Floradas na Serra

Floradas na Serra Dinah Silveira de Queiroz




Resenhas - Floradas na Serra


46 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4


Michelle 21/08/2023

Floradas na Serra
Romance de estreia da aclamada Dinah Silveira de Queiroz. O livro retrata o Brasil do século XX.
Floradas é um livro melancólico, por vezes muito triste.
Acompanhamos Elza, uma jovem e enferma jovem que se retira para Campos de Jordão para tratar de uma tuberculos3, que naquela época era uma doença fatal. Lá faz amizade com mais três jovens, Lucília, Belinha e Letícia, também doentes.
Paixões, desavenças, perdas e luto, retratados com singeleza e delicadeza.
Meu segundo contato com a escrita da Dinah.
comentários(0)comente



Vinicius357 05/08/2023

?Eu não quero olhar para trás?
"Todos aqui vieram com as mesmas esperanças e agora ali estão, misteriosos e obscuros, atrás da cortina de ciprestes.? - Incerta sobre seu futuro, Elza reflete sobre aqueles que não resistiram e sucumbiram a doença.

O livro nos traz um retrato histórico do Brasil com relação aos tratamentos da tuberculose em meados do século XX, onde alguns dos métodos consistia no repouso e a viver nos ?climas das montanhas?, ou como indica o título: nas ?serras?. Nesta obras é possível observar os impactos da tuberculose na vida dos doentes, familiares e na sociedade.

A história ocorre na cidade de Campos do Jordão, com a chegada de Elza, uma jovem que recentemente foi diagnosticada com tuberculose, ela migra para a pensão de dona Sofia, a fim de realizar o tratamento que era mais recomendado na época.

Alguns temas que irão permear a narrativa são a tristeza, a solidão, a paixão, a doença, a saudade e o luto.

É possível também identificarmos o racismo e as condições insalubres de trabalho, quando observamos as dificuldades enfrentadas por Firmiana, uma mulher preta que trabalhava na pensão, mesmo sendo alguém saudável ela acabava tendo que conviver com pessoas doentes, sem nenhuma medida de prevenção, por não haver oportunidades era o emprego que ela tinha de se submeter.
comentários(0)comente



GiuLaganá 02/07/2023

Floradas de sentimentos
Para quem conhece Campos do Jordão, o livro é ainda mais interessante, pois descreve como era a rotina da cidade nos tempos em que muitas pessoas nela viviam para se isolar, em busca da cura da tuberculose.
As idas e vindas de curados e doentes, as melhoras e pioras, a morte e a vida.
Amores e amizades que se formam em meio à solidão.
comentários(0)comente



cacautoledo 30/03/2023

Top
Uma história tão gostosa que não queria que nunca acabe. Conta a história de como a tuberculose era encarada pela sociedade e os tratamentos adequados em Campos do Jordão.
comentários(0)comente



Rita 05/03/2023

História comovedora.
Escrita pautada por sentimentos muito fortes, descrições sensitivas e falas expressivas que tornam este livro uma obra exemplar.
A sofreguidão com que os personagens vivem é arrebatadora e são essas emoções extremas que se transferem para o leitor, sendo lhe impossível não sentir empatia e compaixão ao longo do trajeto dos protagonistas.

"Duram pouco, mas são lindas!"
"Eles me chamam... Mas, que será de mim se eu olhar para trás?"
comentários(0)comente



Jô Santos 03/02/2023

Eles me chamam, mas o que será de mim se eu olhar para trás?
Muitos não gostam do final deste livro, mas pra mim foi a melhor coisa dele, encaixou-se perfeitamente com a história. A história dos doentes de Campos do Jordão.
Seguimos Elza, desde sua chegada até seu último dia lá, acompanhamos suas amizades, suas perdas, seus enlances. Vemos todos os tipos daquele lugar, os que ficam para sempre em suas terras, os que descem de volta ao mundo e os que ficam no limbo entre a cura e a doença.
A narrativa sobre esse período da história do Brasil, sobre o conto dos Campos do Jordão, é muito interessante, mas a escrita, na minha opinião, deixou a desejar. Achei uma escrita superficial, vazia as vezes, que não me permitia uma maior conexão com os personagens e suas histórias, porque as forma como estás eram contadas eram meio inócuas. Parecia a escrita de um roteiro, como se fosse a base de algo que ainda seria preenchido por algo a mais.
Suas 170 páginas foram bem maçantes, pareciam nunca acabar. Foi um livro que não me deu mais vontade de conhecer o restante da obra da autora. Uma boa ideia, mas mal aproveitada.
comentários(0)comente



Maria.Eduarda 10/12/2022

Floradas na Serra
Sempre quando leio livros de época, não livros que retratam uma época antiga mas sim livros que foram inscritos em um cotidiano de muito tempo atrás, me choca e me traz estranheza de como eram os pensamentos daquelas pessoas. Eu não me refiro somente ao machismo e/ou racismo, mas também as formas mais básicas de pensamento e ações. E esse livro é cheio disso, o que me causou um grande desconforto. Sem contar na perssonagem principal que é uma covarde emotiva demasiada chata. Apesar disso o livro traz umas reflexões importantes e necessárias. Tive uma relação de amor e ódio aqui.
comentários(0)comente



Danielle Bambace 25/11/2022

Leve e instigante
O livro é o início de tudo na obra de Dinah. É uma narrativa que envolve, humana e que traz à tona um tempo histórico muito instigante. É uma reflexão viva sobre doenças e relações e, ao mesmo tempo que é duro, traz enorme conforto e leveza.
comentários(0)comente



