Jude the Obscure

Jude the Obscure Thomas Hardy




Resenhas - Jude the Obscure


5 encontrados | exibindo 1 a 5


magikaw 23/10/2024

Hardy tece uma narrativa rica em emoção e complexidade psicológica, tornando este romance um retrato inesquecível da luta humana contra o preconceito e a opressão social.
comentários(0)comente



Marcos606 30/08/2023

A última obra de ficção de Hardy e também uma das mais sombrias e fatalistas, retratando a vida de indivíduos que estão presos por forças além de seu controle. Jude Fawley, um aldeão pobre, quer entrar na escola de teologia em Christminster (Universidade de Oxford). Desviado por Arabella Donn, uma camponesa que finge estar grávida dele, Jude se casa com ela, mas depois é abandonado. Ele ganha a vida como pedreiro em Christminster; lá ele se apaixona por sua prima independente, Sue Bridehead. Por obrigação, Sue se casa com o professor Phillotson, que a ajudou. Incapaz de suportar viver com Phillotson, ela volta a morar com Jude e eventualmente dá à luz seus filhos fora do casamento. A pobreza deles e o peso da desaprovação da sociedade começam a afetar Sue e Jude.

A franqueza sexual do romance chocou o público, assim como as críticas de Hardy ao casamento, ao sistema universitário e à igreja. Hardy ficou tão angustiado com a recepção que não escreveu mais ficção, concentrando-se apenas em sua poesia.
comentários(0)comente



Ana 10/02/2021

Onde está a obscuridade?
Jude é o santo padroeiro das causas perdidas, e junto com o apelido de "obscuro" dá pra ter uma ideia do que encontraremos no romance.

Essas duas dicas do título não foram suficientes para me preparar para a desolação absoluta retratada no livro. Mais de uma vez, senti um nó na garganta e uma vez senti que não conseguia continuar lendo. Foi muito triste ver a esperança e a ambição esmagadas. Mas a vida não é justa e nem sempre tem um final feliz.

Dito isso, este romance trata de temas que
parecem tão novos. Hardy escreve sobre o abismo social que existe entre a classe média em ascensão e as classes mais ricas. O moralismo extremo da sociedade e da religião que obriga as pessoas a se conformarem.

Embora o título do romance tenha o nome de Jude, a personagem mais intrigante do livro é Sue Bridehead. Sue é descrita como sendo assexuada, um ser puramente intelectual no romance. Ela é aquela que desafia as convenções, questiona as regras da religião, questiona a instituição do casamento. Se não for por seus temas relevantes ou sua escrita agradável, Jude, o obscuro vale a pena ser lido por causa de Sue.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Katharina 03/12/2016

Marquei como relido Jude The Obscure, Thomas Hardy.
Concluída a leitura de mais um clássico da literatura universal. A história de um homem com grandes ambições intelectuais, mas paralisado pelas forças das circunstâncias ligadas às questões econômicas, sociais e afetivas que se configuram como obstáculos para a concretização dos seus sonhos. No plano real, vale reflexão sobre a vida dos que possuem grandes sonhos e ideais, mas não dispondo dos meios para realizá-los, ficam relegados à condição de páreas sociais.
comentários(0)comente



5 encontrados | exibindo 1 a 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR