Feliz Ano Novo

Feliz Ano Novo Rubem Fonseca




Resenhas - Feliz Ano Novo


189 encontrados | exibindo 121 a 136
1 | 2 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13


Ferreira 05/10/2022

Feliz ano novo para o escritor que provoca o leitor a pensar
Rubem Fonseca pontua sua inclinação ao Pulp Fiction, só que mais provocador e acido.
No ultimo conto do livro escreve: ?Ja foi dito que o que importa não é a realidade, é a verdade, e a verdade é aquilo em que se acredita.? Isso resume bem o fio condutor.
Uma obra ao mesmo tempo visceral e filosófica, traz elementos do cotidiano urbano da década de 60-70 (Rodriguiano em muitas passagens), recheado de sangue, violência e crueldade para revelar a ignorância animal que nos angustia todos os dias e nos afasta do óbvio e do simples.
Não se pode ler um livro como este sem entender o contexto do ambiente socio-politico-cultural, pois é rico em metáforas e alegorias das inquietudes da época, que em sua maioria podem ser atualizadas para o Brasil caótico dos dias atuais, tendo o personagem ?classe média? e/ou ?cidadão medíocre? mais uma vez no papel de protagonista, vilão e anti-herói.
Diverte e faz pensar, leitura prazeirosa para uma tarde e noite de quarta-feira.
comentários(0)comente



Viquituhpm 08/11/2022

Essa foi a minha primeira experiência com a escrita deste autor, e, sinceramente, eu não fazia ideia do que esperar. Porém, gostei muito do que recebi.
Admito que possuo uma dificuldade com contos, não consigo me apegar facilmente a livros que possuem várias histórias. Em vários momentos eu me perguntei se estava realmente gostando de um conto ou de outro, como me peguei surpreso e êxtase em outros. Minha nota foi um meio termo por conta disto, as histórias que eu gostei foram incríveis para mim, mas as que eu não fui muito com a cara foram maçantes.
De qualquer forma, eu considero uma boa leitura e uma experiência com a escrita do autor. Planejo ler mais obras dele no futuro.
comentários(0)comente



Rodrigo Scarabelli 24/11/2022

homem lobo do homem
Seco, cruel, violento. Realça certos aspectos da cultura brasileira que desvelam uma sociedade profundamente cindida, brutal e perversa. Os contos transitam entre a crueza e crueldade nas relações e acontecimentos. Há algo de decadente e de ferocidade (in)contida nas personagens, que aparentam um enjaulamento nos ambientes urbanos onde as tramas se desenrolam. Incomodamente formidável.
comentários(0)comente



Claudia 27/11/2022

Rubem Fonseca para mim tem uma literatura visceral, anárquica, potente!
Não tem como começar a ler e não se envolver.
Muito bom!!!
comentários(0)comente



lucw 05/12/2022

O livro trata de vários contos. Alguns foram meio confusos e de leitura lenta. Mas me surpreendi na maioria. A linguagem usada em alguns contos me surpreendeu, justamente por causa da época em que foi escrito. O autor insere tabus da época em vários contos de maneira cômica. Um livro com um misto de risadas, tensão, tristeza e suspense.
comentários(0)comente



@eudeviaestarlendo 03/01/2023

Última leitura de 2022.
Feliz ano novo de Rubem Fonseca.

Os quinze contos mais bizarros que eu já li na minha vida. Eu não conhecia a obra e nem o autor, escolhi essa leitura pelo título.
Ao iniciar o primeiro conto eu pensei seriamente em largar esse livro.
Esta é uma leitura nada leve.
Tem uma narrativa detalhada, bastante pesada e crua. Maldade, violência , insanidade, tragédias e excentricidades, são os principais temas destes contos.

Estas são as minhas reações com emoji ao ler os contos e um breve resumo de cada um:

Contos:
Feliz ano novo:
Um crime horrendo!
Corações solitários:
Um jornal escrito para mulheres, mas todos os funcionários são homens com pseudônimo de mulher.
Abril, no Rio, em 1970:
Um jogador almeja a sua chance.
Botando pra quebrar:
Um ex presidiário tentando ganhar a vida.
Passeio noturno, Partes I e II:
Um homem que ao chegar em casa depois do trabalho, gosta de passear no seu carro a noite para relaxar.
Tem como hobby atropelar e matar as pessoas que caminham solitárias em ruas desertas.
Dia dos namorados:
Um homem descobre que a garota de programa é um travesti. O travesti faz chantagem e pede dez mil cruzeiros...
O outro:
Um homem de negócios que vive para o trabalho é assediado por um pedinte.
Agruras de um jovem escritor:
Um "escritor" alcoólatra, vive à custa de uma costureira que o ama. Ele a despreza. Ela comete suicídio. Mas não é só isso!

O pedido:
Um homem idoso busca um amigo do passado que, sem saber o porquê há muitos anos não se falam. Vai pedir-lhe ajuda financeira, pois estar muito doente e sozinho.
O leitor descobre que o motivo da intriga é a inveja.
O campeonato:
Campeonato de conjunção carnal.
A competição basea-se no número de conjunções e volume do sêmen expelido dentro de 24h.
A história é narrada pelo árbitro do campeonato com muita formalidade e descrição técnica, além da descrição das técnicas usadas por cada competidor.
Ganha aquele que mais conjunções fizer e menos líquido expelir.
Nau Catrineta:
Uma família com uma história sinistra.
Um sobrinho, o único homem da família, está completando seu vigésimo primeiro aniversário e precisa cumprir uma missão antropofágica.
Entrevista:
Uma entrevista no escuro, um tanto ambígua, que me deixou com dúvidas no final. Uma mulher foge do seu marido.
Ela descobre de um jeito nada agradável que o marido tem uma namorada. Ela fica louca de ódio e mata a amante com caco de vidro. Seu marido a persegue e a espanca até perder seu filho, pois é, ela estava grávida!
74 Degraus:
O mais estranho de todos!
Não consigo descrever.
Talvez duas palavras resumam:
Cavalos. Homicídio.
Intestino grosso:
Uma entrevista com um escritor. A maioria das perguntas são em torno da opinião do escritor sobre a pornografia.
comentários(0)comente



Dani - Amando Leitura 04/01/2023

A realidade nua e crua
Esse livro foi uma projeção de propósito ou não de Rubem Fonseca da realidade atual. Não é a toa que foi proibido na época do regime militar. As pessoas primeiro veem se o livro é moral ou imoral e não se é bem escrito ou mal escrito. Realidade da época. Não conhecia este escritor, mas já quero ler mais livros dele. Cuidado com gatilhos!! É um livro que tem brutalidade e certa psicose nos personagens. Se você pode ler livros assim, recomendo muitíssimo a leitura!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Rodrigo.Silveira 06/01/2023

Otimos contos e escritas
O fato se o Rubens Fonseca ser um ex policial deixa cada conto mais macabro. Os contos são todos vem estruturados e com personagens marcantes. É um livro ótimo para quem busca suspenses rápidos e com plot's inesperados. Por ser um livro se vários contos, é claro q tem um ou outro q destoam e acabam sendo meio ruins, mas nada q acabe com toda a escrita
comentários(0)comente



jjumping 12/01/2023

Feliz ano novo
É um livro que te faz pensar com várias histórias que causam raiva, nojo e te fazem questionar muitas coisas. Como são vários contos, obviamente tiveram os bons e outros meh (e outros péssimos tbm). Menção honrosa pra "Corações Solitários", "74 degraus" e "Intestino Grosso" que foram de longe os melhores contos do livro e também uns dos melhores que eu já li!

Não sei se foi a formatação do livro, mas muitas vezes a escrita parecia muito confusa e eu demorei um pouco pra me acostumar com o jeito que as histórias eram narradas, isso sem contar a linguagem questionável (mas imagino que isso seja pra combinar com a índole dos personagens também bem questionáveis). Entendo porque muitos consideram esse livro um clássico, não senti muito isso na leitura, mas mesmo assim ainda considero um livro muito bom.
comentários(0)comente



S.Paz 15/01/2023

Um lembrete sádico da Existência
Marcado pela violência e por um humor ácido que já é do costume de Fonseca, esta coleção de contos, como qualquer outra, tem seus altos e baixos. Mas os baixos prevaleceram para mim.

Ainda bem que não iniciei em Rubem Fonseca através desse livro, e que não foi tão horrível para que eu parasse de o amar como escritor. Mas, digo: tive mais "skips" do que favoritos.
comentários(0)comente



Beatriz1619 17/01/2023

Amei amei amei!!!! Não tenho nada ruim pra falar desse livro, amei todas histórias, principalmente a ?passeio noturno? (acho que é a quarta), achei o livro extremamente bem escrito e a casa história e um plot absurdooooo, enfim muito bom!
comentários(0)comente



Ingrid Guimarães 17/01/2023

Comprei esse livro por dois motivos. 1 pois foi censurado e 2 por conta do título, queria que fosse a primeira leitura de 2023. Não sabia mais nada sobre, mas definitivamente não esperava que fossem contos, tive um pouquinho de dificuldade com a escrita.
comentários(0)comente



Júlia 27/01/2023

Leitura que dá aquele soco no estômago, viciante e que prende do começo ao fim. Nos mostra que as vezes não já final feliz.
comentários(0)comente



Cris 07/02/2023

Até 40% eu estava gostando, os contos eram rápidos e brutais não sei porque me lembrava o livro Cidade de Deus, que preciso reler, depois disso parece que os contos ficaram maçantes. Mas foi uma boa experiência ainda mais pra mim que não sou grande fã de contos.
comentários(0)comente



189 encontrados | exibindo 121 a 136
1 | 2 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR