rafazaakar 15/04/2021
FADAS COM GOSTINHO DE DECEPÇÃO, INFELIZMENTE.
?Os 13 tesouros? - (Michelle Harrison, 2012, Bertrand Brasil) #17
Sabe qual é o problema de ser um leitor assíduo de Cassandra Clare e Holly Black? É que qualquer outro livro que envolva o reino das fadas que eu leio parece fraco! Eu olho a trama e digo: ?Não é assim que funciona o reino das fadas, tá errado isso ai?, e isso sem dúvida tirou um pouco o encanto da leitura.
Ganhei esse livro em uma promoção da Livrarias Curitiba, dai penei pra ler. Enrolei e enrolei e enrolei, daí essa semana, limpando a estante, ele olhou pra mim, eu olhei pra ele e foi isso, decidi ler. Dei uma checada nas resenhas e na nota do livro no Skoob e fiquei mais animado ainda, já que pareciam bem positivas.
Mas o tombo veio e no fundo não posso dizer que amei. A trama é interessante, tem uma pegada mais investigativa e as fadas são bem ruins e monstruosas, mas sabe quando falta algo?
Tanya vê as fadas desde que se conhece por gente - mas nunca ninguém acreditou nela -, fadas essas que ultimamente vêm causa do muitos problemas para ela. Desde truques e travessuras até machucados e feitiços incômodos e maldosos. Como não pode contar a ninguém sobre isso, acaba se passando por louca ou rebelde, e sua mãe acaba ficando de saco cheio de todas as coisas estranhas que acontecem e a manda para ficar com sua avó durante as férias.
Mas as tudo só piora quando ela passa a perceber coisas estranhas pela casa, no jardim e principalmente no bosque atrás da casa. Ao mesmo tempo, crianças recém nascidas passam a desaparecer da cidade, e tudo parece estar estranhamente conectado.
O livro tem uma narrativa muito rápida e direta, fazendo com que a leitura seja fluida, do tipo que vocês começa e quando vê já está na metade do livro. O problema são os diálogos rápidas e na maioria das vezes previsíveis, e a forma como todo o cenário é contado.
Pra quem está acostumado a ler Holly Black, pegar um livro com pouca explicação sobre as fadas, costumes e etc, é muito ruim. Parece que as coisas foram feitas as pressas, sabe? Não tem aquela magia na leitura, aquela beleza malvada das cortes e da barganha, sabe? A autora só mostra o lado cruel e ruim. Só no final do livro que conhecemos um pouco mais sobre o reino e as tramas das cortes, tudo de forma bem rasa, e isso é péssimo.
Mas o que me pegou mesmo foi o titulo do livro. A capa é linda, perfeita, misteriosa, assim como o título. Mas na trama da história isso tem ZERO importância! É um fato, uma descoberta, mas não tem nada a ver com a trama principal, e isso pra mim é ruim. Ela não procura esses ?tesouros?, eles nem mesmo aparecem de forma ativa na história. Eu fiquei tipo: ?Como você coloca no titulo algo que não tem importância nenhuma na história, cara??!
Eu li o livro em dois dias, bem rapidinho. Se você não tem toda uma graduação em Holly Black e Cassandra Clare e todo um intercâmbio feito no mundo das fadas - como eu tenho -, talvez você consiga gostar bem mais da história. Se você já tem toda essa experiência que eu tenho, indico que não tente essa leitura, infelizmente.