Sula

Sula Toni Morrison
Toni Morrison
Toni Morrison
Toni Morrison




Resenhas - Sula


364 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |


rdrg 26/05/2021

Tudo muito bem tudo muito bom porém não
É clássico? Pelo visto, mas extremamente parado até não ser. Aula a frente de seu tempo, injustiçada mas meio aquela vibe assim fica difícil te defender?
comentários(0)comente



Inspirações Literárias 23/05/2021

???
Primeiro contato com a autora.
Um livro que com uma história forte de duas mulheres que se conheceram na infância.
Um livro esplêndido que fala sobre amizade e desejo feminino.
comentários(0)comente



Rafa 23/05/2021

Só perdeu um pouco na tradução...
O tipo de narrativa que "bate" em cada um de forma diferente.

Acredito que pra ler Sula de forma a se conectar com a história, o leitor precise ter algum tipo de relacionamento com a história negra americana - seja pelo próprio leitor ter uma vivência "espelho" no Brasil, ou por tê-la estudado em algum momento.

Sempre me interessei muito por African American English (do ponto linguístico e histórico) então histórias como a de Sula sempre estiveram presentes em minhas leituras e estudos e, apesar de não estar presente na minha pele, na minha vivência, a história me pegou desprevenido. Eu não estava esperando algo que fosse tão reflexivo rs

Acho que o que mais gostei é que é uma história sobre mulheres negras em que o branco não ocupa o espaço central. Não é uma história sobre subserviência negra, não é uma história sobre branquitude (tem lá seus recortes, como na questão dos empregos, mas não é o foco), não é uma história sobre 'vamos acordar, gente branca, o racismo tá ai'. É história sobre pessoas que sobrevivem, que lutam, que seguem suas vidas _apesar_ do racismo, apesar do machismo e cujas vidas são atravessadas (com reflexo direto em suas condições de vida), mas não dependem do branco.

Acredito que Toni tenha conseguido fazer exatamente o que é questionado no posfácio: é uma autora negra que não escreveu, em Sula, 'sobre' racismo. O racismo atravessa a história, mas mais como uma cicatriz, do que como o foco central. E isso por si só, do ponto de vista literário, é uma revolução. Como assim uma MULHER e NEGRA não está falando SOBRE racismo PARA gente branca?!

Ao colocar Sula na mesma posição de um homem - por que não, branco! - que sente que tudo pode, que tudo é permitido à ela, e que, por isso, é vista como 'bruxa', a única coisa que me passou na cabeça durante a leitura inteira foi: e se fosse um homem branco, incomodaria tanto?

O único disclaimer, que eu, como tradutor (de formação, não de atuação ?) faria é com relação à língua. O livro original é todo escrito em African American English, o que dá peso, marca e caracteriza toda a obra. Isso foi perdido completamente na tradução (a própria tradutora dá esse aviso no prefácio, e eu concordo, não temos nada parecido no português brasileiro). Se alguém tiver alguma ideia de solução possível, eu adoraria ler!
comentários(0)comente



ivan.mateusf 22/05/2021

Liberdade feminina
A autora, sempre maravilhosa em suas obras, mais uma vez nos presenteia com um livro bastante relevante para temas como racismo e feminismo.
O livro retrata a vida de uma jovem negra que deixa o subúrbio onde morava por alguns anos, mas que após um trágico acontecimento retorna às suas origens e revisita problemas familiares do passado.
Teremos a questão da liberdade feminina em debate (já que a personagem tem grande dificuldade de relacionamento com as pessoas de sua vizinhança em razão de sua postura de mulher livre e independente), bem como o racismo, já que o livro trata de jovens negras, pobres e a dificuldade de realizarem suas aspirações.
comentários(0)comente



Sayd 19/05/2021

Mediano.
Primeiro livro da Toni que leio, não estava com expectativas muito grandes, e foram cumpridas, o livro é bem mediano, a leitura é bastante rápida. Não gostei muito dos saltos de tempo durante a história, pois vinham de maneira desnecessária.
comentários(0)comente



Pudima 18/05/2021

Tenho um caso de amor e ódio com Sula.
Adorei a leitura e a forma como foi escrito, mas me magoei com o desfecho da personagem.
Gostei e desgostei de Sula, não entendi algumas de suas atitudes e refleti muito a respeito dos diferentes conceitos que interpretei de "amor". Mas, apesar dos revéses que vi na personagem, é inegável sua força, independência e influência.
Fiquei triste com seu desfecho, da forma que interpretei. Conversei sobre isso com alguns amigos e vi que existem outras formas de ver isso, mas sigo chateada.
Sobre o final da história: amei o desfecho. Quando comecei a entender o que aconteceria, perdi o fôlego.
Toni Morrison sendo maravilhosa, como de costume.
Paz, amor e bem.
comentários(0)comente



Renata 16/05/2021

"Sula" conta a história de duas amigas de infância, Nel e Sula, que, ligadas por uma tragédia no passado, traçam caminhos de vida distintos. Porém, além delas, outras personagens femininas têm protagonismo na história: Eva e Hannah, avó e mãe de Sula. As quatro personagens que representam formas de vida diferentes - transgressões, dificuldades e liberdades - para mulheres negras durante a segregação racial dos Estados Unidos.

O enredo é interessante e a narrativa envolvente, mas me pareceu que algumas coisas não ficaram bem definidas e a autora precisou fazer essas amarras no final do livro. Essa impressão pode ter se dado pelo fato de, de novo, eu ter demorado mto pra ler o livro (que é bem curtindo e de leitura muita fluída).
O capítulo que achei o melhor foi o "1919", logo no início do livro, no qual a autora trata de Shadrack, homem negro enviado para 1° guerra mundial que sofreu os horrores dessa experiência. Ele cria o Dia Nacional do Suicídio que, ao final do livro, estabelece um fechamento muito perspicaz criado pela autora.
Recomendo!
comentários(0)comente



Bruna.Toledo 15/05/2021

Sula foi uma leitura fácil pra mim. Mas ao mesmo tempo não me envolveu tanto quanto outras obras da Toni.

O livro trás ao leitor o incômodo que qualquer mulher minimamente livre e independente trás ao patriarcado. E esse mérito é todo da autora, não há discussão.
comentários(0)comente



Oberdan 06/05/2021

Gostei!
Uma trajetória de pessoas marginalizadas em uma época que a cor da pele falava muito, mas Além disso foi criada uma comunidade que tinham sua vidas e Nel com sua amiga Sula eram livres mas com uma cumplicidade tamanha que fortalecia a amizade.
comentários(0)comente



Marina.Cyrillo 03/05/2021

Sula é amor e ódio
Tempos horríveis, histórias horríveis. Quando o terror da literatura é ?fichinha? pra realidade. Apesar do mal estar, Toni Morrison é maravilhosa na arte da escrita.

Na análise perfeita do @luizmauricioazevedo ?liberdade é desabitar a faculdade que o outro possui de me influenciar com a versão que ele tem de mim mesmo. Ser livre é, pois, limitar os poderes que os outros têm sobre mim? (lindo demais ??????). Para ele, a obra é ?uma versão pós-moderna do mito platônico da caverna, na qual quem vê a realidade das sombras paga com a própria vida a delícia de ter testemunhado a verdade?. Sula é amizade e ódio, o contraditório na emoção.
comentários(0)comente



carol.pinheiro 02/05/2021

Estava com a expectativa muito alta porque foi meu primeiro livro da Toni Morrison
comentários(0)comente



Kleyanne 24/04/2021

Terminei a leitura hoje e ainda estou pensando bem se eu gostei ou não do todo da obra. Não sei muito bem o que pensar de Sula, pois a história é uma grande construção de subjetividades, postas para que os leitores tirem suas próprias conclusões.

"Foi um pranto bom - alto e longo - mas não tinha fundo e não tinha cume, apenas círculos e mais círculos de sofrimento."
comentários(0)comente



Gabriella 23/04/2021

até os 50% eu fiquei imersa e amando. depois disso, continuei gostando, mas não me conectei com a história. não me afeiçoei às personagens e me senti perdida em vários momentos. de toda forma, gostei da escrita da autora e quero ler o olho mais azul

mais conteúdo literário em @nossosprefacios
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Claudia 21/04/2021

Que livro é esse?
Sula... É bem difícil dizer sobre a história dela. Mas, ao mesmo tempo parece uma coisa que a gente já passou ou viu alguém passar na vida. Uma história triste, numa época bem diferente da nossa, mas que nos deixa sentir todos os sufocos e dificuldades que passam os personagens. Gostei muito.
comentários(0)comente



364 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |