spoiler visualizarLila.Leitora 08/06/2023
Uau
Não verás País Nenhum é uma distopia, passada na década de 80, no Brasil. Distopia: lugar ou estado imaginário em que se vive em condições de extrema opressão, desespero ou privação; antiutopia, A distopia caracteriza uma sociedade imaginária tenebrosa, uma utopia negativa. Nesta o Brasil, se resumiu a São Paulo, por que o resto foi vendido ou destruído, tipo a Amazônia que virou deserto de tanto que desmataram, o nordeste virou pura areia e o mar contaminado.
Alguns pontos:
1. ?E quando cheguei aqui nesse cabo, o cheiro das flores ou das árvores da terra vinha tão bom e suave que era a coisa mais doce do mundo?
Um alvará, da coroa portuguesa, vinha esse E grande e enfeitado, que começava a frase eu o rei. UM alvará é um documento ou declaração governamental que autoriza um ato. Neste caso a proibição do corte das arvores de mangue para o uso da casca já que a casca, com mais de 30% de tanino, é largamente empregada na industria de curtume, conferindo aos couros bela coloração amarela, só podia usar as cascas que caissem. Não há como saber se este alvará realmente existiu, procurei em vários lugares e nesta data de 9 de julho de 1660, não achei nenhum com este assunto. Embaixo vem a resposta do conde de oeiras, uma posição política da época. Tudo escrito em português de portugal, sem nenhuma tradução.
2. O livro foi publicado em 1981 e nesta época estava acontecendo a ditadura, que durou de 1964 até 1985, o livro claramente critica a ditadura, sendo provavelmente censurado. Loyola o autor já havia sido censurado outras vezes.
Além de mostrar no livro coisas da realidade, como o fato de o Esquema controlar tudo, de profissões serem caladas, pessoas perseguidas, gente achando a ditadura boa por que era manipulado pelas mídias. A questão ambiental está bem presente também. Um exemplo éque nolivro ele cita algumas notícias que circulavam antes de a Amazônia virar deserto. Página 57 e 58. ??Toque sua boiada para o maior pasto do mundo?, incentivava uma propaganda de 1972. Adivinha qual era o maior pasto do mundo? O texto publicitário explicava: ?Na Amazônia a terra é barata e sua fazenda pode ter todo o pasto que os bois precisam. Sem frio ou estiagem queimando o capim, o gado fica bonito de janeiro a dezembro.?
Em outra propaganda, as empresas que faziam investimentos na região eram exaltadas. A peça mostrava a foto de um boi e dizia que era um ?Volkswagen produzido na Amazônia?. A empreiteira Camargo Corrêa também era citada como um exemplo de patriotismo por levar o desenvolvimento econômico para a região.?
3. O livro fala também sobre não existir mais animais ou indios, nesta época muitas coisas contribuíram para uma matança de indígenas como:A construção da br 210, o projeto radam para mapear os recursos da amazonia, br 174, o livro tratou de forma sutiu, mas se prestar bem atenção, tudo estava refletindo a realidade e apontando para o futuro caótico, que seria consequencia.
4. Tudo artificial
O primeiro agrotóxico surgiu na primeira guerra mundial, o que podia matar gente, podia matar insetos, modificaram um pouco e começaram a usar na agricultura, o primeiro veneno foi o DDT?um composto orgânico, muito usado bem antes de analisar os seus riscos ambientais. Em 1962, foi escrito a Primavera silenciosa nos EUA, criticando o uso excecivo, principalmente o DDT sem controle. Na década de 70, na guerra do Vietnã, as florestas e as pessoas, muitos foram contaminadas por estes venenos. No Brasil ficou evidente na década de 60, sendo o maior consumidor da América latina. O DDT foi proibido na década de 70, mas no Brasil só em 1985 e definitivamente em 1998. Os danos a saúde não foram totalmente mensurados, no livro muitos estão morrendo, doentes, expectativa de vida curta, contaminados. Por mercúrio e agrotóxicos, as plantas e animais extintos. Agora as comidas são industrializadas, facticias. Em uma hora do livro, página 85 o Souza foi com a mulher na loja e os cheiros artificiais do Brasil são todos ruins, pq aqui já não havia algo de bom.
5. Realidade
O sobrinho e Souza nunca se deram bem, pois o sobrinho faz parte do Novo Exército e acha que a realidade está ótima e que o esquema faz o melhor que pode. Será por causa da manipulação das mídias? Assim como no livro na realidade muitas pessoas achavam que a ditadura foi uma época segura, de grande avanço econômico. Mas houve grande violência, fome e pobreza, mas a mídia controlada pelo Estado opressor não noticiava tudo.
Também há pessoas que veem a realidade e não sabem ou não querem se esforçar para mudar, se acomodou.
6. O sertão vai virar mar
O beato Antônio Conselheiro é o autor da profecia de que ?o sertão vai virar mar?, proferida em 1833, quando o beato cearense de Quixeramobim fundou o Arraial de Canudos, no sertão da Bahia, que viria a se tornar o histórico palco da Guerra de Canudos, relatada por Euclides da Cunha em ?Os Sertões? e que tinha como contendores, de um lado, os seguidores do beato e, do outro, as forças do Império, na segunda metade do século XIX.
Porém no livro o sertão foi dominado pela areia do deserto amazonico. Os rios secaram. E po resto de mar está contaminado.
7. Moralidade ou não
Em uma parte do livro, o Tadeu está levando o Souza a uma reserva que ele e umas pessoas estão reconstruindo, mas quando chegam la os homens dos acampamentos, invadiram destruiram e comeram os animais extintos. E vem o questionamento no livro de o que vale mais a preservação dos animais ou os homens esfomeados, o próprio livro responde que isso não é nem uma escolha, e uma condição anormal. E isso é mais uma característica da distopia, o que moral e imoral fica meio turvo, a linha entre os dois quase desaparece.
8. O que fizeram
o livro é pura crítica e vc encontra coisas tipo
9.
À dolorosa luz das grandes lâmpadas eléctricas da fábrica
Tenho febre e escrevo.
Escrevo rangendo os dentes, fera para a beleza disto,
Para a beleza disto totalmente desconhecida dos antigos.
Alvaro Campos, um dos 3 principais de heterônimos Fernando Pessoa. O poema todo é muito bem complexo, vale a pena ler. No livro o Souza usa a primeira frase do poema para falar que antes ele sonhava com uma luz intensa, e depois virou somente uma luz amarela de fábrica, mas que encontrando Tadeu, e o incomodo do furo ele está começando a ver que tudo pode ter sentido de novo.
?. o furo
O livro e um pouco cansativo mas vale a pena, loucura.