O Quinze

O Quinze Rachel de Queiroz
Shiko




Resenhas - O Quinze


1163 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Murile 29/09/2024

O quinze
É um livro muito emocionante que se trata de uma seca ocorrida no Ceará. Mostrando assim, muito sobre como ficou complexa a situação de famílias que tiveram suas vidas totalmente modificadas com o ocorrido. Confesso que me decepcionei um pouco no final do livro, pois ficaram algumas informações sem uma explicação, fazendo assim, com que cada leitor faça uma interpretação como quiser. Mas em geral, é um livro bom!
comentários(0)comente



CinthiaGonçalves 29/09/2024

Sem dúvidas, é uma leitura densa e bastante realista. Rachel de Queiroz conseguiu colocar dor, poesia e afeto em uma história de desafios e dificuldades.
comentários(0)comente



valen ! 27/09/2024

Livro muito interessante e acredito ser muito importante para nosso conhecimento também.
O livro retrata a seca da época de 1915 e o romance (que acaba não acontecendo) entre dois personagens.
A leitura acaba sendo muito interessante por conta do enredo e recomendo muito, pois gostei bastante.
comentários(0)comente



Brunny Rocha 26/09/2024

Um pequeno gigante ??
Raquel de Queiroz prova com esse pequeno livrinho que tamanho não é documento. Cara, como é possível uma obra de tanta intensidade, tanta dor, tantas sensações, seja narrada apenas em 160 páginas?
Maravilhoso!
Primeiro contato com essa autora Brasileira e nordestina de muito prestígio. Já começou me cativando e querendo me fazer aprofundar em suas outras obras ??
comentários(0)comente



Laura1341 24/09/2024

Me surpreendeu
Eu não sou muito fã de clássicos. Fui obrigada a ler esse pela escola, e acabei me surpreendendo muuuuito! Eu simplesmente amei a obra! É um livro muito bem escrito que retrata a realidade das pessoas que tiveram de sobreviver na seca de 1915 no Brasil. Amei!
comentários(0)comente



Tayana1 21/09/2024

É de chorar!
Livro triste, que fica mais triste quando sabemos que isso realmente aconteceu. Realidade do nordeste na época da grande seca (Vidas secas também retrata isso). Pensa numa vida sofrida? São as retratadas nesse livro. A escrita da Raquel de Queiroz é muito boa e faz você ler com o sotaque nordestino, o que deixa a experiência mais imersiva. Vale a pena ler, pra saber a realidade que as vezes não vemos e também ver o que acontece quando acontece um extremo climático.
comentários(0)comente



Brokengirl 18/09/2024

Rachel de Queiroz era uma diva
Que escritora, que livro impactante! Um dos melhores clássicos nacionais e que é fácil e difícil de ler ao mesmo tempo. Tão antigo e tão atual ao mesmo tempo. Engraçado que a autora mesmo nascendo em berço de ouro, conseguiu imprimir muito bem as mazelas da época.
comentários(0)comente



joaovictor 17/09/2024

Sinceramente eu achei um livro chato.
É claro que eu entendo oque que o livro quer me passar,e que narrativas mais lentas são coisas que o autor(a) quer passar.
Mas esse eu achei tao chato que quase dormi lento.
Pra ser sincero a maioria de livros tipo esse ou o vidas secas,sao livros que eu sei a proposta mas acho maçante.
(Sim,eu sei que isso são coisas que as pessoas,principalmente no Nordeste passam.)
comentários(0)comente



Carolina 17/09/2024

Li apenas porque era do meu clube livro
Esse livro provavelmente não seria um livro que eu escolheria por vontade própria. Mas foi o sorteado no clube do livro que faço parte, então, o li.

É uma leitura rápida mas entediante em vários momentos. A forma como foi escrita é bem a maneira classica (que eu particularmente não sou muito fan).

Algumas partes me emocionei, como por exemplo com o sofrimento da burrinha da familia e também da familia pela perda de seus filhos e vida.

"A pobre da burra,que vinha sustentando Deus sabe como, com casca seca de pau e sabugos de monturo, foi emagrecendo, descarnando, até ficar uma dura armação de ossos,envolvida num couro sujo, esburacado de vermelho."

