spoiler visualizarGuilherme 03/07/2024
Lisan Al-Gaib!
Duna é sem sombra de dúvidas um dos melhores livros que já li, possivelmente o melhor. A forma como a história é construída com fluidez e total atenção aos detalhes é surpreendente. Frank Herbert fez um incrível trabalho ao conseguir tornar uma narrativa futurista tão incrivelmente verossímil e com uma linha do tempo tão bem modelada, de modo a não cair no erro de grande parte das ficções de afogar-se no próprio sensacionalismo.
Além disso, com um preciso simbolismo, foi capaz de criar uma crítica primorosa, personificada não apenas pelo protagonista, mas também por cada um dos personagens presentes na história, cujo ponto máximo está, certamente, nas interessantíssimas Bene Gesserit.
Finalmente, não se pode deixar de falar sobre os profundos aforismos presentes no decorrer da narrativa, que conferem a ela uma natureza mais completa e, de certa forma, filosófica.
Diante de tudo isso, posso dizer seguramente que Duna figura entre as maiores obras-primas da ficção científica e que estou muito ansioso para ler a continuação.