis almeja: criar uma história dinâmica com uma lição de moral latente.

Na pequena cidade de Felicidade, a maioria da população vive pobre, mas com uma vida relativamente feliz. Contudo, a pessoa mais rica da cidade - o velho - está prestes a deixar a vida miserável que leva e a legar tudo a seus inquilinos e devedores.

Sua morte causa uma festa na cidade, e esse desrespeito será pago nos acontecimentos seguintes, quando uma árvore que dá dinheiro é plantada a pedido do falecido na praça da cidade.

Os personagens que aparecem não tem nome, apenas funções: o pai, o açougueiro, o quitandeiro, o menino, etc. Essa despersonificação tem motivo - qualquer um poderia ser seduzido pelo brilho reluzente do ouro, ou melhor, do verde das notas.

O velho é uma clara inversão de Scrooge, o velho rico e sovina que é ensinado sobre caridade e empatia na véspera de Natal na obra de Charles Dickens. Não é necessário conhecer esse, mas torna a leitura mais rica.

É um ótimo livro e a história se sustenta mesmo nos dias de hoje. Não recomendo para crianças abaixo da faixa dos oito simplesmente porque uma certa noção matemática é necessária.

@tigloko 19/11/2022minha estante
Interessante esse livro ser uma inversão do livro do Dickens, me interessou muito!!! Ótima resenha ?


Mawkitas 09/03/2023minha estante
É um dos meus livros preferidos também. Releio de tempos em tempos.


JoAo366 15/12/2023minha estante
Achei o meu hoje, ganhei em um evento de soletrar quando era criança e até hoje não li, depois dessa resenha concerteza irei lê-lo.


Moura.Souza 25/02/2024minha estante
Esse livro é muito interessante faz tempo que li.




juju 12/11/2022

"Amanhã é outro dia. Hoje não pode ficar pra amanhã."
Domingo Pellegrini fez um trabalho incrível com esse livro, com apenas poucas páginas e palavras simples, uma história engraçada e ao mesmo tempo reflexiva, que te prende do começo ao fim. A árvore que dava dinheiro! Todo mundo já deve ter ouvido coisa do tipo "ah, vc acha que dinheiro cai de árvore?", e em Felicidade realmente cai rs. O que você faria se encontrasse uma árvore que dá dinheiro? É algo a se pensar. O livro reflete um pouco isso, como as pessoas reagem ao dinheiro, e o que fazem, como mudam. Enfim, um livro muito bom, super recomendo.
comentários(0)comente



Luh 03/11/2022

Nah
muitas informações faltando (de onde o senhor tirou as sementes?), e descrições da cidade muito longas (3 páginas pra descrever os comércios, sério?), mas a ideia é legal, e é uma forma rápida (mas cansativa) de "ensinar" economia, mostrando oq aconteceria se de repente existisse mais dinheiro do q conseguimos sustentar. Pra um livro de leitura que pediram na escola, minha nota é um 2.5.
comentários(0)comente



Adilson22 27/10/2022

Um bom livro. Gostaria de ter lido ele na infância. Poderia ser bem útil. Livro simples e interessante. Recomendo.
comentários(0)comente



Menina Ciria 25/10/2022

Escrito em 1981 o livro A árvore que dava dinheiro conquista os jovens até hoje. A história se passa no município de Felicidade onde as pessoas são pobres e pacatas. Uma arvore é plantada na praça e começa a dar dinheiro. Os moradores de felicidade são abduzidos pelo poder de ter muito dinheiro e passam a comprar de tudo em muita quantidade. A cidade vira outra até descobrirem que o dinheiro se desfaz quando chega na ponte. Todos aprendem uma grande lição.
comentários(0)comente



Bia <3 23/10/2022

Também já li duas vezes para a escola. Gosto muito dos temas abordados como o consumismo desenfreado e educação financeira.
comentários(0)comente



Vaz Terra 03/10/2022

A árvore que dava dinheiro
Esse é um livro excelente com muito a mostrar sobre a ganância e loucura do ser humano quando se trata de dinheiro,li para a escola e gostei,por eu ter tido que fazer uma prova sobre ele, influenciou a minha nota kkkkkkkk
comentários(0)comente



Rebeca 19/09/2022

Lembranças
Li esse livro quando estava no Ensino Fundamental, não me lembrava dele até o determinado momento, foi um livro perfeito lembro-me que na época eu só começa a apreciar os livros quando eles chegavam a metade ou até mesmo tempos depois que eu terminava de ler.
Adoro a obra e recomendo para quem está iniciando a leitura.
comentários(0)comente



Vitoria 17/09/2022

Surpreendentemente interessante ??
Apesar de parecer um livro infantil e ser um pouco verdade, é um livro que nos faz pensar no mundo de hoje em dia, a ganância nas pessoas, e a humildade em alguns é realmente algo que me deixa pensativa, li esse livro através da minha professora de português que me emprestou, e quando comecei a ler realmente não achei interessante mas na minha opinião começa a ficar legal a partir da página 16, onde a árvore começa a crescer.
Eu achei o final interessante também, ficou um pouco aberto o final, sem uma explicação do que aconteceu depois mas mesmo assim é um bom final.
Recomendo muito esse livro para leitores iniciantes, já que é um livro de poucas páginas, uma leitura rápida mas ao mesmo tempo não deixa de ser uma leitura interessante com uma boa história.???
comentários(0)comente



Sofy 12/09/2022

A árvore que dava dinheiro
No começo tava bem com o pé atrás com esse livro (trauma de outros livros que li pra escola) esse conseguiu me entreter, no início a escrita era bem rebuscada, mesmo no final o autor dizendo que fez uma escrita super fácil e compreensível para as crianças (achei um pouco de hipocrisia inclusive), mas foi um livro legal e bom para conhecer mais da literatura nacional, recomendo




















___________spoiler____________

O livro é dividido em 7 partes:
As sementes
As árvores
As flores
Mais flores
E mais flores
O pó
Os frutos
Enredo: a história conta de uma cidadezinha chamada felicidade, a mais pobre do país, localizada entre morros
O proprietário de mais da metade da cidade é um velho rico e miserável, onde usava um par de chinelo e outro de sapato, para os sapatos duraram anos. Quando esse velho morre de derrame, infarto e inicio de uma pneumonia é plantada uma árvore com 3 sementes que ele deixou, mas só uma floresce, dando dinheiro, e a cidade fica enlouquecida
O autor desse livro é Domingos pellegrini, e a editora é a Atica, temos de reflexão que a ganância e a obsessão não nos ajuda, vemos que quando isso ocorreu com os moradores de felicidade, eles só pensavam no dinheiro, mas não se divertiam mais como antigamente, pelo contrário, estavam afundados em dívidas.
comentários(0)comente



euu..heloo 11/09/2022

Tava chato, porém me interessou muito depois ?
A mensagem do livro pra mim é "O fruto da simplicidade é doce,mais o da ganância é amargo,pois as vezes pela ganância deixamos de viver e relembrar os bons momentos!
Um livro que comecei a ler por conta de uma prova!!Isso mesmo uma prova, amanhã tem uma desse lindo ?
Teve 3 fases, a cidade sem graça,empacada, do dinheiro e dos turistas! E a que me mais me interessou foi a do dinheiro,no final o dinheiro era falso e era só pisar no final da cidadezinha de felicidade que ele evaporava!
Tudo que é bom dura pouco,mais esses dinheiro achei que durou foi muito hein,pq foi cada árvore plantada que Jesus!As pessoas fizeram seus negócios, compravam tudo que viam pela frente,menos a felicidade!
Teve tbm grandes inflações ???
E o porquinho tadinho! Não merecia! Só queria saciar sua fome!
comentários(0)comente



Gab Fusaite 24/08/2022

Nostálgico
O primeiro livro que eu li na vida, tenho muito carinho por ele ?? talvez relendo hoje em dia eu tivesse alguns pontos a discutir, preciso pegar novamente para ler
comentários(0)comente



208 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR