El Libro de Arena

El Libro de Arena Jorge Luis Borges




Resenhas - El libro de arena


4 encontrados | exibindo 1 a 4


Krishna.Nunes 12/02/2024

Estas são histórias de um escritor já idoso, que está sempre olhando para o passado e buscando lembrar a juventude. O primeiro conto, a propósito, é sobre um encontro do autor com sua própria versão mais jovem.

Os contos desse livro não trazem a profundidade dos temas filosóficos de "O jardim de caminhos que se bifurcam", "Ficções" ou "O Aleph". Também não são tão herméticos quanto eles. Mas mantêm muitas características marcantes do autor, como a presença do onírico, do fantástico, do esotérico, do ocultismo e da religião, além da presença das figuras de linguagem, referências a obras e autores clássicos reais e imaginários, às artes plásticas e à música.

Entre os temas mais comuns estão o estrangeiro, a vida no exterior e a língua estrangeira, com uma predominância perceptível do horror cósmico lovecraftiano, dos labirintos, da arquitetura imponente, dos seres mitológicos, da magia, dos mitos nórdicos e árabes.

A areia do título aparece muitas vezes, seja na forma de dunas no deserto, nuvens de poeira ou o fio que mede a passagem do tempo na ampulheta. O tempo e o infinito, aliás, têm uma importância marcante que eu atribuo à maturidade e ao saudosismo.
comentários(0)comente



Fabio.Favero 22/01/2023

Simplesmente Borges
Nos contos deste livro mais uma vez reafirmo o porquê do Borges ser um dos meus escritores favoritos...em contos muitas vezes de algumas poucas páginas vemos reflexões metafóricas sobre a condição humana, o tempo e o infinito. Uma leitura para ser feita pausadamente, para curtir as implicações de cada estória. Recomendo especialmente o conto "Undr", que é uma estória sobre uma poética de uma palavra mas também uma ode à poesia e à literatura como celebrações do milagre da existência; também gosto de "El otro", sobre um encontro improvável e que muitos desejariam realizar entre nossa versão atual e a jovem, e seus inevitáveis distanciamentos e também suas lições...
comentários(0)comente



Nubia.Frederico 08/11/2022

De todos os livros do Borges ao qual tive acesso, esse é sem dúvidas o meu favorito.

Dentre todos os contos que fazem parte dessa obra, meu favorito foi justamente o que dá nome ao livro, El libro de arena.

Imagina só como é ter em casa um livro infinito, um livro sem início, meio ou fim. Um livro que a cada vez que você abre, tem acesso a alguma página nunca vista antes e que jamais voltará a ver... Seria isso um sonho ou um pesadelo?
comentários(0)comente



Helena Frenzel 21/11/2013

Vamos brincar de areia, na areia ou com areia: como você desejar
Uma das melhores leituras de 2013, ao lado de Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa. Havia lido outros contos de Borges, mas ainda não havia lido este livro. Muito feliz a idéia do autor de ter optado por um epílogo ao invés de um prefácio. El Congreso proporcionou-me um extâse literário que não é qualquer texto que sabe proporcionar. Amei este livro, inteiro, completo e escapando entre os dedos. Só posso recomendar que o leiam, claro, e sendo de areia tenho a impressão de que se transformará num livro novo em cada ocasião, releitura e, principalmente, em outras mãos. Borges, sim, sabia escrever. Vale muito a pena ler, recomendo!

site: http://bluemaedel.blogspot.de/2013/11/para-quem-gosta-de-contos-otima-dica.html
comentários(0)comente



4 encontrados | exibindo 1 a 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR