SouDulce 12/10/2024Quem brinca com o fogo somos nósDepois dos eventos do primeiro livro Salander se afasta de Mikael e faz uma viagem ao exterior, enquanto a Millenium está envolvida em uma nova edição especial sobre o tráfico de mulheres na Suécia. Quando uns assassinatos acontecem, esses personagens serão tragados por vários problemas e dilemas da vida contemporânea.
Essa é uma releitura do livro (a primeira foi na edição portuguesa) e o impacto da construção que Larsson faz das questões da sociedade contemporânea mesclado com um suspense de perseguição é fantástico. Aqui o romance começa aos poucos, o autor vai apresentando novos personagens, atualizando os já conhecidos e principalmente Lilisbeth, a personagem fabulosa do primeiro livro, vai ganhando mais tempo e contexto para entendermos sobre ela. Tudo com uma calma que às vezes pode entendiar. É o modo de Larsson nos preparar para o que está por vir.
Então acontece o assassinato, e somos enredados por uma série de acontecimentos, reflexões sobre a polícia, o aparelho do estado, a imprensa e de um modo geral toda essa sociedade do espetáculo que não perde oportunidade de marginalizar aqueles que são diferentes e julgar tudo por qualquer coisa. Mas tudo isso numa bela construção de romance policial que nos faz correr as páginas com pressa para saber o que vai acontecer. Perfeito. É aquelas continuações que vale existir. Super recomendo.