O Anticristo

O Anticristo Friedrich Nietzsche




Resenhas - O Anticristo


337 encontrados | exibindo 211 a 226
15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 |


Henrique Fernandes 12/09/2020

Apresenta uma idéia bem direta sobre o pensamento de Nietzsche a respeito do cristianismo, sem filtros nem piedade.
comentários(0)comente



Lira 31/08/2020

Onda reversa
Incisivamente sucinto, controverso sob (des)medidas, Nietzsche e suas palavras ecoam inquietações universais.
Provavelmente lerei com uma maior maturidade como leitor, muita coisa me passou despercebida. Me deslocou, logo, foi uma experiência.

24. #desafioskoob
comentários(0)comente



LeomaxCOF 14/08/2020

...
Nietzsche é um pouco agressivo na passagem de suas ideias. Dificilmente compreensível em todos seus seguimentos. Comparado com outra de suas obras que li, acredito essa ser a mais autoexplicativa. Independentemente, de concordamos ou não com que foi arguido nessa obra, ela pode suscitar em nós uma boa introspecção acerca do tema. Caso você se sinta ofendido com essa obra, releve... Ele escreveu para poucos, que como ele, precisavam quebrar suas amarras da sua própria maneira.
Dando minha opinião sincera? Caso você seja crente, veja os argumentos desse autor problemático, busque os refutar e fortaleça sua crença. Buscar argumentos antagônicos, é a melhor maneira de fortalecer a base de seus axiomas, ou até mesmo convalida-los. Infelizmente desconheço a língua alemã, mas espero compreender um pouco essa grande mente. É um assunto polêmico... Mas mesmo que discorde de seus pontos, é uma obra que vale a pena ser lida.
comentários(0)comente



Daniel 09/08/2020

Crítica pesada!
botou para fudê no cristianismo!
no decorrer do livro a gente pensa que não pode ficar mais pesado e ele se surpreender. realmente ele odeia o cristianismo, mais precisamente, o protestantismo.

o último cristão morreu na cruz.
comentários(0)comente



THALES76 02/08/2020

Feliz por ter terminado.
Confesso que comecei a ler super entusiasmando, mas o entusiasmo foi se atenuando no decorrer da leitura.
O problema acredito que seja eu mesmo, pois tenho dificuldade de ler texto rebuscado (talvez este nem estivesse tanto) e ainda acrescido do meu apreço pela obra ir diminuindo, o somatório destes fatores fizeram com que eu procrastinasse a leitura, mas acabei mesmo assim.
Acho que eu não estou preparado mesmo para esse tipo de leitura, e não digo um preparo de intelectualidade, mas sim de amadurecimento e interesse pelo assunto.
Vou guarda-lo aqui para no futuro tentar um releitura, ver se melhora alguma coisa partindo de outra perspectiva.

site: https://www.facebook.com/thales.mello.1/
comentários(0)comente



João Sales 24/07/2020

Moralidade Cristã
Nietzsche descarrega uma contundente crítica ao moralismo cristão. Vale muito a leitura.
comentários(0)comente



Senhora King 14/07/2020

Chatinho.
Tudo bem, eu sei que foi escrito bem antes dos dinossauros existirem, mas veja bem, que leitura chata rs. Eu acho que filosofia não é minha praia pra ser sincera.
comentários(0)comente



Giovanna.Saviczki 08/07/2020

As ditas "críticas ácidas" mais me pareceram um ódio explícito ao cristianismo, o que me fez pensar que talvez houvesse algum ressentimento com esta religião ou cristãos.
Os pontos levantados por ele e a sua fundamentação são muito interessantes e chegam até ser bem atuais.
Porém, por mais que seja dito que o cristianismo é o mal da humanidade, não pude deixar de discordar pois o mesmo serviu de base para as ações "morais", independente da crença.
É um bom livro para questionar o trabalho da religião na sociedade.
comentários(0)comente



sohisolo 02/07/2020

Nietzsche transcende muitas barreiras
Já era de se esperar que Nietzsche fosse provocativo e tão ácido em seus argumentos, mas ainda assim me surpreendi de forma muito positiva com o livro. Confesso que num primeiro momento, baseado no título, deduzi que fosse uma crítica à Cristo, mas muito longe disso. O autor crítica de todos os âmbitos possíveis somente a doutrina, inclusive com paralelos sobre outras das principais doutrinas.

