O Quinze

O Quinze Rachel de Queiroz
Shiko




Resenhas - O Quinze


1163 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


SAvio.Emanuel 14/10/2024

A escrita de Rachel de Queiroz consegue ser bela mesmo ao descrever um espaço lúgubre, onde vidas cinzas e moribundas sobrevivem sob um sol quase diabólico, que se torna mais vermelho a cada dia.

Seres humanos esquecidos por Deus, ignorados por São José e sem ao menos o consolo de Nossa Senhora.

O amor é impalpável, ilusão passageira que some "como um fantasma, por entre o vulto sombrio dos serrotes".
comentários(0)comente



Ingrid.Medeiros 14/10/2024

Um livro necessário
O livro é muito bom, muito importante pra quem vai fazer o vestibular. Ele trata de um assunto que n é comumente comentado nas redes, que é sobre os desafios ambientais do Nordeste, e veio retratando a realidade de muitas famílias no ano 1915, ano de uma seca terrível.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Sté 13/10/2024

Uma obra prima nacional
Nunca fui muito adepta dos clássicos. Já havia tentado tantos outros e desistido. Mas, nunca tinha tentado ler nada da Rachel, mesmo sendo uma obra muito falada, um clássico da nossa literatura.
Sendo esse, o primeiro livro da autora, um romance retratado na Grande Seca de 1915, demonstrando as dificuldades do povo sertanejo, foi possível sentir em cada linha, o sofrimento, a miséria, a fome, entre outros aspectos. Uma perfeição de escrita!
Curto, rápido e bem sucedido em seu objetivo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Carol 08/10/2024

O romance O Quinze, primeiro trabalho de Rachel de Queiroz, causa um grande impacto pela maneira simples e direta com que aborda a devastadora seca no sertão nordestino. A narrativa, intensa e realista, conecta o sofrimento humano à dureza da paisagem. Homens, mulheres, crianças e animais enfrentam uma luta desigual contra a seca, que avança sem piedade. Mesmo com algumas passagens mais tranquilas, o livro provoca uma sensação de sufoco e inquietação, levando o leitor a refletir profundamente.

A história se inspira na famosa seca que atingiu o Ceará em 1915, evento que dá nome ao livro. Embora a literatura regionalista brasileira já tivesse explorado o tema da seca e da migração dos sertanejos, Rachel de Queiroz consegue inovar com uma abordagem objetiva, retratando personagens simples em meio a uma tragédia implacável. A natureza, com sua severidade, assume um papel quase protagonista, testando os limites de todos, sejam humanos ou animais.

Por fim, o romance não oferece soluções fáceis ou finais felizes, mas sim um retrato vívido e humano de uma das maiores tragédias naturais do sertão brasileiro
comentários(0)comente



Kathleen 07/10/2024

A seca resseca a humanidade
Quem foi criado minimamente no interior consegue visualizar bem as cenas do livro e o desespero. A secura e as descrições muito bem colocadas nos dá o desespero da espera. Torcer pra chover. Animalizar o humano. Tornar coisa. Humilhar os necessitados. "A fome faz essas coisas" é uma frase recorrente na história. A fome faz o ser humano sair de si.
A curiosidade do depois, de como estão os fugidos, de que rumo tomou-se as famílias.
Uma história crua e triste, muito bem escrita que trabalha as coisas mínimas da vivência da época em tão poucas páginas. Rachel era espetacular.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Thamiris Flor 03/10/2024

Gostei bastante, nunca tinha lido nada da Raquel. É um livro rápido e um livro triste, mas um livro envolvente. Vale a pena a leitura, até para entender um pouco sobre o nordeste brasileiro.
comentários(0)comente



Luana 02/10/2024

Obra-prima: nota 10.
Eu daria 10 estrelas para O quinze, que livro lindo e emocionante! Há muito tempo estava em minha lista de leitura e acabei demorando para ler. Mas senti uma identidade muito forte com os personagens Chico Bento, Conceição, Vicente e Dona Inácia. Quanta riqueza tem nessas 100 e poucas páginas. Confesso que gostei ainda mais da leitura de O Quinze do que Vidas Secas, em que pese ter amado este também. Acredito que você também será surpreendido com tamanha beleza e sensibilidade!
comentários(0)comente



Arieska 01/10/2024

O quinze
O Quinze conta a história de 3 famílias que passaram pela histórica seca de 1915 no Ceará. Cada uma delas dá um ponto de vista diferente: daqueles que conseguiram sair no "momento certo" e irem pra capital, dos que sem outra alternativa precisaram fazer o caminho a pé e, por fim, daqueles que decidiram ficar e enfrentar a seca na esperança de vê-la passar. Eu posso dizer que cada uma dessas situações vai te sensibilizar, mas em especial a segunda: a família que caminhou sob o sol, sem água, sem comida e já quase sem esperanças.
É um livro de muita sensibilidade, de leitura rápida, mas impactante. Mais impactante ainda ao saber que Rachel de Queiroz tinha apenas 20 anos quando o lançou. Recomendo muito a leitura.
comentários(0)comente



Rodrigo1185 30/09/2024

Confesso que quando fui informado que deveria ler esse livro não fiquei feliz. Ainda bem que essa foi uma das minhas melhores surpresas literárias da vida, achei muito interessante entender um pouco mais sobre os infernos vividos pelos retirantes nordestinos, o contraste entre os dois mundos diferenciados pela riqueza.
comentários(0)comente



Thiarles1 29/09/2024

O Quinze
Livro bem seco (não é trocadilho), abordando uma situação real que é uma seca da forma mais sincera possível, falando até em detalhes sobre a situação de alguns personagens que mais sofreram com a seca. A história acompanha três perspectivas a de Conceição, Vicente e Chico Bento, esses três personagens mostram lados diversos da seca, da morte de animais à passar fome, um bom livro, mas com uma escrita que pra mim foi um pouco difícil, mas recomendo caso se interesse pelo tema.
comentários(0)comente



1163 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR