Fernandes120 04/04/2024
O desafio de amar
Publicado em 2008, O Desafio de Amar dos irmãos Stephen Kendrick e Alex Kendrick é uma obra que todo mundo deveria ler, independente se ser casado, noivo ou namorado. Afinal, todos os desafios escritos no livro são tarefas diárias para quem está em um relacionamento amoroso.
O livro traz uma série de reflexões e tarefas diárias, cada uma pautada em um versículo bíblico. A proposta é que o leitor dê o melhor de si para cumprir um desafio que dura 40 dias.
Um dos pontos mais interessantes do livro é o modo poético e direto que os autores trazem na tarefa do dia. Eles abordam sentimentos como o amor ágape (de Cristo), além de princípios bíblicos de maneira muito concreta. No 8º dia, por exemplo, os autores fazem uma parábola na qual no cérebro haviam duas salas: uma da admiração, e outra da depreciação.
A primeira traria nas paredes, frases contendo aquilo que você admira em seu cônjuge. Na da depreciação, aquilo que te irrita e magoa. Os autores afirmam que a todo momento você é convidado a entrar em uma das salas, podendo escolher em qual passará a maior parte do tempo. Na primeira sala a felicidade cresce, o relacionamento amadurece e prospera, enquanto na segunda arquiteta-se desentendimentos, frustrações e por fim o divórcio. Ou seja, cabe a você escolher se sua mente será ocupada a maior parte do tempo com as qualidades ou os defeitos do seu cônjuge.
Apesar de ter dicas maravilhosas e ter me feito repensar algumas coisas, achei um livro bem chato do meio para o final. Não sei se foi porque eu quis lê-lo de uma vez só... talvez se eu tivesse lido de acordo com a proposta que ele foi escrito: lendo um desafio por dia e concluindo, talvez minha experiência com a leitura tivesse sido melhor. No mais, achei a leitura válida.