@eu_rafaprado 25/08/2022
Dinah
Floradas na Serra - Dinah Silveira de Queiroz.
Este é o romance de estreia de Dinah, grande escritora brasileira, lançado em 1933, ?Floradas? tornou-se de imediato um best-seller ? a primeira edição esgotou-se em pouco mais de um mês.
Dinah foi a segunda mulher a ocupar uma cadeira como imortal da academia brasileira de letras, em 1981 (84 anos depois da fundação da ABL).
Neste romance que se passa em Campos do Jordão, Dinah nos apresenta Elza, Lucília, Belinha e Letícia, que se refugiam na cidade montanhosa para se curar da Tuberculose, uma epidemia que assolou o Brasil nas primeiras décadas do século XX.
É inevitável não comparar esse período com os últimos anos que vivemos.
O capítulo 13 foi marcante, talvez o ápice do romance, mas o que se segue depois é uma narrativa linear e floreada com um ritmo novelesco, o que talvez tenha embasada as adaptações para o cinema e Tv, inclusive, foi adaptado para o cinema, em 1954, e duas vezes para a televisão, em 1981 e 1991, além de ter sido contemplado, em 1940, com o Prêmio Antônio de Alcântara Machado, da Academia Paulista de Letras.
?Entre paixões, desavenças, perdas irreparáveis e alegrias singelas, as personagens refletem sobre amor, amizade, preconceito, luto, solidão, diferenças sociais e os costumes da época, em uma narrativa envolvente, marcada pela linguagem ao mesmo tempo poética e precisa de Dinah Silveira de Queiroz?.
Vale lembrar que Dinah é a autora de ?A Muralha?, romance também adaptado para TV em um formato de grande sucesso!
Leia mais mulheres nacionais, leia Dinah !
Está foi uma leitura conjunta do grupo #lendomulheresnacionais , com a mediação e curadoria do @pierrealmeidaba !
#floradasnaserra #dinahsilveiradequeiroz #clubedolivro