Niilismo

Niilismo Rossano Pecoraro




Resenhas - Niilismo


3 encontrados | exibindo 1 a 3


Tama 05/10/2020

Niilismo. Modernidade.
Niilismo.
Filosofia aplicada à atualidade.
Nossa sociedade hoje é predominantemente niilista.
Inúmeros exemplos:
Ateísmo.
Secularismo
Sobrevivencialismo.
Gastronomia desconstrutiva.
Posição apolítica.
E o milenar taoísmo.
comentários(0)comente



Mateus Alves 01/03/2018

Refletindo ainda...
Depois da tempestade de informações e da chuva de dúvidas e curiosidades vem a tarefa difícil de falar do livro sem dar muito spoiler sobre ele. Entao...



O livro trata sobre o Niilismo desde seus primórdios. O que se entendia como niilismo quando o termo começou a ser discutido, quais os autores, quais os sentidos que esse termo obteve no decorrer do tempo, as influências que o Niilismo teve, não apenas na filosofia, mas também na literatura, política e em outros âmbitos.



É dada uma ênfase especial a Nietzsche devido à sua grande contribuição - leia-se verticalização da discussão - acerca do Niilismo. É visível como o autor que matou deus tem fortes influências no pensamento do século passado e na filosofia contemporânea - e essas influências são trazidas no livro, desde os primeiros autores que foram influenciados por Nietzsche até os autores da chamada pós-modernidade.



Nesse percurso, entre os vários autores que, nos mais diversos âmbitos do conhecimento, utilizaram-se do termo, vários Niilismos são apresentados. Desde o Niilismo reativo a, o que mais me deixou curioso, o Niilismo-metafísico (que ainda pretendo compreender melhor).



Faz a discussão das influências do Niilismo na literatura, se atém à Russa, passando por Ivan Turgeniev - em Pais e Filhos - e Dostoiévski. Alem de tratar das influências do Niilismo na política.



Foi um livro com muita informação nova e que me despertou a curiosidade acerca de autores da filosofia que foram trazidos no livro, tais como: Heidegger, Deleuze e Derrida. E, também, com vontade de realizar a leitura dos grandes autores da literatura que foram supracitados - que inclusive tenho o livro, no caso do Turgeniev.


comentários(0)comente



Israel145 31/12/2015

O niilismo é uma corrente de pensamento filosófica que se enraizou dentro da literatura e política marcando uma época com grandes obras e autores que se imortalizaram em obras clássicas da literatura e do pensamento.
Neste pequeno livro, que faz parte da coleção Passo-a-passo da editora Zahar, Rossano Pecoraro explica de forma simples e deliciosa uma breve introdução ao Niilismo.
Desde suas raízes históricas, seu surgimento, sua “primeira aparição” nas correntes de pensamento vigentes à época, passando pelo seu impacto na literatura e sua tendência na modernidade.
Pecoraro dedica um capítulo à seu impacto na literatura russa, onde acredito que tenha havido mais publicações de obras de cunho niilista, seja nas próprias entrelinhas das obras, seja na concepção dos personagens. Os livros Pais e Filhos de Turgueniev e Os demônios de Dostoiévski são analisados rapidamente pelo autor, que passa também pela França analisando o pensamento de Sartre e dissecando rapidamente o livro O Estrangeiro de Camus.
Outro capítulo é dedicado à obra do alemão Niestzsche. Este talvez o maior niilista que já passou pela filosofia. É Inegável atestar que o pensamento do autor alemão tornou-se célebre e clássico dentre as obras filosóficas.
Enfim, serve como uma introdução e uma leitura adicional para quem quer entender melhor o pensamento filosófico dentro da literatura russa e a filosofia de Nietzsche. Uma excelente leitura.
comentários(0)comente



3 encontrados | exibindo 1 a 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR