Sula

Sula Toni Morrison
Toni Morrison
Toni Morrison
Toni Morrison




Resenhas - Sula


364 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


spoiler visualizar
Ana 21/03/2021minha estante
Concordo! Me pergunto, se talvez eu não tenha interpretado corretamente e por isso não enxerguei a tal imensidão desse livro.


Nilodanilo101 21/03/2021minha estante
Tem um contexto político muito bom! Mas que não foi aprofundado nem explorado... nas primeiras páginas, aquelas descrições das segregações durante o apartheid me motivaram... mas infelizmente o livro não era sobre isso...


Ana 21/03/2021minha estante
Simm, a autora tentou contar sobre várias coisas e parece que não foi boa em nenhuma delas (talvez, se o livro fosse um pouco maior teria sido mais vantajoso). Estava lendo algumas resenhas e talvez tenha até entendido a intenção da Toni ? fazer com que as personagens agissem como bem entendessem.

Mas mesmo assim, não gostei...
O que a Sula fez com a Nel, nem de longe é um ato revolucionário, na minha opinião.

Algo que não entendi, é a questão da morte da mãe da Sula e daquele menininho. Ela gostou mesmo de ver a mãe morrendo? A Nel não sentiu nada com a morte do menino?

Fiquei perdida em alguns pontos! ?


Nilodanilo101 22/03/2021minha estante
Exatamente os pontos que me deixaram pensativo!
Parece que o ?ato revolucionário? se confunde com falta de caráter mesmo hahaha


Ana 22/03/2021minha estante
Exato kkkkkk


Catharina 26/03/2021minha estante
Eu achei que tava doida porque abri aqui e tinha tanta gente elogiando... Pra mim foi um livro 2,5 estrelas, mas na hora que fiz a resenha aqui apareceu como três... De qualquer forma, esse livro já é um forte candidato às leituras de 2021 que menos gostei.




Tiago 28/02/2021

A força de um livro
Se tem algo em que acredito é que algumas obras são escritas, particularmente, para um público, uma cultura e uma temporalidade especificas. Pessoas que leem podem até entender, mas não compreendem o todo, pois a linguagem se torna íntima e particular ao contexto; quase uma manifestação, ou relato pessoal.
Vi isso em Sula!
Um livro que, a priori, me pareceu difícil, arrastado, truncado e quase incoerente. Teve um momento que voltei para conferir se meu exemplar estava com todas as páginas, tamanho as coisas não estavam fazendo sentido.
Ao fim, percebi que talvez este era um livro que não deveria ter sido traduzido, pois vários jogos de palavras devem ter se pedido... ou então, os contextos que já vivi foram insuficientes para compreendê-lo.
O encerramento é legal e esclarecedor.... muitos pontos interessantes e reflexivos, mas não sei se indicaria.
Penso que um dia precisarei reler, para melhorar essa nota... pois como essa resenha demonstra, gostei muito de como mexeu comigo, mas me faltou compreensão.
David 28/02/2021minha estante
Tive a mesmaimpressão lendo


Tiago 28/02/2021minha estante
Ufa... que bom ver este comentário. Estou entrando no grupo da TAG e tem muitos elogios. Pra mim foi bem difícil.


David 02/03/2021minha estante
Nossa arrastada demais essa leitura... espero que o livro do mês que vem seja melhor


Tiago 02/03/2021minha estante
Eu tbm ? falando nisso, vou tentar não postar o livro na minha biblioteca, senão acaba a graça. Vc recebe por volta de qual dia?




Paulo 29/01/2021

O primeiro livro de Toni Morrison que li.
O livro conta a história de duas amigas, que viviam em uma comunidade praticamente formada apenas por pessoas pretas e o rumo que suas vidas levaram durante os anos, e depois seu reencontro e suas nuances.
As protagonistas são pessoas fortes, cada uma de sua maneira e viveram vidas completamente diferentes, mas cada uma de acordo com sua personalidade.
Não sei porque, ou talvez pelo peso do nome da escritora, esperava mais do livro.
Não que seja ruim, mas não consegui me emocionar com o enredo.
Mas vale a leitura, um bom livro que te mostra muito da comunidade e cultura negra durante os anos de 1920 a 1965.
Trás muito a imersão de como eles viviam e toda a dificuldade que enfrentavam em um mundo tão racista.
Nanda 03/02/2021minha estante
Como se marca as páginas que lemos no app?


Paulo 03/02/2021minha estante
Olá Nanda. Primeiro você entra na página do livro. Aí você seleciona A bandeira que tem ao lado do livro, e seleciona a opção lendo. Depois vai até histórico e coloca e coloca o número de páginas, e salva.


