Carol 21/05/2021Impressões da CarolLivro: Floradas na Serra {1939}
Autora: Dinah Silveira de Queiroz {Brasil, 1911-1982}
Editora: Instante
208p.
Durante séculos, a tuberculose foi conhecida como a "Peste Branca", com uma taxa anual de mortalidade estimada em 7 milhões de pessoas. O bacilo de Koch só foi identificado em 1882, a vacina BCG, aplicada em humanos, pela primeira vez, em 1921 e o uso de estreptomicina, autorizado a partir de 1944.
Até meados do século XX, o tratamento da doença tinha como pressuposto a cura espontânea do paciente, com uma boa alimentação, repouso e isolamento num clima de montanha. É este o cenário que Dinah Silveira de Queiroz traz em seu primeiro romance.
Na década de 1930, a cidade de Campos do Jordão, localizada na Serra da Mantiqueira, era praticamente uma cidade sanatório, com pensões e hospitais, que recebia os jovens doentes de famílias abastadas da região.
"Floradas na Serra" acompanha a estada de Elza, na pensão de Dona Sofia, sua amizade com outras enfermas - Lucília, Belinha e Letícia - seu tratamento e o relacionamento com Flávio. É um registro ficcional de um período endêmico, num Brasil ainda fortemente patriarcal.
É um livro muito bonito, porque a escrita de Dinah é muito bonita, fluida e delicada. A natureza é descrita de forma exuberante, o leitor se transporta para aquela Campos do Jordão, uma cidade isolada, fora do tempo.
É um livro melancólico. Os personagens são jovens lidando com o amadurecimento, a descoberta do amor, as escolhas para o futuro. Um futuro incerto, no entanto, devido à doença, cujo tratamento, à época, era bastante precário.
A temática talvez afaste os leitores, neste momento, pois também estamos numa pandemia. A diferença é que para a Covid temos vacina, que não nos chega por negligência e inépcia do governo federal.
Por outro lado, é interessante pensar que, durante séculos, a tuberculose foi uma doença sem tratamento e a ciência e a humanidade prevaleceram. Tudo passa, mesmo quando a esperança esteja baqueada.
Recomendo a leitura. Leiam Dinah Silveira de Queiroz.? E para quem é cinéfilo, "Floradas na Serra" foi adaptada para o cinema em 1954, com Cacilda Becker e Jardel Filho.