KeylaPontes 25/04/2016Eu acredito que esse livro praticamente dispensa apresentações. MAS, vamos lá.
O livro conta a história de Louisa, uma jovem de 26 anos que não tem muitas ambições, mora na casa dos pais, tem um emprego mais ou menos, um namorado (babaca) e vive em uma cidade pequena. Até que a lanchonete em que trabalha fecha e ela se vê obrigada a arranjar um novo emprego.
Por não ter muitas qualificações, o melhor que consegue achar é o de cuidadora de um tetraplégico. Will que após sofrer um acidente vive uma vida amargurada e só pensa em acabar o seu sofrimento logo quando possível.
Ah... Como é difícil falar desse livro. Eu confesso que até a metade dele foi bem regular pra mim. Não por culpa da Lou, ou do Will (meu personagem favorito) ou do plot deles. Mas os capítulos infernais que abordavam a família da Lou. Meu deus. Minha vontade era pular tudo o que envolvia a irmã chata e os pais chatos... Ah! E o namorado chato dela.
MAS, chegando no meio tudo fica ótimo. Fofo, envolvente, engraçado e delicado. E enfim eu percebi que o livro não era sobre amor. Não no sentido romântico quer dizer. Como eu estava procurando (e não achando). E sim sobre sonhos, sobre vida e sobre ser feliz. Will falava (não de uma forma clichê) como Lou não aproveitava a sua vida e "gastava" o seu tempo estagnada ali naquela cidade sem futuro e não fazendo nada que gerasse lembranças futuras.
O livro é daquele tipo reflexivo. Você por vários momentos vira a Lou ou o Will. Você até encontra amor. Talvez não se sentido que acabamos pensando que vamos achar. Mas amor próprio. Talvez seja piegas e até brega falar isso. Mas o livro é sobre a busca de ser quem você é, o que você quer ser e para onde está indo.
Sobre o inglês, por ser do estilo contemporâneo eu não senti muitas dificuldades. Porém, não indico para quem está começando a ler em inglês.
Por fim, conclui que "Como eu era antes de você" é um livro muito bom, com uma ótima mensagem e ótimos personagens, mas talvez não tenha me conquistado o suficiente para eu esquecer o início infernal. Porém, foi uma leitura bem prazerosa e valeu a pena ler com as minhas bebês do Monylada por gerar uma ótima discussão.
Resenha disponível em:
site:
http://keylinhastureads.blogspot.com.br/2016/04/resenha-me-before-you-jojo-moyes.html