Nanda 03/02/2021minha estante
Muito obrigada Paulo, dei uma fuçada aqui e consegui. Bjos




Evelyn Barreto 26/02/2021

o que faltou?
me senti conversando com alguém que esperava que eu já soubesse de tudo que ela estava falando. ou então, como se tivesse me metido em uma conversa entre duas pessoas e tentasse entender do que elas falavam, tempos depois do início do diálogo.

não me cativou, apesar de saber da importância de toni morrison na presença das narrativas afro-americanas. terminei o livro na força da vontade de encerrar, sabendo que não me causou impacto e me exigia uma profundidade que não me foi alcançada.
Winnie 26/02/2021minha estante
acabou, finalmente?


Evelyn Barreto 26/02/2021minha estante
acabei, mas fuen :(




Kira 16/03/2021

"Se tivesse algo no que empregar sua tremenda curiosidade ou seu dom da metáfora, poderia ter trocado a inquietação e a preocupação com caprichos por uma atividade que lhe suprisse tudo que almejava. E, como qualquer artista sem forma artística, ela se tornou perigosa."

Não consegui me conectar direito com a história, talvez por isso eu não tenha gostado tanto... Todavia é um bom livro, com muitas reflexões, cheio de metáforas,alegorias e com muitas interpretações dúbias em suas passagens.
Acredito que faltou um pouco mais de desenvolvimento dos vários personagens que ela apresenta, entretanto entendo que o objetivo do livro é mais despertar para os temas do que se aprofundar.
A narrativa me parece um pouco estilo fluxo de consciência, bem fragmentada, não é muito do meu agrado, mas tem gente que adora, então é só questão de gosto.

E um comentário geral:
"Nem quem viver ou quem morrer, nem quem viver e morrer, vai viver ou morrer, vai todo mundo morrer." Hahaha
Davyd 16/03/2021minha estante
Legal. Gostei do final da resenha. Rsrs


Kira 17/03/2021minha estante
Hahaha




spoiler visualizar
Kelly.MarAal 07/02/2021minha estante
Você entendeu a parte que Eva mata o filho? Eu estou meia aturdida, não entendi muito bem o por quê.


Pedro 07/02/2021minha estante
No meu entendimento ela ficou decepcionada com o fato dele não ter feito nada da própria vida, e percebe que ele ficaria restrito para sempre sob os cuidados dela. A história de vida dela mostra muito um lado intolerante a fraquezas...




spoiler visualizar
Tiago 20/02/2021minha estante
Senti o mesmo com Amada. É uma leitura super truncada, difícil de fluir apesar da relevância dos temas.


Karina.Carvalho 20/02/2021minha estante
Pois é!
Já li alguns relatos parecidos sobre os livros da Toni




Vivs | vivsbookshelf 03/03/2022

Viver em liberdade, sem qualquer responsabilidade
Comecei a leitura esperando uma história inocente sobre uma amizade, mas encontrei muito mais. Em meio as metáforas, a autora nos conduz a conhecer o fundão e buscar entender toda a complexidade do relacionamento entre Sula e Nel.

Fui surpreendida diversas vezes durante esta leitura, principalmente porque não estava esperando uma protagonista como a Sula e toda a bagagem que ela consegue trazer por traz. Primeiro veio a curiosidade, depois o choque e muita reflexão sobre este livro. Realmente foi uma leitura muito rica, mesmo sendo curta. Não é uma leitura fácil, mas ainda assim, gostei bastante do fluxo de escrita da autora.
mari | @marisbookshelf 04/03/2022minha estante
Esse livro é tão bom ?


Vivs | vivsbookshelf 04/03/2022minha estante
Nossa eu adorei miga ? muitas reflexões




Flavio Rocha 01/03/2021

Sula
Sula é uma personagem inesquecível. Forte, voluntariosa, buscando ser dona dos seus próprios caminhos em uma sociedade que tende a colocar os homens emem pedestais. As mulheres parecem só enxergar a vida a partir do momento em que encontram um companheiro. Contudo, a solidão se faz presente na vida a dois, na maternidade e na vida em família. Sula, por sua vez, faz uma tentativa de se libertar desses construtos e o resultado é uma vida muito interessante, mas não menos solitária.
Bia França 02/03/2021minha estante
Ela nao tem amor por nada e por ninguem, a unica parte do caracter dela que achei bacana foi o que vc ressaltou. De resto, uma pessoa que nao se quer por perto.


Chris Silveira 02/03/2021minha estante
Minha próxima leitura ??




Caroline132 28/08/2022

Toni Morrison consegue me fazer sentir coisas difícil explicar. Vários baques espaçados por tranquilidade. Essa mulher é sensacional!
Lisa 28/08/2022minha estante
Sim!!! Acho incrível como ela consegue tocar lugares que nem vc compreende direito, mas ta sentindo.


