Sustentabilidade

Sustentabilidade Leonardo Boff




Resenhas - Sustentabilidade


4 encontrados | exibindo 1 a 4


Haralan 11/11/2022

Um tratado panteísta
O propósito deste livro é estabelecer um conceito de sustentabilidade que não seja limitado ao chamado "greenwashing" e que seja integradora de todas as dimensões envolvidas com o conceito. O resultado é o seguinte:

"Sustentabilidade é toda ação destinada a manter as condições energéticas, informacionais, físico-químicas que sustentam todos os seres, especialmente a Terra viva, a continuidade da vida, a sociedade e a vida humana, visando sua continuidade e ainda atender as necessidades da geração presente e das futuras, de tal forma que os bens e serviços naturais sejam mantidos e enriquecidos em sua capacidade de regeneração, reprodução e coevolução."

Na minha perspectiva, o conceito é bom e cumpre o propósito original. Ocorre, entretanto, que não se trata de um livro puramente técnico cuja preocupação é conceituar um tema emergente. A obra é um pequeno tratado panteísta e, além do conceito de sustentabilidade, apresenta os fundamentos de uma cosmovisão baseada no entendimento de que o planeta Terra é um organismo vivo e consciente, cuja sobrevivência depende da ação humana.

O autor, Leonardo Boff, é teólogo, filósofo e foi sacerdote católico, tendo se desligado das funções eclesiásticas após polêmicas derivadas de sua produção literária fortemente influenciada pela Teologia da Libertação. Mencionar este fato biográfico é importante porque na obra, Boff apresenta sua proposta de "sustentabilidade cosmovisionada" em uma estrutura de pensamento religiosa. É possível identificar os elementos da "vida sustentável" em uma espécie de cosmogonia panteísta que emula a estruturada fundamental da cosmogonia cristã:

Deus -> Mãe Terra
Pecado - > Poluição/degradação ecológica
Afastamento de Deus/Morte eterna -> Aniquilação do planeta
Fé em Cristo e arrependimento -> Aliança global para cuidar da Terra
Eternidade com Deus -> Um novo futuro na/para a Terra
Jesus salvador -> Homem (sustentável) salvador

A partir dessa estrutura de pensamento, o autor vai propor, ao longo da obra, uma "mudança de mente e coração" a fim de que a humanidade desenvolva um estilo de vida que garanta a manutenção das condições de vida no Planeta.

A obra também fundamenta sua proposta na critica socialista ao estilo de vida moderno, extremamente consumista e efêmero. Nesse ponto, o autor é assertivo em vários argumentos. Minha crítica pessoal, entretanto, é a uma incoerência fundamental da obra: Boff sustenta a "salvação do planeta" em uma mudança no homem. Segundo ele "a humanidade deve escolher seu futuro. A escolha é nossa e deve ser: ou formar uma aliança global para cuidar da Terra e cuidar uns dos outros, ou arriscar a nossa destruição e a destruição da diversidade da vida". Nesse ponto, o autor coloca sua proposta ao lado de todos os demais projetos antropocêntricos que já foram apresentados ao longo da história. Nenhum deles ofereceu a "salvação" esperada. Como sustentar a salvação do planeta em um pretensa mudança de mentalidade no sujeito cujo modo de funcionar causou a destruição ecológica diagnosticada e criticada pela obra?

A teologia cristã, ao menos, apresenta uma cosmogonia que não coloca sobre o homem comum a responsabilidade de salvar a si mesmo e ao planeta, reconhecendo num projeto assim algo por demais orgulhoso e, obviamente, impossível.

A obra, de modo geral, vale a pena ser lida para entendimento do que uma visão panteísta de mundo apresenta enquanto escatologia realizada, mas não é tão inovadora ou razoável na solução. Como diria Salomão, "nada novo debaixo do sol."
Felipe.Rebello 15/04/2024minha estante
Muito honesta e técnica sua avaliação.




Elis 29/07/2023

Sustentabilidade
Fruto de uma série de pesquisas e análises do espaço, o livro ?Sustentabilidade: o que é e o que não é? do escritor, filósofo e professor universitário brasileiro Leonardo Boff, carrega grande reflexão sobre as maneiras de consumo do mundo atual e como a sustentabilidade está diretamente relaciona a solução dos exorbitantes  problemas ambientais do planeta. 

Com base em referências bibliográficas de grandes filósofos e escritores, o autor da obra traz à tona o modo de viver das sociedades mundiais, criticando o consumismo e mostrando todos os diversos impactos que são causados nos conjuntos ecológicos. Por anos os seres humanos despacharam e ainda despacham  no ambiente toneladas de lixo e poluição, como consequência embarcamos em uma gigantesca crise ecológica e social, os estragos já estão feitos e o que nos resta agora é mudar. 

A sustentabilidade é o que aparece como solução para toda a bola de neve que são os problemas ambientais. No entanto, não é tão fácil transformar o pensamento de bilhões de pessoas movidas pelo capitalismo, onde o ato de compra deixou de significar ter e agora atribui o seu valor na sociedade, a seguir uma moda cegamente. Ao comprar um produto, não pensamos em todo o processo de produção que ele passou até chegar em nossas mãos, quantas árvores foram arrancadas, quantos rios foram poluídos ou qual a quantidade de gás poluente foi liberado.  

Como apresentado no livro, somente com mudanças em nossas ações é possível enxergar um futuro. Portanto, a educação é a base para que as pessoas aprendam desde cedo o quão importante é cuidar do planeta em que vivemos. Não basta encontrar soluções temporárias, é preciso pensar grande e para isso o governo exerce um papel principal, de investir em estudos e pesquisas. Por fim, chega-se à conclusão que a obra "Sustentabilidade: o que é e o que não é? é necessária para todos os membros da sociedade, já que todos estabelecem uma relação de mutualismo com a Terra. A sustentabilidade deve ser ampliada e ouvida em todos os 4 cantos do mundo, pois como foi ensinado por Leonardo Boff, ?é importante nos unirmos para fazer com que a humanidade viva em um ambiente sustentável?. 
Glas Glas 29/07/2023minha estante
Fala de sustentabilidade e é consumista




miri 11/11/2024

Sensacional
Super recomendo a leitura desse livro, ele me trouxe um olhar mais a fundo das coisas que andam acontecem no nossa única casa.
comentários(0)comente



4 encontrados | exibindo 1 a 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR