Bruno Leandro 13/07/2011
Será que dinheiro traz mesmo felicidade?
Um homem morre e deixa de herança sementes para a cidade. Apenas uma das sementes vinga e, tempos depois, descobre-se que seus frutos são os mais incríveis possíveis: dinheiro, especificamente notas de dinheiro. A novidade causa alvoroço na cidade e todos pensam que ficarão ricos com facilidade. Apenas três pessoas discordam disso e todos acham que eles estão loucos. Mas, será mesmo?
Este livro é uma mistura de fantasia com crítica, ou eu achei que fosse. O autor parece querer dizer que dinheiro não pode cair do céu e que, com certeza, não traz felicidade. A riqueza dos habitantes da cidade se prova efêmera e todas as brigas, conflitos e confusões que se estabelecem por causa da árvore de dinheiro se provam um malefício a todos.
A história, como todas as da série Vagalume, é simples e cativante. Aliás, simples e cativante são palavras em que eu sempre penso para os livros dessa coleção, que me trazem uma certa nostalgia a cada vez que os releio. Enfim, mais um livro que vale à pena ser lido, pois traz grandes e emocionantes lições de vida.