Sunny 19/10/2024
Subsistência
MAUS, uma arte em quadrinho de Art Spiegelman, que conta a trajetória de sobrevivência na Segunda Guerra Mundial e no Holocausto em fatos de seu pai, Vladek Spiegelman, além de haver citações sobre sua mãe, Anja, e seu irmão mais velho Richieu. Trata-se de uma obra extremamente impactante e direta, que traz um envolvimento ao leitor.
"Ele era milionário, mãe isso não salvou seu vida." - página 117
MINHA OPINIÃO: contém spoiler
Li mais por recomendação e pelo assunto didática ter sido justamente Segunda Guerra Mundial, estava esperando ler mais rápido, no entanto até que demorei, mas por culpa minha, porque o livro é bem desenvolvido e bem impactante.
Primeiro eu estava tentando entender os personagens apresentados como animais, mas depois compreendi tudo.
Eu fiquei com muita pena do Vladek, não posso mentir, toda aquela relação dele com o filho é resultado de um longo processo traumático na vida dele, assim como também eu entendo que a Mala, por exemplo, não merecia sofrer com essas sequelas.
Na minha opinião o amor do Vladek com a Anja era tão verdadeiro, ambos terem enfrentado o Holocausto, Auschwitz, apenas de saberem que o outro estava vivo eles tiveram mais esperança de viver.
"Sei que isso é insano, mas de alguma forma gostaria de ter estado em Auschwitz com meus pais para que eu pudesse de fato saber o que eles viveram! Acho que é um tipo de culpa por ter tido uma vida mais fácil do que a deles."
Quando vi essa frase do próprio autor me despertou uma agonia, porque eu entendo, mesmo não tendo presenciado tão perto essa situação, o fato de o próprio Art precisar de tratamento psicológico, a guerra tem muitas vítimas, vai muito além de um momento histórico.
Enfim, ver a decadência do Vladek enquanto a história vai passando é tão triste, até o fim o pai confundir o nome do filho com o Richieu que já havia falecido (porque a mulher deu veneno para ele).
Eu não gostei de ter vários nomes no quadrinho, esqueci boa parte deles e tinha que voltar para ver quem eram...
?Amigo? Se você trancar dois juntos em uma sala sem comida por uma semana... aí você verá o que é, amigos!?
Ele falando para Anja, no estado de sobrevivência as pessoas viravam animais selvagens e era o que ocorria quando um direito substancial é negado para o ser.
PONTOS ABORDADOS: spoiler
1. Holocausto e Segunda Guerra Mundial
2. Morte e suicídio
3. Fome
4. Guerra, assassinatos e torturas
5. Doenças e perdas
ENSINAMENTO: spoiler
Acredito que esse livro fez eu me sentir extremamente privilegiada, deu até um medo e, ao mesmo tempo, um repúdio do ódio que era disseminado sem nenhum motivo, apenas de seres humanos para outros seres humanos. Fiquei com medo de tudo que li, por inúmeros momentos me senti na pele do personagem, invadiu o terror em mim.
Livro em quadrinhos muito bom, recomendo.