Lene Colaço 14/05/2018Não sei se isso é comum para você, mas eu sou nordestina, de família humilde que veio do interior, e sempre fui cercada por historias de “malassombros” e criaturas fantásticas. Minha mãe, tias, avós, sempre gostaram de contar historias, e eu cresci adorando esse universo. Por isso, folhear o livro da Nireuda foi mais que uma simples leitura, foi uma visita ao passado.
Sempre sinto falta de livros que enalteçam a cultura brasileira, e Nireuda faz isso brilhantemente nesse livro. O texto é todo em cordel, e as ilustrações foram feitas com a técnica de xilogravura, que é o tipo de ilustração usada nos cordéis.
Não tenho o livro em mãos no momento, por isso não sei dizer quantas lendas/mitos o livro contém, mas são muitos. Os mais famosos estão nele, como a Mula Sem Cabeça, Caipora, Boitatá, a lenda do Guaraná, da Mandioca... Cada um ocupa duas páginas, sendo uma para o texto e outra para a ilustração.
Preciso confessar que não gosto muito de cordel. Sempre achei uma leitura um pouco chata, com rimas simples, mas lendo o livro da Nireuda eu comecei a pensar que talvez eu tenha lido os cordéis errados, ou li de forma errada, porque adorei os textos dela nesse formato.
Resenha completa no blog Bala de Limão
site:
https://baladelimao.blogspot.com.br/2018/04/resenha-mitos-e-lendas-do-brasil-em.html