Daniely2 21/05/2024
Pense diferente quando for ler uma auto ajuda financeira
Se você, assim como eu, não é uma pessoa impulsiva e que gasta todo seu dinheiro num piscar de olhos como forma de alívio emocional, esse livro não agrega muito à sua vida já bem controlada. Porém se você conhece ou mais principalmente convive de perto com alguém que seja esse o caso, esse livro é muito bom tanto como presente para essas pessoas que se rendem tão facilmente ao impulso, ou também para que você amplie seu arsenal de anedotas e argumentações bem fundadas para poder ganhar em eventuais debates financeiros domésticos.
Já não é minha primeira vez lendo auto ajuda financeira pois meu pai teve a generosidade de me introduzir à força esse gênero literário a qual ele considera essencial e o único genero de livros que vale a pena gastar seu precisoso tempo. Muitos amigos leitores meus podem se sentir pessoalmente atacados com esse meu depoimento, mas, queridos, depois de todos esses anos, eu não condeno mais esse tipo de pensamento. Se não pode vencer ao inimigo, junte-se a ele.
Acredito que de todos os auto ajudas financeiros esse realmente vale a pena ler de mente aberta. Suas anedotas fazem sentido e no mais, são bem divertidas de se ler. Sua moral da história é facilmente compreensível e traz uma motivação singela para você ter vontade de administrar seu suado dinheiro, e uma esperança de que vc também possa fazê-lo crescer tal qual Arkad, Dabasir, Sharru Nada e outros mais que saíram de suas posições de escravos a homens libertos e de sucesso.
E assim como todo conteúdo desse assunto, as anedotas enfatizam a importância do modo de pensar e como isso influencia sua vida financeira. Pode soar enfadonho, e de fato é algo muito manjado principalmente hoje em dia (não tanto para pessoas jovens, assim como o livro não se cansa de lembrar que a juventude pode ser imprudente), porém, eu que convivo de perto com uma pessoa adulta com transtornos mentais graves vejo em primeira mão como o pensamento, ou seja, a saúde mental, tem ligação intensa com a vida financeira saudável. A impulsividade do consumismo é realmente um sintoma de como sua saúde mental anda. Por isso, não subestimem o poder da reflexão e da consciência. Uma vida saudável por dentro reflete na saúde dos bolsos e vice versa. Mas dá pra quebrar um ciclo vicioso ruim caso você tenha entrado em um. Como as tabuinhas de argila ensinaram, a organização dos pensamentos e o planejamento financeiro, com o exercício da disciplina, ajudam qualquer escravo dos pecados do impulso à voltar a desfrutar da liberdade da vida.