Paulo Silas 21/09/2021Reunindo diversos ensaios de Antonio Candido, "Vários Escritos" aborda diferentes temáticas, incluindo questões literárias, sociais, sociológicas e biográficas. É uma obra em que se nota a erudição do ensaísta que aqui pode ser lido como intelectual. As abordagens que realiza sobre os temas tantos que compõem o livro são sutis ao mesmo tempo em que são profundas, tratando-se assim de uma leitura até certo ponto leve - por mais que se exija a atenção do leitor dada a escrita robusta do autor e a diversidade de temas trabalhados. Um bom livro para conhecer a escrita e qualidade do notório autor.
A obra é dividida em duas partes. Na primeira estão os textos propriamente literários, onde Antonio Candido reúne críticas literárias, ensaios sobre escritores e abordagens sobre fases ou escolas da literatura, oferecendo ao leitor leituras sobre Machado de Assis, Oswald de Andrade, Drummond, Guimarães Rosa e outros. Já na segunda parte as temáticas são mais amplas, não havendo um fio condutor que coloque todos os textos num mesmo sentido. São ensaios que tratam de questões como a classe média, o nacionalismo, direitos humanos e perfis de personalidades. O resultado é uma espécie de livro plural e bem escrito.
É nesse livro que se encontra o famoso texto "O direito à literatura" em que o autor elenca a literatura como sendo uma necessidade essencial de toda e qualquer pessoa, devendo assim ser compreendido como um direito que a todos deve ser garantido. A edição (4ª) conta ainda com uma nota prévia de Antonio Candido em que o autor explica a origem de cada um dos textos que reuniu na obra. "Vários Escritos" é assim um livro que merece a leitura atenta daqueles que estudam os temas próprios da literatura que são aqui muito bem trabalhados pelo autor.