Manifesto comunista

Manifesto comunista Karl Marx
Friedrich Engels




Resenhas - Manifesto do Partido Comunista


1361 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Aninha 27/10/2024

Linguagem clara e direta; acessível mesmo pra quem nunca estudou economia política e deseja entender a relação direta da exploração sobre o proletariado, tal como a essência da acumulação capitalista.
comentários(0)comente



Paulo1844 26/10/2024

Leitura concluída hoje. Faz muito tempo que eu desejava ler o Manifesto Comunista, mas só agora tive a oportunidade, presente de aniversário da minha querida namorada. Para aqueles que afirmam que o mundo evoluiu e que o capitalismo proporcionou melhores condições de vida, é importante enfatizar que esse progresso tem um custo: a exploração contínua da classe trabalhadora. A riqueza acumulada nas mãos de poucos não é fruto de mérito individual ou de um progresso natural da sociedade, mas resulta da exploração sistemática daqueles que produzem o valor. As relações entre burguesia e proletariado permanecem mais atuais do que nunca. A mão de obra barata, a precarização do trabalho e a concentração de riquezas nas mãos de uma elite globalizada evidenciam que o capitalismo não trouxe libertação, mas novas formas de opressão, disfarçadas sob o manto do consumo e da falsa liberdade. Aos acadêmicos, teóricos e militantes que consideram Marx ultrapassado, só posso dizer que nunca leram Marx ou não têm lido corretamente o nosso tempo.
camilla. 26/10/2024minha estante
????


camilla. 26/10/2024minha estante
parabéns meu amor, lindo e marxista




rhyan thimoteo 25/10/2024

Genial!!!!
Como pode o cara la do sec. 19 falar tantas coisas que se encaixam até hoje!!! o mais importante dessa obra clássica pra mim é que a classe trabalhadora sempre terá essa característica de proletariado, agora o que falta é despertar isso de dentro dos que ainda não se doutrinaram. KARL E ENGELS DIVAS QUE FALA
comentários(0)comente



skuser02844 23/10/2024

Manifesto
Curto, direto e claro. Apenas 80 páginas escritas da forma mais didática possível. A mão de obra trabalhadora é até hoje explorada massivamente pelos burgueses. A ilusão de que o capitalismo traz alguma evolução social é sustentada pela ideia de meritocracia, enquanto na realidade temos desrespeito e ataques constantes aos direitos trabalhistas. As desigualdades não acontecem por falta de esforço
comentários(0)comente



MadeInHopeWorld 22/10/2024

É que o de cima sobe e o de baixo desce
É um livro clássico e eu em minha opinião diria que até necessário para se ler. Mesmo se teu lado político é o direito, é muito importante saber de todos os lados para ter a noção de que você pode estar indo contra todo um povo que é seu, não porque você os detém, mas porque participa daquele meio.

Vale muito mais a pena você ler o livro do que ler um resumo ou ouvir outro alguém falar dele.

A esse ponto eu acredito que, para aqueles que estudam, observando e criticam política, sabem que o capitalismo desfavorece a maior parte da população, a população pobre.
Todavia isso não é claro para todas as pessoas, e eu acho que falta muito estudo sobre política. Ao invés de adorar e idolatrar um político, deve-se cobrar e criticar, afinal vivemos em uma democracia. E quando deixa-se de fazer isso nós abrimos margem para que eles façam do que tiverem vontade.

A classe superior PRECISA de que exista a classe inferior. Isso é um fato. Precisa-se de haver um funcionário pobre que não tenha outra opção se não a de trabalhar em situações precárias por um salário mínimo para que haja um empregador que vai se beneficiar daquilo que lhe é fornecido.
Contra isso não há discussão, para o capitalismo funcionar, a pobreza se faz uma necessidade.

Enquanto houver a desinformação e o analfabetismo funcional, seremos sempre vítimas de um sistema que, como já dizia Xibom Bombom, fará os ricos subirem e os pobres descerem.
comentários(0)comente



maria1691 20/10/2024

"um espectro ronda a Europa: o espectro do comunismo" e "que a classe governante trema diante da revolução comunista"
comentários(0)comente



Tetynho 18/10/2024

O PANFLETO COMUNISTA MAIS IMPORTANTE DA HISTÓRIA
Desde o princípio da teoria marxista, o anticomunismo esteve presente. Conversando com alguns camaradas, frequentemente surge o tema da propaganda anticomunista. Embora fosse sabido que ela existia, não tinha noção de que era algo tão antigo quanto a própria teoria. Marx e Engels foram muito perspicazes ao escreverem o Manifesto Comunista, esclarecendo todas as intenções dos comunistas e respondendo questões que ainda hoje são debatidas por aqueles que desconhecem a teoria. Nada poderia ser mais elucidativo. A esquerda revolucionária não deve temer defender suas crenças. Hoje, com a ascensão da extrema direita no Brasil, vemos o discurso da esquerda cada vez mais rebaixado, temendo a suposta ignorância de uma parcela da classe trabalhadora. Não podemos abandonar nossas pautas, pois ao fazer isso, perderemos nossa identidade e nos assemelharemos a eles.