Alê | @alexandrejjr 02/09/2022minha estante
Ela é fantástica mesmo, Caroline.




bi-a 16/04/2023

Sula enlaça as vidas de mulheres negras que moram em um antigo vilarejo da comunidade negra localizado nas colinas. Um lugar marginalizado socialmente devido a faltas de políticas públicas e oportunidades para as pessoas que ali decidiram residir. A narrativa tem como foco a amizade entre Nel e Sula, que se conhecem na infância, e a narrativa se desdobraa nessa dicotomia que cerca as escolhas da fase adulta das personagens.
Sula é uma personagem que não cabe na caixinha nem de vilã nem de mocinha, é alguém que não permite ser influenciada pela versão que os outros esperam dela. Essa autonomia individual, por vezes, tende a fazê-la ferir pessoas próximas em prol de seu bel prazer. Apesar disso, Sula sente uma solidão e um vazio em seus desejos. No outro lado temos Nel que acaba seguindo as tradições locais, sem ter muita perspectiva de um futuro para além de cuidar do marido e filhos. Até que pontos Sula e Nel se distanciam? Até que pontos elas se assemelham?

Toni constrói personagens palpáveis que não são nem bons nem maus, são humanos cuja construção parte de traumas no passado e de lugares históricos. Além de Sula e Nel, há outros personagens que se relacionam com elas, todos muito bem desenvolvidos fazendo o leitor entender as escolhas de cada um.

Destaco aqui uma personagem em especial que achei bem interessantes também: Eva. Eva,, avó de Sula, mulher forte que ao ser abandonada pelo marido com 3 crianças pequenas (a qual cuidou nas situações mais torpes com a ajuda de algumas pessoas da comunidade que tinham quase tão pouco quanto ela) e que precisou cortar uma perna para receber uma pensão vitalícia e dar uma vida boa para seus filhos. Uma mulher que viveu anos difíceis para pessoas pretas, mas que conseguiu tornar-se uma mulher respeitada em sua comunidade. Os diálogos de Eva com Sula, e Eva e Hannah (sua filha e mae de Sula) são incríveis, principalmente quando Hannah a questiona se esta já amou os filhos? Eva representa a ancestralidade e o ventre do mundo. A mãe que pari e que infelizmente enterra.

Recomendo a leitura.
16/04/2023minha estante
Que resenha incrível


bi-a 16/04/2023minha estante
valeu :)




Gabriela Leite 01/03/2021

Se eu disser que entendi, minto.
Thamires 20/03/2021minha estante
?




Tuyl 22/02/2021

Traz uma temática e uma discussão super necessárias, porém achei o começo, principalmente, confuso. Melhora muito no terço final.
Fer 23/02/2021minha estante
O começo é muito ruim, já pensei em largar várias vezes




Pedro Sucupira 23/02/2021

2021 LIVRO 12 - Sula, Toni Morrison.
Sula é o segundo romance da carreira de Toni Morrison, a primeira mulher negra a ganhar o Nobel de Literatura. A história que se inicia na década de 1920 tem como foco a relação de amizade entre duas mulheres negras, Sula Peace e Nel Wright, a liberdade feminina vista pelo prisma da liberdade sexual com pinceladas sobre a opressão que a sociedade exerce sobre o desejo feminino.

Em suas obras, Toni Morrison relata de forma poética, bela e simples a segregação racial que assola nossa sociedade a séculos. Assim como em O Olho mais azul, Sula é uma obra que exala esse romantismo, sem ser piegas, mas forte, que nos impacta e nos faz questionar vários aspectos, pilares, fundamentos, morais, verdades que constituem a sociedade em que vivemos.

Sula é um romance que mexe com nosso conceito de moralidade. Nos faz questionar: O que é certo e o que é errado? Nos mostra personagens complexos, frutos de vivências complexas. Vidas complexas plenas de traumas, acertos e erros. Toni Morrison brinca com nossa vontade inerente de julgar. O que antes é bom aos olhos em um instante se transforma em abominação e vice e versa. Essa capacidade de Toni Morrison em desenhar personagens tão complexos em poucas linhas me impressiona mais uma vez. O livro é curto, poucas páginas, porém é como se eu tivesse lido milhares de tão profundo e dramático. Cenas de arrancar o fôlego e que não nos deixam largar o livro. Quando percebi já era tarde e eu lutando contra o cansaço querendo ler mais um pouco. Me aprofundar mais nos acontecimentos que se passam na pequena cidade de Medallion.

Publicado originalmente em pedrosucupira.com
Lrss. 12/03/2021minha estante
O tipo de resenha que eu leio e fico "nossa, isso foi tudo que eu senti e nunca conseguiria colocar nessas palavras". Adorei.




Jacy 01/03/2021

Decepção
Eu nunca tinha lido nada da Toni Morrison e criei grandes expectativas com esse livro. Pela sinopse pensei que seria o tipo de livro que me cativaria mas, sinceramente... não consegui me conectar com a história.

Infelizmente, achei uma leitura muito arrastada e tudo parecia meio aleatório. Terminei o livro sem saber bem qual história, afinal, a autora quis contar.

Esse foi o primeiro romance escrito pela Toni Morrison, então talvez os próximos livros dela sejam melhores, mas pela experiência que tive com esse, até perdi a vontade de conhecer suas outras obras... ?
Bia França 02/03/2021minha estante
Tambem perdi a vontade.




364 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR