Israel145 31/12/2015O niilismo é uma corrente de pensamento filosófica que se enraizou dentro da literatura e política marcando uma época com grandes obras e autores que se imortalizaram em obras clássicas da literatura e do pensamento.
Neste pequeno livro, que faz parte da coleção Passo-a-passo da editora Zahar, Rossano Pecoraro explica de forma simples e deliciosa uma breve introdução ao Niilismo.
Desde suas raízes históricas, seu surgimento, sua “primeira aparição” nas correntes de pensamento vigentes à época, passando pelo seu impacto na literatura e sua tendência na modernidade.
Pecoraro dedica um capítulo à seu impacto na literatura russa, onde acredito que tenha havido mais publicações de obras de cunho niilista, seja nas próprias entrelinhas das obras, seja na concepção dos personagens. Os livros Pais e Filhos de Turgueniev e Os demônios de Dostoiévski são analisados rapidamente pelo autor, que passa também pela França analisando o pensamento de Sartre e dissecando rapidamente o livro O Estrangeiro de Camus.
Outro capítulo é dedicado à obra do alemão Niestzsche. Este talvez o maior niilista que já passou pela filosofia. É Inegável atestar que o pensamento do autor alemão tornou-se célebre e clássico dentre as obras filosóficas.
Enfim, serve como uma introdução e uma leitura adicional para quem quer entender melhor o pensamento filosófico dentro da literatura russa e a filosofia de Nietzsche. Uma excelente leitura.