Dali 19/09/20194 lições valiosas de Lean StartupEstamos passando pela era digital, num cenário totalmente volátil e incerto, onde as mudanças acontecem rapidamente e constantemente devido ao avanço tecnológico, e como se não bastasse também ?esbarramos? de vez em quando em algumas mudanças disruptivas que nos apresentam novos paradigmas. Tudo se torna muito mais complexo, afinal, ter que lidar com todos estes números de variáveis resultante destas mudanças não é tão simples assim, já que, existem muitas formas de interpretar e analisar os contextos complexos gerando possíveis ambiguidades. Todo este cenário representa o acrônimo VUCA:
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Mas afinal, o que o livro ?Lean Startup? pode nos ensinar para sobreviver neste mundo VUCA?
1. Tenha visão: Pivotar ou perseverar?
Tenha uma visão clara dos seus objetivos, utilize métrica e metas para controlar seus progressos. Mudanças irão acontecer? Sim e isso é normal! Por isso saber o momento para mudar seus processos ou perseverar neles, é essencial, mas não desista de encontrar as melhores soluções! É preciso ter visão e maturidade e deixar um processo ou uma ideia que não funciona de lado e seguir novas hipóteses.
2. Valide suas incertezas
?Você não pode ter certeza de que conhece a solução para qualquer parte de qualquer problema, a menos que vá e veja com os próprios olhos em primeiro lugar?.
Cada problema possui suas particularidades, por isso, não devemos tomar decisões fundamentadas unicamente em opiniões de especialistas e julgamentos precipitados. Toda hipótese deve ser analisada em detalhes e testada, o autor apresenta o ciclo do feedback construir-medir-aprender como método para validar as incertezas. Uma vez identificado o problema e encontrado uma possível solução, é preciso testá-la e avaliar seus resultados por meio de métricas que claramente apontem a melhoria ou resolução do problema.
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
3. Aprendizagem validada
?Esta é uma das lições mais importantes do método: se você não pode falhar, então não pode aprender?
Os erros fazem parte da aprendizagem e não devemos temê-los. O ciclo construir-medir-aprender tem como etapa final o aprendizado validado, isto é, comprovadamente entender que uma parte de processo não se aplica a um problema em questão ou que um problema está equivocadamente definido e precisa ser reescrito. É um método super rigoroso para demostrar o progresso quando estamos em solo de extrema incerteza!
4. Seja ágil e inovador
?O que diferencia as histórias de sucesso das de fracasso é o fato de que os empreendedores bem-sucedidos tiveram a clareza, a habilidade e as ferramentas para descobrir quais partes dos planos estavam funcionando perfeitamente e quais podiam ser aprimoradas?
Uma vez que você chegou a um processo que atende as suas necessidades, nunca deixe de validar suas melhorias rapidamente. Um processo não é estático, ele sempre sofre pequenas alterações com o passar do tempo. Todas as alterações em processos e produtos devem passar pelo ciclo construir-medir-aprender, por isso é preciso que o ciclo seja cada vez mais rápido, pois quanto maior o número de ideias e processos passarem por este ciclo, mais inovação e melhorias serão validadas