O Manifesto Comunista deve ser lido por todos nós, camaradas, principalmente para que possamos esclarecer as dúvidas iniciais que já tivemos. Ninguém nasce comunista; precisamos nos radicalizar com o tempo, desafiando a ideologia da classe dominante. Um exemplo claro é explicar ao trabalhador como seu salário é calculado: "O preço médio do trabalho assalariado é a remuneração mínima, ou seja, a soma dos gêneros alimentícios necessários para manter vivo e trabalhando o trabalhador. Assim, aquilo de que o trabalhador assalariado se apropria mediante sua atividade basta apenas para reproduzir sua vida nua e crua."

Aos camaradas que diariamente constroem uma revolução socialista no Brasil, se posso dar um conselho, sigam o exemplo do Manifesto do Partido Comunista e suavizem a linguagem ao se dirigirem aos que ainda não conhecem a teoria ou, pior ainda, àqueles imersos na ideologia neoliberal. Não precisamos complicar conceitos simples e iniciais; precisamos, sim, mostrar que o ?capitalismo falhou, falha e falhará?.
comentários(0)comente



BArbara1093 18/10/2024

Gostei bastante, acho que todo mundo deveria ler para entender realmente o que é o comunismo antes de sair falando qualquer coisa por aí. A linguagem é um pouco chata, da pra entender mas cansa
comentários(0)comente



Wagner 18/10/2024

Muito bom o livro. creio ser uma ideologia que poderia ser aplicada na época, hoje em dia não dá aplicar mais.
midnightrainz_ 18/10/2024minha estante
com o cagados unidos enchendo o saco realmente é difícil




Coisas de Leitora 17/10/2024

Manifesto Comunista
Muito bom, foi escrito de forma mais didática possível sendo que é um assunto extremamente complexo e extenso.
Recomendo para aqueles que assim como faz história e são amantes das ciências sociais, assim como para aqueles que querem debater de forma mais coerente a política e a estrutura social.
comentários(0)comente



Marinn0 17/10/2024

Acabei lendo por causa da faculdade e a única coisa que eu conseguia fazer era balançar a cabeça e concordar com tudo que ele falava
comentários(0)comente



dani y 16/10/2024

Proletários de todos os países, uni-vos!
De tempos em tempos, os trabalhadores vencem, mas só provisoriamente. O verdadeiro fruto de suas batalhas repousa não no resultado imediato, mas na união cada vez mais abrangente dos trabalhadores. Esta união é favorecida pelos meios de comunicação mais desenvolvidos, criados pela indústria moderna e que colocam os trabalhadores de localidades diferentes em contato uns com os outros. Era somente este contato o necessário para centralizar as numerosas lutas locais, todas do mesmo caráter, em uma luta nacional entre classes. Mas cada luta de classe é uma luta política. E com essa união ? para alcançar o que os burgueses da Idade Média, com suas estradas vicinais, precisaram de séculos ? os proletários modernos, graças às estradas de ferro, alcançaram em poucos anos.
Esta organização dos proletários em uma classe e, consequentemente, em um partido político está sendo perturbada, continuamente, pela competição entre os próprios trabalhadores. Mas ela sempre se levanta outra vez, mais forte, mais firme, mais poderosa. Ela força um reconhecimento legislativo dos interesses particulares dos trabalhadores, aproveitando-se das divisões no meio da própria burguesia. Assim foi aprovada na Inglaterra a Lei das Dez Horas.
Em geral, as colisões entre as classes da velha sociedade favorecem, de muitos modos, o curso do desenvolvimento do proletariado. A burguesia encontra-se envolvida em uma batalha constante. Primeiro, com a aristocracia: depois, com estas porções da própria burguesia, cujos interesses se tornaram antagônicos aos progressos da indústria; e em todas as épocas, com a burguesia de outros países. Nestas batalhas, ela se vê compelida a apelar para o proletariado, pedir a sua ajuda e, assim, arrastá-lo para dentro da arena política. A própria burguesia, portanto, fornece ao proletariado seus próprio elementos de educação política e geral; em outras palavras supre o proletariado com armas para enfrentar a burguesia Ademais, como já vimos, parcelas inteiras das classes governantes são lançadas no proletariado pelo avanço da indústria ou pelo menos têm sua existência ameaçada. Isto também supre o proletariado de elementos recentes de formação e de progresso.
Finalmente, em épocas em que a luta de classes beira a sua hora decisiva, o processo de dissolução em desenvolvimento dentro da classe governante, na verdade, dentro de toda a extensão da antiga sociedade, assume um caráter tão violento, tão penetrante, que uma pequena parcela da classe governante desprende-se e une-se à classe revolucionária, a classe que carrega o futuro em suas mãos. Exatamente como, em uma época anterior, uma parcela da nobreza uniu-se à burguesia, assim, agora, uma parte da burguesia une-se ao proletariado e, em particular, uma parte composta de ideólogos burgueses que chegaram a uma compreensão histórica do movimento como um todo.
De todas as classes que se põem frente a frente hoje com a burguesia, somente o proletariado é uma classe realmente revolucionária. As outras declinam e, finalmente, desaparecem ante à indústria moderna. O proletariado é o seu produto mais autêntico.
P. 39
comentários(0)comente



Jiosvanna 16/10/2024

Leitura obrigatória
Leitura obrigatória para o entendimento das bases da política mundial e das concepções comunistas que foram distorcidas pelos capitalistas
comentários(0)comente



TheShadow019 14/10/2024

Entendendo sobre o comunismo
Tudo o que eu sabia sobre o comunismo era que era algo horrível e que tinha que ser temido, então é bom ler para saber a verdade sobre. O intuito do livro é justamente esse, ser uma introdução para a classe trabalhadora ler e saber mais.

Em geral, o livro é bom, responde várias dúvidas e explica muita coisa, tem uma linguagem bem direta e objetiva, mas não vou mentir que teve momentos que fiquei meio perdido. Achei muito legal essa versão com a introdução da Sabrina Fernandes, que dá um bom contexto da época, e durante a leitura, temos explicações de termos e tudo mais.

Bom, então eu diria que recomendo pra quem quer saber mais sobre, e não só reproduzir os preconceitos ouvidos
comentários(0)comente



Pedro.Inocente 14/10/2024

Comunismo não funciona!
Que livro ridículo, sei nem porque perdi meu tempo lendo isso, acho que só serviu mesmo pra rir um pouco kkkkk
Sem contar esse posfácio da Penguin, quando esse tal de Marshall Berman diz que ?No mundo todo, a educação comunista foi poderosa e bem-sucedida em muitos aspectos??, só pode ser piada kkkkkkkkkkkkkkkkk
Queria entender que país ele viu algo do comunismo dar certo, porque todos que conheço, nenhum deu certo até hoje! ?
Porque será? Vou resumir o livro inteiro para você, que assim como eu, tem curiosidade ?Porque COMUNISMO NÃO FUNCIONA e nem nunca vai funcionar!!! ??

Dito isso, espero que você aproveite seu tempo melhor, deixo vocês aqui então com uma receita de Bolo de Fubá, que vale muito mais a pena!

INGREDIENTES

1½ xícara (chá) de fubá mimoso
1 xícara (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de açúcar
4 ovos
1 xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (sopa) de sementes de erva-doce
1 pitada de sal
manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).
Com um pedaço de papel toalha (ou pincel), unte com manteiga uma fôrma de bolo, com furo no meio, de 25 cm de diâmetro - tente fazer uma camada bem fina. Polvilhe com farinha e chacoalhe bem para espalhar. Bata sobre a pia para retirar o excesso.
Numa tigela separada, quebre um ovo de cada vez e transfira para o copo do liquidificador - se um estiver estragado você não perde toda a receita. Junte o óleo, o açúcar e o leite. Bata até ficar liso, por cerca de 5 minutos.

Transfira a mistura para uma tigela grande. Junte o fubá e a farinha, passando pela peneira. Com um batedor de arame, mexa delicadamente até a massa ficar lisa. Por último misture o fermento, as sementes de erva-doce e o sal.
Despeje a massa do bolo na fôrma untada e nivele com uma espátula. Leve ao forno preaquecido e deixe assar por cerca de 30 minutos. Para saber se o bolo está assado: espete um palito na massa, se sair limpo é sinal que o bolo está pronto; caso contrário, deixe por mais alguns minutos até que asse completamente.
Retire do forno e deixe esfriar por 15 minutos antes de desenformar. Sirva em temperatura ambiente.
comentários(0)comente



1361 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR