spoiler visualizarBeuruna 24/10/2024
Um ótimo livro, porém pesado de se ler
Eu pensei que não ia gostar desse livro por conta de ele ser em quadrinhos (não sou muito fã do gênero) mas confesso que gostei bastante!!!
Quando eu percebi que essa história na verdade é a biografia do autor isso explodiu minha mente (sou lerda e percebi bem depois) pq como a história do Vladek se desenvolveu parecia muito forçado, tipo, como se acontecesse as coisas mais absurdas para que fosse possível o protagonista sobreviver, e saber que vem de uma autobiografia e que parte daquilo pode ser verdade mudou completamente minha visão acerca disso.
Outro ponto que me chamou muita atenção, foi o fato de no regime n4z1st4 a questão da classe social ela não importar. O pai e a mãe de Anja foram levados para o campo de concentração apesar de serem de uma família rica e Influente, e uma coisa que Vladek diz sobre esse acontecimento me chamou bastante atenção: "Ele era milionário e nem isso salvou ele" isso teve um impacto em mim, pois sempre pensamos que estar em uma posição social maior sempre trará benefícios. Porém, não se pode negar que o "bom nome" da família de Anja e Vladek o livrou de diversas situações, pois por conhecer muitas pessoas que tinham influência, eles acabaram tendo muitos "privilégios" por conta de sua influência antes da guerra, mas não posso deixar de destacar que o Vladek era muito sagaz em suas ideias para se manter vivo.
Umas das cenas que mais me abalou foi a da morte do Richeu, essa cena me impactou muito, e logo após tem as imagens dos militares jogando crianças contra a parede, achei muito forte me fez refletir em como isso pode ter acontecido com muitas famílias naquele período. Sem contar o tanto de pessoas mais velhas que também foram levadas apenas por serem "inútil" para o governo.
E uma coisa que achei interessante na obra foi mostrar os impactos pós-guerra na vida daquelas pessoas. Por exemplo, o fato do Vladek ser pão duro, não querer investir em nada e apenas guardar é um reflexo dos tempos que ele passou sem ter nafa por conta da guerra. Ele ser rac1st4 penso que também seja um reflexo, não deixa de ser um pouco irônico, mas acho que o período de guerra influenciou para aqueles pensamentos dele, não quero justificar o fato de uma pessoa ter ações terríveis, inclusiva acho bem uma hipocrisia, que até o próprio Archie diz para o pai que ele age da mesma maneira que os N4z1st4s pensando dessa forma.
No geral, achei um ótimo livro, porém pesado de se ler, pois as imagens contribuem bastante pra criar um impacto maior na narrativa, mas acho esse livro de extrema importância, pq apesar de ser um pouco pesado, traz de maneira muito simples como foi aquele período e como isso afeta as pessoas mesmo após a guerra.