Mariana Destacio 27/11/2020Pra deixar qualquer coração felizAcredito que esse é o livro mais fofo, delicado e familiar que eu já li. Um livro que deixou meu coração quentinho e me deu uma sensação de "casa".
Mostra a história de quatro irmãs, sempre unidas no coração apesar de suas diferenças. O que mais gostei, é dele ser escrito em uma época em que geralmente quando lemos livro, todas as mulheres são lindas, maravilhosas, com belos vestidos, com belas casas e belos pretendentes. Tudo é vestido, passeio, sombra e água fresca. Aqui podemos ver algo mais próximo da realidade da maioria. Como é ser pobre, ter apenas um vestido de festa, conviver com pessoas que tem muito sem poder ter o mesmo, e praticar todos os dias o exercício de gratidão, porque elas já possuem o que existe de mais belo: família, união, amor, uma casa rica e próspera não de coisas materiais, mas de tudo que é essencial. Ainda assim, mesmo sabendo de tudo isso, é difícil ter essa disciplina, controlar impulsos. Como se apegar em sonhos e esperanças e não desanimar.
Ao longo do caminho vemos as personagens crescendo (física e espiritualmente). Uma situação é apresentada e então podemos ver o que cada personagem aprendeu com aquilo.
Deixo aqui um destaque para o Jo March que passou a ser uma de minhas personagens favoritas de todos os tempos.
Bom, é isso: é simplesmente maravilhoso. Leve e rico. Encantador.
Como sempre, deixo aqui dica do filme Adoráveis Mulheres (2019). Porém saiba que esse filme contém a história desse livro (mulherzinhas) e da sua continuação (Boas Esposas). Então, se não quiser tomar spoiler do próximo livro inteiro, só assista depois de ter lido os dois, pois a adaptação ficou bem fiel.
Tem também um outro filme de 1994, e uma minissérie de 2017, mas esses ainda não assisti.