"E com a outra (mão)tateava o peito da mãe, mas num movimento tão fraco e tão triste que era mais uma tentativa do que um gesto" (sobre o bebe em busca de leite materno)

Muito triste a realidade que ele retrata, que é da seca no Brasil.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Cleide 15/09/2024

O sertão
Envolvente, sincero e acolhedor. Esse livro nos oferece uma visão da vida em meio a seca e a esperança de dias melhores.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



amandocao 14/09/2024

Doloroso.
Não consigo entender como nunca li esse livro antes, atemporal e doloroso. Rachel de Queiroz, ao versar sobre a miséria no século XX, explicita os efeitos da seca devido à estiagem. Em meio a um cenário de fome, partidas e despedidas, parágrafos dissertam de forma nua e crua sobre a realidade precária que acometia inúmeros retirantes. Se eu fosse definir esse livro em uma palavra, doloroso seria a minha primeira escolha.
comentários(0)comente



Tico Menezes 13/09/2024

Luz onde não havia, luta onde necessita
O Quinze é um livro curto escrito por uma jovem de 19 anos que questiona as expectativas e o papel da mulher na sociedade ? na década de 30! ? e denuncia o abandono e a negligência do Brasil para com o Nordeste na maior seca de sua geração, colocando a região no holofote dos debates sociais da época. Tinha como ser menos do que maravilhoso?

A prosa regionalista de Rachel de Queiroz é fluida, sensível e próxima do leitor. Vivemos por algumas páginas as vidas de Conceição, Vicente e Chico Bento. O Ceará de 1915 é detalhado em suas felicidades, mas principalmente sentido em suas tristezas. As falas, maneirismos e gírias são tão cheias de vida, é perceptível que a autora falava sobre o que conhecia, sobre pessoas com quem conviveu, questões que tinha em sua juventude tão letrada e diferente do esperado. Os questionamentos de Conceição são muito coerentes com a vida de Rachel de Queiroz, o que, por vir de uma jovem, precisava ser expresso com veemência, e é o que acontece.
Já o brilho maior do livro ? além da técnica inteligente e precisa e dos elementos populares tão bem utilizados ? está no arco de maior sofrimento. Chico Bento é o protagonista de O Quinze, na minha opinião. O sertanejo tem em suas dores, perdas e esperanças as mesmas de todo uma população que vive à margem da sociedade, que não é visto nem valorizado e, por muitas vezes, vê seu sofrimento romantizado como exemplo de construção de caráter ou coisa assim. É palpável o desespero, o medo e a ansiedade nos passos da família de Chico, no clamor faminto de seus filhos, na dor de Cordulina. Seu destino ter ficado em aberto é coerente, afinal, tantas famílias também se despediram de tudo o que conheciam ao arriscar uma vida melhor em São Paulo. Profundamente tocante.

Conceição é uma personagem tão, mas tão próxima de Rachel de Queiroz que chega até a ser irônico. É uma mulher muito inteligente, progressista na questão feminista e quebra padrões e expectativas com argumentos sólidos, sensíveis e irrefutáveis. Mas é dona de um amargor complexo, confuso, em constante conflito. E é racista, não pelo contexto da época, mas por ser uma pessoa preconceituosa e invejosa que não consegue ser feliz com o que é. Rachel de Queiroz e suas conspirações para viabilizar o Golpe Militar, seu cinismo ao ser questionada sobre as vidas perdidas pela ditadura que ela ajudou a instalar, mesmo sendo uma mulher inteligente e que tanto fez pela literatura brasileira e por causas sociais importantes evidenciam o quão próximas estão criatura e criadora.

Um marco na literatura nacional que merece ser lido, debatido e reverenciado como tem sido por décadas. Levanta questões que provocam estudo e pesquisa, mas acima de tudo, fala sobre nós em diversas camadas, numa potência e sensibilidade que atravessam o tempo.
comentários(0)comente



brenda brenda 12/09/2024

Relato forte e duro sobre uma realidade cruel
Aqui Rachel de Queiroz já mostra todo seu brilhantismo em conduzir uma narrativa simples, realista e comovente sobre uma terrível fase que atingiu o nordeste brasileiro. livro curto mas muito duro, é preciso ter estômago pra conseguir ler certas passagens cruéis sobre a seca e tudo que alastrou pelo sertão
comentários(0)comente



1163 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR