Natália Tomazeli 15/09/2022CONHECENDO TONI MORRISON ATRAVÉS DE "SULA""Mulheres fora da lei são fascinantes ? nem sempre pelo comportamento, mas porque historicamente são vistas como disruptivas por natureza e têm um status ilegítimo desde o nascimento caso não estejam sob o domínio de homens. Em grande parte da literatura, a fuga de uma mulher do jugo masculino leva ao arrependimento, ao sofrimento, se não ao desastre completo. Em Sula, quis explorar as consequências do que essa fuga seria, não só em uma comunidade negra convencional mas também na amizade feminina."
Essa é uma frase do prefácio de "Sula", escrito pela própria Toni Morrison. Foi o segundo romance escrito pela autora, que foi até hoje a única mulher negra ganhadora do prêmio nobel da literatura (infelizmente, porque deviam ter mais).
Quis muito conhecer Toni através desse livro porque sua premissa me lembra demais o livro "Tudo de Bom vai Acontecer" da Sefi Atta, que eu amo tanto!
Nel e Sula, as protagonistas, compartilharam uma amizade cheia de segredos e sonhos no pobre meio-oeste dos EUA. As duas se tornam adultas, Sula foge para viver seus sonhos e Nel se casa e continua vivendo ali. Dez anos depois, Sula retorna e ninguém, muito menos Nel, confia nela. Todo mundo enxerga Sula como uma marca do azar, com um certo misticismo quase como se ela fosse uma deusa do mal, mas a verdade é que Sula é uma mulher intransigente, uma força rebelde que desafia a pequenez de um mundo que tenta controlá-la.
Foi muito difícil para mim não amá-la incondicionalmente. Ela é tão vigorosa e incontrolável, que é como se ela tivesse acima de todos e de tudo, representando a total liberdade do ser humano. É completa em sua existência e eu poderia tecer mais mil palavras pra dizer o quanto eu amei ela, mas não cabe tudo aqui.
É um livro tão profundo, que suas 176 páginas mais parecem conter 300. Toni Morrison explora uma variedade incrível de temas como liberdade feminina, questão racial, pressão social, patriarcado, gentrificação, racismo e segregação racial dos EUA. Não me arrependo em nada de ter escolhido esse livro dela para conhecê-la e pretendo ler todos outros livros escritos por ela!