Uma leitura é realmente proveitosa não só quando te satisfaz, mas te instiga a procurar outras leituras. Esse é o caso. Mais do que buscar argumentos para concordar com o alemão ou refutá-lo surge o interesse mais puro possível pelas doutrinas. O que era praticado em seu tempo não condiz com o período relatado por ele, assim como o período vivido por nós não condiz com o período vivenciado por ele. Dessa forma, é bom não só ler e se aprofundar em publicações de épocas diferentes, mas a partir delas traçar uma linha que possa facilitar a compreensão do todo.
Andressa 03/07/2020minha estante
Que livro!! ???? Nietzsche sempre maravilhoso!!


sohisolo 03/07/2020minha estante
Demais, né
Você chegou a ler Zaratustra?


Andressa 05/07/2020minha estante
Ainda não, mas pretendo!!


sohisolo 06/07/2020minha estante
Limpa a mente primeiro. Se eu absorvi 20% foi muito haha




Marcus 30/06/2020

A proposta de Nietzsche
Nietzsche, como muitos pensam, seria um filósofo pessimista, adorador do niilismo, apaixonado pelo nada e ancorado numa vida mórbida sem sentido. Felizmente, estão muito errados. Penso que muito do ódio destinado a ele pelos cristãos é exatamente pelo fato de que essa doutrina religiosa, principalmente essa, é movida por impulsos anti ciência, anti natureza humana, anti corpo e anticristo! Nietzsche deixa muito claro que não há nada de errado com Jesus de Nazaré, toda a sua atividade espiritual enquanto prática social é muito respeitosa! O problema se materializa quando seus apóstolos se ocupam de ódio e vingança aos romanos pela crucificação de Jesus, distorcendo brutalmente tudo o que ele propôs. Jogaram no lixo a espiritualidade do amor de Jesus, se envenenaram pelos sentimentos de ódio e vingança e construíram uma doutrina religiosa baseada na culpa, no além e no pecado, fazendo do homem um ser menosprezável pela sua própria natureza. Não há em religião nenhuma a maldição que essa pregou com tanta força de entristecer a humanidade, de sacrificar o que há de bom e racional no humano.
Samuel 28/07/2020minha estante
Adorei!




Rafadferrari 29/06/2020

Cada página que lia tinha vontade de gritar "MEU DEUS SIMMM" (licença poética pro uso da palavra Deus)

Falo nenhuma mentira amei
Samuel 28/07/2020minha estante
Hahahahahahah eu também!!




Theo.Felix 21/06/2020

Muito bom!!
Acho que não preciso dizer nada além de: Nietzsche é O Filósofo, merece ser lido, mesmo se não for compreendido a priori
comentários(0)comente



Rafa 14/06/2020

Cada página que lia tinha vontade de gritar "MEU DEUS SIMMM" (licença poética pro uso da palavra Deus)

Falo nenhuma mentira amei
comentários(0)comente



Hugo.Lousada 04/06/2020

Livro muito bom. Independentemente da religião do leitor, esse livro é muito interessante não só pela ideia filosófica que trata, mas tbm pela abertura de mente que trás. Claro que é refutável, não é uma obra científica com pretensão de dar certeza às coisas, mas é um livro muito muito bom. Indico especialmente pras pessoas que, religiosamente, não se encontram: esse livro pode ser norteador.
comentários(0)comente



Léo 01/06/2020

Um texto profundo, ácido e anti-cristão
Situado a terceira fase do pensamento nietzscheano, "O anticristo" faz parte do projeto da Transvaloração de todos os valores, pelo qual Nietzsche busca inverter os valores ocidentais para uma moral favorável a vida.

Tendo isto em vista, pode-se dizer que um livro como este é de extrema importância no pensamento do filósofo alemão, tendo em vista que Nietzsche vai dissecar o cristianismo, isto é, explicar o surgimento, os valores pilares e o desenvolvimento do cristianismo. E por que o cristianismo? Segundo Nietzsche, o cristianismo é a religião da decadência, aquela que propagou ao mundo uma moral que diz Não à vida.

No anticristo, Nietzsche vai fazer, como foi dito anteriormente, uma exploração e crítica aos pilares cristãos, cujos temas de discussão são: a origem do pensamento cristão, os valores de bondade do cristianismo, uma análise psicológica da fé e de Jesus, entre outros.

No mais, é neste texto que Nietzsche faz sua famosa citação: "a própria palavra cristianismo é um equívoco - no fundo existiu apenas um cristão, e ele morreu na cruz."
comentários(0)comente



337 encontrados | exibindo 211 a 226
15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 |