Karol 30/01/2024
How i love being a woman
Uma resenha grande para um livro grande.
Gente,que livro lindo!
Um livro de mulheres,para mulheres e sobre mulheres!
Me surpreendi muito positivamente.Não esperava que fosse gostar tanto dessa obra de romance/drama viu,justamente porque não é tão o meu estilo de leitura.
Confesso que no início tive medo de ser muito parecido com "Orgulho e Preconceito",o que me assustava porque não me identifiquei com a escrita desse livro.Mas,apesar da autora de "Mulherzinhas" comentar que tinham semelhanças entre as obras,eu,particularmente,achei bem diferente(Graças a Deus).
Como já tinha assistido ao filme,fiz muitas comparações e criei muitas expectativas nos cenários e nos personagens!Isso me ajudou muito,visto que minha capacidade de imaginar é péssima.Amo muito o elenco do filme e realmente faz muito sentido com os personagens.Também,por muita influência do filme,meio que eu "via" as cores de forma diferente.Na infância e na adolescência das meninas(girlhood) tudo era mais claro e em tons mais quentes/vivos;já na fase adulta havia cores mais escuras e tons mais frios.
Ao longo da leitura tive a sensação e as emoções de quando estava assistindo "Barbie",o que é ótimo e só melhorou ainda mais a leitura.A mesma sensação de quando assisti "Mulherzinhas".Uma vibe meio "What i was made for?",muita identificação e fiquei com o coração quentinho.
Muitos temas importantes são abordados no livro,como a questão da saúde mental,a morte,a guerra,a pobreza e a miséria.Eu não esperava,mas a religião é um tópico bem presente também.
Os personagens são tratados de forma bem humanizada,os quais são expostos a vários tipos de emoções.Isso é bem legal.E,também por causa disso,é bastante notório o amadurecimento de cada personagem.
Gente,muitas páginas né.Realmente não tava acostumada a ter leituras tão extensas,o que me deixou bem com o pé atrás para ler os livros gigantescos do King(tudo é apredizado né mores).Ave Maria,tinha monentos que eu tava "acaba pelo amor de Deus".Há muitos detalhamentos,comentários da autora e,sinceramente,alguns capítulos desnecessários.Mas isso não deixa o livro ruim,é só um detalhe mesmo.
Várias histórias são contadas,apesar da protagonista ser a Jo,todos da família March e Laurence tiveram papeis significativos.
Ai,confesso que me incomodava um pouco a diferença de idade da Jo e do Bhaer.Queria mesmo que ela tivesse terminado sozinha,mas ela finalizou o livro tão feliz que até aceito um pouco o final dela.Gosto muito da relação da Jo com o laurie(acho que ele teria apoiado ela caso ficassem juntos).Eles,Jo e Teddy,são muito midnight rain da Taylor!A fraternidade entre as irmãs é linda também!Além da relação com os pais,que é muito respeitosa e bonita.
Enfim,gostei muito da leitura e tenho até vontade de reler em outra oportunidade.
Ps:As ilustrações são perfeitas e a capa desse livro é simplesmente a mais bonita que já vi!