mclarita 23/07/2024
O quinze
Li esse livro por intermédio da escola, foi passado pela professora de Português.
O Quinze vai retratar sobre a forte seca ocorrida em 1915, no sertão nordestino. A seca assolou muita gente, muitos animais e muitos de nós - do nordeste - conhecemos duramente essa história. O livro se passa em dois eixos bem divididos, temos: Conceição e Chico Bento. No eixo de Conceição, temos a preparação para que ela e sua avó deixem o Quixadá e partam para Fortaleza, onde Conceição é professora. Além delas, temos a presença de uma superficial indicativa de romance na história, com o primo de Conceição, o Vicente. Aquele sertanejo, vaqueiro, herdeiro e cuidador de tudo pelas redondezas. Muito subjugado pelos olhos dos pais, já que tem um irmão doutor.
O outro eixo, acho que o mais profundo e doloroso, é o de Chico Bento. Ele e sua família saem de Quixadá quando Dona Marrocas - a dona da fazenda onde ele trabalhava - manda soltar o gado, após o dia de São José. Assim, eles possuem o desejo de partir para o norte - nesse tempo está forte a exploração de látex - e acompanhamos a dolorosa partida da família de pés, pois não conseguem pagar as passagens de trem, em busca de algo melhorar. É muito doloroso toda essa trajetória e arrisco dizer que são as partes fundamentais do livro.
Sobre todo o enredo, eu me senti extremamente entorpecida e chocada como a escrita se adequa tão bem aquele cenário. É como se tudo fosse se ressecando ainda mais, ao passar das páginas. Temos tantos elementos que enriquecem e problematizar a obra, como: mulheres revolucionárias, quevra do patriarcado, governo corrupto, miséria e fome, desigualdade social e outros temas emocionantes que mostram a realidade nua e crua do nordeste. Acho que a principal é a fome e miséria, entre todas.
Por fim, o livro é muito bom para entender ainda mais sobre aquele tempo por relatos, formas e maneiras. Sinto que o final pareceu em algum momento, incerto, mas que contemplou tudo que a autora passou no fim. Confesso que desejei que Conceição se desse a ousadia de ter Vicente, mas no fim compreendi que isso iria contra toda a dita da obra.