Isa 22/08/2022
Amo tanto ??
Esse livro é aquele tipo de livro intermediário que você acha que não vai ter nada de interessante, mas, na verdade, ele é super importante para a história.
Pontos positivos: os pontos positivos do livro anterior permanecem nesse, então vamos aos novos. Na minha opinião, a Rose evolui muito nessa história, mas ela está só começando. A relação dela com a mãe é melhor explicada e é mostrado que nem uma nem a outra está certa completamente, as duas são distantes, mas se importam profundamente uma com a outra. A relação da Rose com o Dimitri também tem uma evolução, deixa de ser apenas uma questão de atração física e vontade de fazer o proibido, eles realmente gostam da companhia um do outro, mesmo brigando, eles fariam muitos sacrifícios para poupar o outro. O Adrian é introduzido na história, e, apesar de não shippar ele com a Rose, fica bem óbvio que ele será essencial para a Lissa e para a Rose, para elas entenderem mais sobre o Espírito. Um dos aspectos mais legais da história é que, nesse livro, a disputa política entre Morois reais e plebeus e a falta de guardiões se torna realmente estabelecida e os conflitos começam a aparecer. Outra coisa são as cenas de ação, que são muito mais empolgantes nesse livro do que no anterior, cenas realmente de tirar o fôlego, que você não consegue parar de ler até não saber o que aconteceria. O desfecho é super impactante, a morte do personagem me fez chorar e amaldiçoar a autora, e tem a redenção da Mia, o que fecha tudo com chave de ouro.
Pontos negativos: o início desse livro é um pouco mais parado que o do primeiro, mas depois engata e vai super rápido. A única coisa que me irritou um pouco é que a autora tem a mania de querer reapresentar cada personagem e detalhe da história de novo, achei um pouco extenso.
Enfim, considero esse livro ainda melhor que o primeiro. Apesar de estar relendo, eu tinha esquecido algumas coisas e me surpreendi várias vezes, a leitura foi super cativante. Amei demais e já iniciei o terceiro em seguida.