Maus

Maus Art Spiegelman




Resenhas - Maus


3762 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


polikmaleo 31/08/2024

MAUS - resenha de conforto
Acredito que o melhor dos livros emocionais do período da segunda guerra mundial é o sentimento e emoção que leva todo esse contexto histórico.
São as vidas perdidas, os familiares separados e a angústia e benção de sobreviver. Tudo isso me cativa nesses livros, leva nossa empatia ao auge e nos transforma (minimamente que seja).
Um cantinho especial do meu coração e da minha estante para Art Spiegelman e sua família.
Leiam, galera, não vão se arrepender!
Lucas.Rosa 31/08/2024minha estante
Poxa, esse é um livro/HQ que preciso ler!




@renatavarelaescreve 29/08/2024

Indescritível
Não tem como falar sobre essa leitura; julgar, dar estrelas, etc., para uma história tão real, cruel e pesada. Em formato de hq, é quase ironia. Recomendo demais!
comentários(0)comente



ThaAs208 28/08/2024

Que livro!
Livro muito envolvente, você começa a leitura e não vê o tempo passar. Profundo, comovente e pesado. É aquela leitura que você termina e fica por dias e dias com ela na cabeça.
comentários(0)comente



manuela222 28/08/2024

Maus é a história de Vladek Spiegelman, judeu polonês que sobreviveu ao campo de concentração de Auschwitz, narrada por ele próprio ao filho Art. O livro é considerado um clássico contemporâneo das histórias em quadrinhos.
comentários(0)comente



Caroline1574 28/08/2024

Superou minhas expectativas
Eu imaginava q ia ser ruim pq foi indicado pela escola. Mas gostei bastante, ficava curiosa pra ler cada vez mais. fiquei c medo pq parece q ele foi proibido em diversos paises, mas n vi nd demais, acredito q foi apenas pelo tema polêmico. matou muitas curiosidades e fiquei sabendo de muitas coisas q eu n sabia. Leiam!
comentários(0)comente



Thali 24/08/2024

Li o Holocausto e depois Maus logo em seguida, então várias nomes ainda estavam frescos na cabeça. O livro é ótimo, muito bem escrito, muito bem ilustrado. Mas pesado.
"Para quem gostaria de se informar mais sobre como era a vida dos judeus durante o holocausto, Maus é um livro que retrata isso de uma maneira mais simples, direta e didática."
comentários(0)comente



Carol 24/08/2024

Maus
Achei a história muito interessante e bem retratada, a batalha que os judeus viveram e lutaram para viver, fiquei muito triste com o que eles passaram e também muito chocada com o que uma pessoa pode fazer, como ela manipula as outras para ter o que quer. Esse tipo de leitura não faz muito meu tipo, mas em quadrinhos foi bem mais fácil de ler, e eu achei incrível poder reconhecer pelo menos um pouco da força desse povo né, que enfrentaram campos de concentração e que mesmo muito fracos e magros de tanto trabalhar e de quase não comer conseguiram escapar.
comentários(0)comente



João Pedro 23/08/2024

Terminei ?Maus? há alguns dias e esperei o efeito das últimas páginas passar. Enxuguei as lágrimas e esperei.

Spiegelman provavelmente criou o trabalho artístico mais significativo sobre o Holocausto, um tema sempre tão caro a todos do espectro político. De um lado, há aqueles que exageram no tom e retratam o sofrimento judeu de forma tão dramática e excessivamente sentimental que o resultado é o oposto do esperado: uma tragédia que não comove, no máximo incomoda ? assim como muitos do movimento negro fazem com o tema da escravidão. Do outro lado, estão os que relativizam a maior tragédia da história humana, comparando-a a qualquer outro conflito recente. Esses veem Auschwitz ? onde 1 milhão de judeus foram exterminados ? em qualquer canto do planeta onde há um grupo étnico sofrendo, especialmente nos lugares que fazem parte da sua agenda.

?Maus? é honesto e encontra um equilíbrio delicado entre esses extremos, oferecendo uma representação do Holocausto que é real e profundamente respeitosa. Spiegelman não tenta enfeitar ou suavizar a realidade. Sem perder de vista o horror da experiência do avanço nazista, ele retrata seu pai, Vladek, o sobrevivente, como uma figura complicada e muitas vezes difícil de lidar. Vladek não é apenas uma vítima, mas uma pessoa real, com falhas e virtudes, cuja sobrevivência foi marcada tanto por sua coragem quanto pela sorte. E, como qualquer outra pessoa, ele é um homem de seu tempo e transmite partes de seus traumas às gerações futuras.

À primeira vista, a representação de judeus como ratos pode parecer servir a uma função didática, facilitando a compreensão da relação hierárquica entre eles e os alemães. Mas não é assim. Os ratos são justamente reflexos de um olhar de quem, tal como os nazistas, enxerga o mundo de forma simplória, em preto e branco, em gato e rato.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Lira.minai 23/08/2024

Bom 3/5
Achei o livro super interessante e descreveu muito bem a realidade do n@z1sm0, não é meu estilo de leitura ent demorei mais doq o comum pra terminar de ler, recomendo pra quem quer um ''resumo'' sobre
comentários(0)comente



pjmsturns 22/08/2024

Maus!
Essa foi minha primeira experiência com HQ,e eu definitivamente adorei. achei incrível a forma que o autor trabalhou essa história e o personagem de seu pai.
não escondeu o que ele era, quão rabugento, chato e preconceito ele era; e ainda assim, isso não anula tudo o que ele viveu.
tive muita curiosidade sobre a mãe de artie, queria saber mais sobre ela e mataria pra ler seus diários.
bem escrita e bem desenhada, uma pegada mais mórbida e simples, eu facilmente leria tudo novamente.
me sinto triste pelo final ser abrupto, mas acredito que não teria como ter um final melhor.
recomendo muito.
comentários(0)comente



Hemilly Medeiros 21/08/2024

Doloroso demais para ser lido
Importante demais para não ser lido

Minha ?eu? de 2019 está feliz demais de ter lido esse livro que é taooo bem falado e tão necessário
comentários(0)comente



mi 20/08/2024

.
Um retrato comovente e muito delicado de uma relação complicada pai e filho e os horrores vividos por um sobrevivente de guerra.
comentários(0)comente



ClaraTeles 20/08/2024

O melhor quadrinho que já li.
?Maus? traduz de forma simples e excepcional a necessidade de refletirmos sobre o passado para que ele não se repita.
A escolha de Art Spiegelman ao representar os judeus como ratos e os nazistas retratados como gatos, é genial, fazendo uma metáfora visual de pura perseguição e opressão.
Além disso, a ausência de cor nos quadrinhos contribui ainda mais para o tom sombrio e perturbador do relato. Através dessa abordagem, "Maus" consegue capturar a brutalidade e a desumanização que foi o Holocausto.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



3762 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR