gabrielleabr_ 27/12/2023O poder do desenho para ilustrar um horror vividoEu não conhecia ?Maus? antes de ler. Visitei um amigo que tinha o livro na estante e a suástica na lombada chamou a minha atenção. Pedi emprestado e devorei rapidamente.
?Maus? conta a história de Vladek, pai de Art Spiegelman, o autor da obra. Ele é um judeu polonês que viveu durante a 2ª Guerra Mundial e os horrores dessa época. A diferente dele para os outros um milhão de judeus, é que ele viveu para contar a sua história.
A obra diferencia judeus, alemães e poloneses por meio de animais, sendo eles o rato, o gato e o porco, respectivamente. Isso foi de uma genialidade sem tamanho, uma vez que consegue fazer o entendimento da história ser mais fácil e trazer ainda uma analogia muito importante do olhar do nazista: o gato caça o rato, e o rato é sujo.
Eu descobri detalhes dos horrores da guerra e de Auschwitz por meio dessa leitura, e algumas vezes tive que parar pra respirar.
É uma história poderosa, ainda mais por manter duas linhas do tempo: a do presente, com a conversa de Art e Vladek, sendo o último já idoso, e a do passado, com a história que Vladek conta de sua juventude e como lutou para sobreviver.
Um dos pontos mais importantes e que eu vi como uma lição (não sei se intencional), é o poder do conhecimento. Vladek sobreviveu e podemos dizer que 50% foi pura sorte (ou predestinação), mas os outros 50% foi de coisas que ele sabia e que contribuíram para que ele continuasse vivo.
Sem mais, é um livro incrível, real e emocionante. Recomendo!