Nica 17/11/2022

Tem que se preparar psicologicamente
É um livro super bom, bem intenso. É a realidade de 4 meninas, por grande parte do livro, que estão se tratando da tuberculose no interior. É extremamente detalhista com os sintomas, com o que as personagens sentem, chorei em várias vezes e me senti muito mal quando terminei.
É um livro muito bom, historicamente localizado tem um valor maior, mas não leria de novo.
comentários(0)comente



Flavio.Vinicius 15/11/2022

Uma alegria melancólica
Esse livro está entre aqueles que despertam o sentimento de alegria misturada com tristeza, uma espécie de alegria melancólica. É o primeiro livro de Dinah Silveira de Queiroz, que já estreou com o pé direito: Floradas na Serra é um best seller e também uma história ricamente construída.

O enredo me fez lembrar de A Montanha Mágica, do alemão Thomas Mann. Também me lembrou a filosofia de Nietzsche e as discussões desse filósofo sobre doença, saúde, ressentimento, liberdade, moral.
comentários(0)comente



@eu_rafaprado 25/08/2022

Dinah
Floradas na Serra - Dinah Silveira de Queiroz.
Este é o romance de estreia de Dinah, grande escritora brasileira, lançado em 1933, ?Floradas? tornou-se de imediato um best-seller ? a primeira edição esgotou-se em pouco mais de um mês.
Dinah foi a segunda mulher a ocupar uma cadeira como imortal da academia brasileira de letras, em 1981 (84 anos depois da fundação da ABL).
Neste romance que se passa em Campos do Jordão, Dinah nos apresenta Elza, Lucília, Belinha e Letícia, que se refugiam na cidade montanhosa para se curar da Tuberculose, uma epidemia que assolou o Brasil nas primeiras décadas do século XX.
É inevitável não comparar esse período com os últimos anos que vivemos.
O capítulo 13 foi marcante, talvez o ápice do romance, mas o que se segue depois é uma narrativa linear e floreada com um ritmo novelesco, o que talvez tenha embasada as adaptações para o cinema e Tv, inclusive, foi adaptado para o cinema, em 1954, e duas vezes para a televisão, em 1981 e 1991, além de ter sido contemplado, em 1940, com o Prêmio Antônio de Alcântara Machado, da Academia Paulista de Letras.

?Entre paixões, desavenças, perdas irreparáveis e alegrias singelas, as personagens refletem sobre amor, amizade, preconceito, luto, solidão, diferenças sociais e os costumes da época, em uma narrativa envolvente, marcada pela linguagem ao mesmo tempo poética e precisa de Dinah Silveira de Queiroz?.

Vale lembrar que Dinah é a autora de ?A Muralha?, romance também adaptado para TV em um formato de grande sucesso!

Leia mais mulheres nacionais, leia Dinah !

Está foi uma leitura conjunta do grupo #lendomulheresnacionais , com a mediação e curadoria do @pierrealmeidaba !

#floradasnaserra #dinahsilveiradequeiroz #clubedolivro
comentários(0)comente



Nado 10/08/2022

Ótima escrita da autora, com alguns termos inaceitáveis, que precisam ser revistos em uma próxima edição.
A história dos hospitais de Campos do Jordão, para pessoas em tratamento de TB na década de 50 e oculta para muitas pessoas, e livros como esse podem difundir um passado marcante no país.
Meu avô foi para esses hospitais em 1955 e, infelizmente, não respondeu ao tratamento.
pribt 15/04/2023minha estante
Por favor, você poderia dar um ou alguns exemplos dos termos inaceitáveis? Obrigada




Cinara... 31/03/2022

A montanha mágica de Campos do Jordão.
"Eles me chamam, mas que será de mim se eu olhar para trás?"

Ambientando em uma das cidades que eu mais amo nessa vida Campos do Jordão ?
O romance tem aquela mesma lentidão do clima de sanatório da Montanha Mágica de Thomas Maan, aquele clima de doença e gente moribunda que faz qualquer um se perder no tempo, mas com todo nosso clima de serra do Brasil.
comentários(0)comente



Cris SP 05/03/2022

05.02.2022
Gostei da escrita e também de conhecer um pouco sobre Campos do Jordão quando em uma época as pessoas que sofriam de pneumonia iam para os sanatórios a fim de passar uma temporada para se reestabelecerem. Conta a vida cotidiana de quatro meninas, Letícia, Lucília, Belinha e Eliza que longe da família, tinham uma à outra com quem conversar e passar o tempo enquanto recebiam tratamento do Dr. Celso. Muitas das pessoas infelizmente morriam sem se despedirem dos familiares, outras tinham a felicidade de retornarem para casa curadas. Mas será que seria fácil esquecer o tempo que passaram nesse lugar longe de tudo e de todos, em meio à paisagem peculiar e linda, o ar puro e tranquilo?
comentários(0)comente



Sarita Helena 03/03/2022

Gostei do livro, estava bem empolgada com a leitura, mas não era tudo o que esperava.
A relação de amizade das moças muito bonita e suas histórias são muito emocionantes.
Está foi minha segunda experiência com audiolivros, definitivamente não é pra mim. Me incomodou as interpretações, prefiro quando é apenas lido, como por exemplo a leitura da Alexa.
Quem sabe futuramente eu leia o livro físico e mude minhas impressões.
comentários(0)comente



46 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR