gabyyy 01/04/2024
Mulherzinhas (SEM spoilers)
Seguinte, irei começar com um breve resumo da história e depois o sentimento que tive ao terminar (sem spoilers, óbvio).
Mulherzinhas é um livro que narra a história de Meg, Jo, Beth e Amy, 4 garotinhas irmãs que ao decorrer da história vemos elas virarem 4 mulheres. A história se passa durante a Guerra civil americana, onde conta a perspectiva de cada irmã e como elas lidam com o crescimento, com a maturidade que alcançam ao final do livro. Junto à elas, um garoto amigo delas, que se torna da família praticamente, podemos observar seu crescimento.
*OPINIÃO DA LEITORA:
Confesso que não foi uma leitura leve e fluida da maneira que pensei que seria, porque é preciso paciência para acompanhar a história dessas 4 mulherzinhas viu? Recomendo ler um capítulo por dia, porque o livro tem aquela vibe mais novela sabe? Onde cada dia tem um capítulo novo? Então, lendo assim, a leitura flui bem mais, é como se fosse literalmente uma novela. O livro traz tanto aprendizado principalmente para nós mulheres que sofremos com a pressão de precisar crescer, amadurecer e ser alguém no futuro, sendo que tudo que queremos é voltar a ser criança e levar a vida de uma maneira leve, pois é isso que o livro mostra. Eu vejo 4 mulheres no livro com medo de crescer, mas que ainda sim, crescem e percebem que crescer não é algo impossível. Foi difícil, foi duro, foi agonizante deixar a infância para traz e amadurecer na vida, mas elas superaram isso, porque eu nunca vi no livro 4 garotas com medo de crescer. Eu vi 4 garotas que conviveram com o fato de crescer. E realmente, crescer dá medo, porque perdoem o palavreado, mas por**, você sai da escola com 18 anos e já tem que pensar no seu futuro e já sofre com a pressão da sociedade que quer dizer a você como ser mulher? Não é justo! Você crescer é algo, mas tenta crescer sendo mulher na sociedade e me fala se é fácil, porque não é. Eu vejo constantemente no livro o fato das pessoas quererem ensinar a elas como serem mulheres sendo que elas não precisam aprender como serem mulheres, porque elas já são. Cada uma possui um traço, cada uma possui um talento, um sonho, um desejo, uma vontade. E me dói saber que muitas vezes a personagem Jo se sente diferente, porque não escuta o que os outros dizem. Esse livro é um manual de como crescer, e uma lição de que você, mulherzinha ou mulher, não precisa ser algo para ninguém. Apenas seja você, seja a mulher que você quer ser, e cresça como quiser. Crescer depois desse livro não é mais um tormento, é um alívio.